sexta-feira, 30 de abril de 2010

Alconsciência

GILBERTO DIMENSTEIN
Postado por conteúdo livre
Em: 25/04/2010

O fato é que esse caminho costuma dar certo quando se faz da juventude uma fonte de soluções

Está prevista para este fim de semana uma festa diferente: trata-se de uma balada movida a rap e a funk em que será proibida a entrada de bebida alcoólica e de drogas. Se alguém acender um "baseado", vai levar uma advertência; se insistir, a festa vai terminar para todos. As rígidas normas não foram estipuladas por adultos, mas pelos próprios jovens de Heliópolis, a maior favela de São Paulo.

É a primeira vez que jovens de comunidades populares recebem treinamento profissional em comunicação para alertar seus colegas sobre os perigos da substâncias psicoativas -o álcool, em particular. O trabalho, desenvolvido por dois anos, focou da publicidade ao jornalismo. Estimular bandas de funk, hip-hop, samba e pagode a produzir letras que despertem o interesse dos jovens pela saúde faz parte desse projeto de marketing. As baladas são gratuitas e já atraíram os talentos locais, o que significa sucesso na certa. Todos sabem que o consumo abusivo de álcool e a juventude constituem uma combinação altamente explosiva. Por isso um projeto como esse, se for bem- sucedido, tende a ganhar escala nacional.

Em gestação há três meses, o projeto partiu da idéia de que os adultos não encontrariam linguagem mais apropriada para falar sobre álcool com os adolescentes. Mas os jovens teriam a limitação de não conhecer técnicas de marketing, publicidade e jornalismo. Assim se delineava a idéia de criar agentes comunitários de comunicação. Habituada a fazer as mais diversas parcerias, com nomes que vão de Antonio Candido a Ruy Ohtake, a comunidade de Heliópolis obteve apoio da iniciativa privada (AmBev) para oferecer formação aos jovens. Ali se desenvolve o conceito de bairro-educador. O objetivo é conscientizar o jovem e, ao mesmo tempo, os donos de bares, estimulando-os a cumprir a lei e a não vender bebidas a menores de 18 anos. Parte da campanha será focada também nos pais. O que se busca é prevenir o problema. Se já é difícil cuidar de jovens abastados, que têm acesso a recursos médicos e a apoio psicológico imagine a arduidade da tarefa na periferia, carente de tudo e cheia de famílias desestruturadas. A Universidade Federal de São Paulo desenvolve um programa que trata, ao mesmo tempo, o filho e os pais, na suposição de que a família desinformada mais atrapalha do que ajuda.

Para se dedicarem diariamente ao projeto, os agentes comunitários de comunicação recebem uma bolsa mensal e devem estar matriculados na escola. Recebem aulas de redação e aprendem técnicas de montagem de sites, além de design gráfico para a produção de cartazes. Há também aulas sobre saúde, que os levam a entender como as substâncias psicoativas alteram o cérebro. Também vão aprender a criar programas de rádio e televisão, além de peças de publicidade. A rádio Heliópolis transformou-se numa espécie de Redação-escola. São apoiados por publicitários de uma agência profissional (Repense) na produção dos slogans e no planejamento de marketing.
Entendeu-se que uma das maneiras mais eficazes de falar com o jovem seria o olho no olho. Decidiu-se, portanto, promover uma balada por mês, com as bandas locais, que, depois, farão uma gravação num estúdio profissional, codireito a videoclipe. Adolescentes serão convidados a mostrar suas produções em artes plásticas, literatura (poesia e conto), vídeos, grafite e moda. Já há, no bairro, uma confecção com um ateliê-escola. Um dos pontos da estratégia de marketing.

Entendeu-se que uma das maneiras mais eficazes de falar com o jovem seria o olho no olho. Decidiu-se, portanto, promover uma balada por mês, com as bandas locais, que, depois, farão uma gravação num estúdio profissional, codireito a videoclipe. Adolescentes serão convidados a mostrar suas produções em artes plásticas, literatura (poesia e conto), vídeos, grafite e moda. Já há, no bairro, uma confecção com um ateliê-escola. Um dos pontos da estratégia de marketing é a premiação, com produtos, dos bares que aderirem à campanha. Cada dono de bar premiado será apresentado como uma espécie de herói local em peças publicitárias e nos programas.

Ainda não se sabe se tudo isso vai funcionar. Está sendo realizada uma pesquisa qualitativa para avaliar a percepção dos jovens sobre o abuso do álcool. Daqui a dois anos, será feita uma nova medição, que vai oferecer pistas sobre o desempenho da experiência. Independentemente do resultado, o projeto está conectando mais comunidades populares do eixo Rio-São Paulo, como Paraisópolis.

A experiência de Heliópolis pode até dar errado, mas, se isso ocorrer, não terá sido por falhas técnicas. O fato é que esse caminho costuma dar certo quando se faz da juventude uma fonte de soluções.

Basta lembrar que o instigante nome do projeto, Alconsciência, foi inventado pelos próprios jovens, depois de ouvirem seus colegas.

PS- Para conhecer a dimensão da tragédia que envolve o álcool e a juventude, coloquei uma série de artigos no meu site (www.dimenstein.com.br).

Em Redenção, prédios se adaptam para receber Unilab

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Fonte: Jornal da UFC
Informativo da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ANO 7 Mar/Abr/2010

Está em andamento, em Redenção, a reforma dos imóveis nos quais funcionarão, provisoriamente, os setores administrativos e didáticos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Passa por adaptação o prédio onde funcionava, até então, a Prefeitura do Município e que abrigará a administração da Universidade, sala de professores e o refeitório. No que seria um centro cultural, as reformas permitirão construir as salas de aula. As obras, que foram viabilizadas com recursos liberados pelo Governo do Estado, têm previsão para o término em três meses, o que permitirá que seja cumprido o calendário, que estabelece o início das aulas para agosto deste ano. Ainda estão sendo providenciadas as acomodações para os estudantes que virão de outros países. A primeira seleção para ingresso nos cinco cursos da Unilab será feita através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para os estudantes brasileiros. Os estrangeiros - provenientes dos países de língua portuguesa - passarão por processo seletivo semelhante ao que é aplicado para os alunos que buscam vagas nos cursos de graduação da UFC, através do Programa Estudante-Convênio de Graduação, o PECG. Inicialmente serão ofertadas 350 vagas, distribuídas nos cursos de Enfermagem, Engenharia de Energia, Agronomia, Administração e Formação de Professores. A Comissão de Implantação da Unilab pré-selecionou para seu quadro docente, com base na análise de currículos, 28 candidatos entre 125 inscritos. A princípio, serão 15 professores. Entre os critérios de seleção foram levados em conta a titulação de doutorado, a experiência em ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica ou administrativa e em projetos vinculados a questões africanas ou multiculturais.
Foram selecionados ainda 15 servidores técnico-administrativos entre os que já se haviam submetido a concursos públicos de instituições federais de Ensino Superior: seis assistentes de administração, dois engenheiros, dois arquitetos, dois pedagogos, um contador, um administrador e um psicólogo. Quando em pleno funcionamento, a Unilab terá 5 mil estudantes matriculados, sendo 2.500 brasileiros e os demais oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tome e Príncipe, Moçambique, Portugal e Timor Leste, e também das cidades de Macau, na China, e Goa, na India.O quadro docente da Unilab terá 300 professores, dos quais 150 serão efetivos e 150 visitantes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prefeita de Redenção comemora avanço na implantação da Unilab

Extraído de: Ceará Agora - 16 de Abril de 2010

A Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) finalmente será implantada no município de Redenção, no Vale do Acarape. O passo seguinte foi dado com a aprovação do projeto pela Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania da Câmara Federal. A boa notícia foi comemorada por políticos e autoridades locais, como a prefeita do município, Francisca Torres, conhecida como Cimar.

Cimar conversou com o portal Ceará Agora sobre a proximidade da realização do sonho do município e deu detalhes do investimento aplicado. O sonho realmente vai se tornar realidade. O investimento é de R$ 3.210.000. O Governo do Estado vai entrar com três milhões e nós com a contrapartida para que o buscar o desenvolvimento cultural que irá trazer, com esses alunos que falam a língua portuguesa de países africanos, e a gente possa estar fazendo esse intercâmbio cultural que faz parte da nossa história, do nosso município, que foi o primeiro a libertar os escravos, disse.

A integração será feita entre o Brasil e nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os africanos, como Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.

Fonte: www.jusbrasil.com.br

Abertas inscrições para concursos da Unilab e UFC

19-Apr-2010

Estarão abertas inscrições para seleção de servidores técnico-administrativos a serem lotados na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção. As inscrições começam dia 26 de abril e prosseguem até às 23h59min do dia 9 de maio, exclusivamente pela internet, no endereço: www.ccv.ufc.br. São oferecidas duas vagas para arquiteto e urbanista, uma para engenheiro civil e uma para engenheiro elétrico, todas em regime de 40 horas.

No dia 17 de maio a CCV divulgará o nome dos candidatos com inscrição confirmada. Os que ainda apresentarem pendências deverão comparecer à sede da Coodenadoria de Concursos, no Campus do Pici, nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 17h, ou enviar os documentos regularizados, via fax, através dos números (85) 3366.9423 ou 3366 9422.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, pode ser paga em agência bancária ou casa lotérica, através de Guia de Recolhimento da União.

Também serão abertas, no mesmo período, inscrições para selecionar técnicos de laboratório para a Universidade Federal do Ceará (UFC), exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da Coordenadoria de Concursos (CCV).


São ofertadas uma vaga para técnico de laboratório/Oceanografia, técnico em laboratório/Programação, técnico de laboratório/Controle de Qualidade e Microbiológica de Medicamentos e Cosméticos e técnico de Laboratório/Teleinformática. São quatro vagas para técnico de laboratório/Design para WEB e duas para técnico em laboratório/Administração de Rede.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e os candidatos devem ter Ensino Médio Profissionalizante completo ou Ensino Médio mais experiência comprovada de, no mínimo, seis meses, em instituição pública ou registro na Carteira de Trabalho.


Fonte: Miriam Gondim Matos, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Superintendência de Recursos Humanos da UFC - (fone: 85 3366 7407)

www.ufc.br

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Câmara aprova Unilab e projeto segue para o Senado

15-Apr-2010

Dentro de aproximadamente 15 dias, o projeto de lei que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) deverá ser submetido ao Senado Federal.
O projeto, de nº 3891/0, encerrou o trâmite nas comissões da Câmara dos Deputados, tendo sido aprovado, por unanimidade, na de Constituição e Justiça, onde o relator foi o Deputado cearense Mauro Benevides. Todas as emendas propostas pelo parlamentar foram aprovadas e passaram a ter caráter conclusivo. Entre elas, a que autoriza a União a transpor, remanejar, transferir total ou parcialmente para a nova instituição dotações orçamentárias aprovadas na Lei do Orçamento de 2010 e em créditos adicionais da Universidade Federal do Ceará.

Antes de seguir para o Senado, o projeto de lei cumprirá um prazo de espera regimental de cinco sessões ordinárias da Câmara.

Na manhã de ontem, o Presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Prof. Paulo Speller, esteve reunido, na Reitoria da UFC, com arquitetos e engenheiros das empresas Luciano Ramos Arquitetura S/S Ltda. e Espaço Plano Arquitetura, Estrutura e Urbanização, que apresentaram os projetos arquitetônicos das instalações provisórias. A nova Universidade começará a funcionar no local onde, atualmente, está a sede da Prefeitura de Redenção.

Os responsáveis pela obra observam que não será um simples trabalho de reforma, porque haverá necessidade de significativas adaptações. As instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, por exemplo, serão totalmente refeitas.
A coordenação dos trabalhos é do arquiteto e professor Neudson Braga, da UFC. Unidade didática, bloco administrativo, biblioteca, restaurante, áreas de convivência, auditórios estão projetados de maneira a receber a primeira turma de estudantes, professores e servidores.

Está sendo encaminhada a solução de hospedagem do corpo docente e discente, em local já visitado pela Comissão de Implantação e que passará por adaptações.

A reunião de ontem, além dos técnicos que trabalham no projeto de criação da Unilab desde seu início, contou com a presença de Isaac José Lopes, Odair Alves Jr. e Kátia Cilene Silva, consultores da Unesco, que passaram a integrar a equipe.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330) www.ufc.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Câmara aprova criação da Universidade Luso-Afro-Brasileira


13/04/2010 19:59

O relator, Mauro Benevides, apresentou emenda que permite remanejar dotações orçamentárias para a Unilab. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira a criação da Universidade Federal da Integração
Luso-Afro Brasileira (Unilab. A criação da nova unidade de ensino superior foi proposta no Projeto de Lei 3891/08, do Poder Executivo. Com a aprovação em caráter conclusivopela CCJ, a proposta seguirá para análise do Senado se não houver recurso para que seja votada pelo Plenário.

A proposta fixa como objetivo da instituição formar recursos humanos que possam desenvolver a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os africanos. Além do Brasil, integram a CPLP: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A Unilab será instalada em Redenção (CE), a 63 Km de Fortaleza. Redenção foi a primeira cidade brasileira a libertar todos os escravos, em 1883. Atualmente, a cidade tem cerca de 26 mil habitantes, segundo dados da prefeitura. De acordo com a proposta, a instituição de ensino superior deverá pautar sua atuação pela cooperação internacional e pelo intercâmbio acadêmico e solidário com países membros da CPLP.

Dotações orçamentárias
O relator, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), apresentou emenda para autorizar a União a transpor, remanejar, transferir total ou parcialmente, dotações orçamentárias aprovadas na Lei Orçamentária de 2010 e em créditos adicionais da Universidade Federal do Ceará, UFC, para a nova instituição.

O deputado votou pela constitucionalidade e boa técnica legislativa do projeto e das emendas aprovadas das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Educação e Cultura. Ele rejeitou por antijurídica a emenda da Comissão de Finanças e

Tributação
porque ela foi ultrapassada pela realização do fatos por ela
previstos.

Tramitação
A proposta tramitou em regime de prioridade. Ela já havia sido
aprovada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço
Público; de Educação e Cultura; e de Finanças e Tributação.

Íntegra da proposta:

PL-3891/2008
Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo