quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mosteiro é tema de debate

Diário do Nordeste, 11/11/2009


Fortaleza. A Câmara Municipal de Vereadores de Baturité promove, a partir das 19h de hoje, na sede, uma audiência pública para discutir sobre a preservação de um patrimônio histórico da região: o Mosteiro dos Jesuítas. O encontro será realizado com a participação dos vereadores, integrantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e demais setores da sociedade.

O tema também abordará a continuidade da manutenção do prédio pelos jesuítas, com a finalidade de evitar que o poder público esteja envolvido neste processo. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Chico Mendes, já foram enviadas várias propostas para a utilização do prédio, como unidade de extensão da Universidade Luso Afro Brasileira (Unilab) e escola para alunos com deficiência. "Não é viável ter os dois segmentos juntos: encontros religiosos com sala de aula. Não há conveniência os dois eventos sendo administrados no mesmo espaço", diz.

A audiência servirá para proteger o patrimônio que reflete a história de Baturité.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Local onde a Unilab começará a funcionar não foi definido

Jornal O Povo, Ceará, 01/11/2009

A Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ainda não tem um local definido para começar a funcionar. Dois locais foram propostos pelo governo do Estado. Um é o Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, o outro não foi revelado. A definição deve ocorrer no próximo dia 5 de novembro

Com o início das aulas marcado para 25 de março de 2010, a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ainda não tem um local definido para funcionar provisoriamente, enquanto a sede própria, em Redenção, não fica pronta. De acordo com o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Paulo Speller, o Governo do Estado apresentou como contrapartida duas sugestões de locais para sediar as aulas provisoriamente. Um deles é o Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. “O outro ainda não pode ser revelado”, disse.

No próximo dia 5 de novembro, as propostas serão apresentadas ao Ministério da Educação, para escolher a alternativa mais viável. A reunião contará com a presença do reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, e com a secretária Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari. Segundo Speller, os dois locais propostos já estão prontos para receber os alunos, precisando apenas de pequenos ajustes.

Sobre a sede própria, ele afirma que as obras ainda não foram iniciadas, por causa do processo licitatório necessário para a construção de prédios públicos. “As obras estão previstas para o início de 2010”.

Vestibular
Por conta das indefinições, o vestibular pode não acontecer neste ano, como se esperava. “Não posso precisar datas ainda, mas o vestibular deve ser no início do ano que vem”, disse, ressaltando que esta é apenas uma estimativa. Mesmo assim, ele sustenta que o início das aulas será dia 25 de março, rememorando o Dia da Abolição dos Escravos no Ceará. Uma equipe de professores já tem trabalhado na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos.

De acordo com Speller, a boa notícia é que o projeto de lei de criação da Unilab deve ser aprovado no Senado até o fim deste ano ou logo no início de 2010. “O projeto de lei está na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados e deve ser votado na primeira quinzena de novembro”, comemorou. Segundo ele, em seguida, o projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara, e depois irá para o Senado. Mesmo que venha a ocorrer atrasos nessa oficialização, Speller reforça que a Unilab tem a UFC como tutora e, por isso, pode iniciar suas atividades a qualquer momento.

“A expectativa é a melhor posível. A universidade, além do caráter internacional, vai atender às demandas do Maciço de Baturité, que não tem universidade nem pública, nem privada”, disse. Além disso, a instituição está inserida no projeto do Governo Estadual de Desenvolvimento Regional do Maciço de Baturité, trabalhando nas áreas dos cursos ofertados.