quinta-feira, 29 de julho de 2010

ENCONTRO VAI DISCUTIR GRADE DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNILAB

Postado em:29/07/2010

A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab) promove nesta quinta-feira (29), no auditório da Aprece, em Fortaleza, às 8h30min, reunião com representantes das áreas de saúde, educação e agricultura dos 15 municípios integrantes da Associação. O objetivo do encontro é discutir a grade dos cursos de especialização da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A lei que cria a Unilab foi aprovada no último dia 20 de julho, pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. A Universidade iniciará suas atividades em sede provisória, que já está sendo adequada no prédio que sediava a Prefeitura Municipal de Redenção, e em outro espaço no qual funcionaria um centro cultural. A Comissão de Implantação da Unilab, também estará presente ao encontro.


Fonte:CEARÁ AGORA

segunda-feira, 26 de julho de 2010

UNILAB e AMAB trabalharão unidas pelo Maciço de Baturité

Um encontro entre a equipe de professores e servidores técnicos-administrativos da Universidade da Integração Internacional Luso Afro Brasileira (Unilab) com a diretoria da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB) foi realizado na manhã de sexta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação de Redenção,que objetivou abrir o debate para a discussão de demandas da região que possam ser encaminhadas com a intermediação da Unilab.
Os trabalhos foram abertos com apresentação do coral Music Girls, composto de 13 adolescentes que interpretaram canções ressaltando a Unilab , a África e a importância de sonhar, "quando o sonho é coletivo, pois torna-se realidade". Em seguida,a prefeita de Redenção, Cimar Torres, fez seu discurso de acolhida e disse de sua satisfação em saber que, finalmente, a Lei da Unilab foi sancionada e por ter participado do "momento histórico".
Foi o primeiro evento após a sanção da lei que criou a Unilab, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 20 passado, em Brasília. O Prof. Paulo Speller, presidente da Comissão de Implantação da nova universidade, observou que passadas as comemorações " é hora de mostrar serviço. De arregaçar as mangas e trabalhar".
Disse mais Paulo Sspeller que a Unilab não pode ser apenas "mais uma universidade", terá um perfil diferenciado e para isso precisa contar com o apoio de todas as Prefeituras da região. A Unilab vai interferir no crescimento do Maciço, garantiu o professor, acrescentado ter tomado algumas iniciativas, tais como se inteirar de um programa de coleta de lixo que existe em Barcelona – apresentou, inclusive um vídeo demonstrativo – e falar com o senador Inácio Arruda sobre a possibilidade de incluir no orçamento de 2011, no que se refere à saneamento básico, recursos para serem aplicados na região.
Um novo encontro foi agendado para quinta-feira, dia 29, na sede da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), em Fortaleza, quando representantes das cidades que compõem a AMAB já deverão levar suas demandas para avaliação . A Unilab se compromete a encaminhá-las, disse o Prof. Paulo Speller.
PRESENÇAS – A presidente da AMAB, prefeita Marilene Campelo Nogueira, de Aracoiaba fez um rápido histórico sobre os problemas enfrentados pelos municípios do Maciço de Baturité, principalmente no que se refere à arrecadação e impossibilidade de contratações por ser ano eleitoral. Presente, também, o prefeito de Barreira, Antonio Peixoto, que em sua fala mostrou sua preocupação com a quantidade de resíduos sólidos que precisam ser descartados e destacou que "o homem precisa de deixar de ser uma máquina de produzir lixo".












postado em:26/07/2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lula cria Universidade Luso-Afro-Brasileira

Reitor pró-tempore da instituição diz que Unilab tem afinidade com a UnB e projeto de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira

Em solenidade com a presença de reitores de todo país, o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab) e a lei conhecida como Estatuto da Igualdade Racial. O reitor pró-tempore da Unilab, Paulo Speller, afirma que a universidade tem afinidade com a UnB, a primeira a instituir sistema de cotas, e estará entre as primeiras a formar parcerias.

Paulo Speller, que foi aluno da Universidade de Brasília, diz que o projeto da Unilab se inspirou no projeto da UnB, elaborado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. A ideia é integrar os povos luso-afro-brasileiros. Metade das vagas será destinada a alunos estrangeiros, que cursarão parte do curso em campus brasileiro, localizado no Ceará, e parte no país de origem. “O projeto pedagógico garante que os alunos estrangeiros retornem à nação de origem e contribuam para o desenvolvimento de seu país”, explica o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O reitor pró-tempore da Unilab afirma que a UnB estará entre as primeiras universidades a firmar parcerias com a instituição. Segundo ele, por ter sido a primeira universidade a resgatar o sistema de cotas, a Universidade de Brasília tem afinidades com a Luso-Afro-Brasileira. “Vamos trabalhar buscando integração por meio de parcerias, começando pela UnB”, garante Paulo Speller.

A Unilab oferecerá cursos que atendem demanda dos países africanos: Enfermagem, Formação de Professores, Gestão Pública, Agronomia e Engenharia de Energia. Ela ficará no município de Redenção, no Ceará, e a previsão é de que atenderá 5 mil alunos. Metade das vagas será destinada a alunos estrangeiros, que farão provas de seleção nas embaixadas brasileiras. Os estudantes brasileiros serão selecionados pelo ENEM, sendo que os alunos da rede pública e de municípios cearenses com comunidades quilombolas terão um bônus na nota.

COTAS – O presidente Lula também sancionou a lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial. O texto prevê ações afirmativas que garantam políticas públicas para promoção da igualdade racial, mas exclui pontos considerados importantes, como a adoção de cotas para universidades públicas.

O ministro da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Araújo, acredita que a ausência das cotas no estatuto não compromete seu conteúdo. “As pessoas achavam que ações afirmativas eram só cotas, e não é. Ações afirmativas são ações diferenciadas de acesso a bens públicas e privados”, explica o ministro. Segundo ele o Estatuto é apenas um passo na pavimentação de uma democracia racial.

Apesar das cotas terem ficado de fora do estatuto, o reitor da UnB, professor José Geraldo de Sousa Junior, avalia que sua aprovação pode favorecer a universidade no processo que é movido contra ela pelo Partido Democratas no Supremo Tribunal Federal. O DEM questiona a constitucionalidade do sistema de cotas adotado pela UnB em 2004. “Apesar de não estarem expressas no estatuto as cotas são um tipo de ação afirmativa, que é do que ele trata”, justifica. Dessa forma, a aprovação do estatuto poderia favorecer um entendimento no STF a favor do sistema da UnB.

Postado em:22/07/2010
Fonte:Reconquistar a Negritude:de Helbson de Avila

ALUNOS DE PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA FRANCESA SERÃO RECEBIDOS NA UNILAB

A implantação da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município de Redenção, no Vale do Acarape, possibilitará a criação de um ambiente favorável ao crescimento cultural da região, principalmente em virtude do contato entre pessoas de outros países.

A novidade, anunciada pelo presidente Lula nesta terça-feira (21), em Brasília, durante solenidade de sanção da lei, é que além dos alunos africanos que falam português, estudantes de países do Continente que tem o francês como idioma oficial também desembarcarão em Redenção. Isso acontecerá na segunda fase da Unilab. A notícia deixou os entusiastas do projeto ainda mais animados.

O jornalista Donizete Arruda, durante a Conexão Brasília-Ceará, no Jornal Alerta Geral, ressaltou a importância da boa notícia para a região do Maciço do Baturité. “Será um centro internacional de conteúdo de formação de jovens africanos, para mudar a história da África”, disse.

Postado em:22/07/2010
Fonte:CEARÁ AGORA

Estatuto da Igualdade Racial é sancionado

Lula faz críticas à oposição ao citar programas sociais

Durante a cerimônia de sanção do Estatuto da Igualdade Racial e do projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), ontem, o presidente Lula criticou a oposição, sem citar nomes, por ter entrado no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as cotas para estudantes negros.

Lula enumerou as iniciativas de seu governo voltadas para os mais pobres, como o Bolsa Família, e disse que agora, às vésperas da eleição, ninguém mais fala mal do programa, numa indireta ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra:

— Agora, às vésperas das eleições, ninguém mais contesta as prioridades antes criticadas. Nem sempre foi assim. E a sociedade enxerga à distância o que se dizia antes e o que se declara agora — discursou o presidente.

Lula ainda fez uma referência ao DEM, partido que contestou na Justiça o sistema de cotas — que acabou eliminado do estatuto sancionado ontem:

— Nada disso teria acontecido se o Brasil dependesse daqueles que entraram até com recurso no STF contra as cotas afirmativas que criamos para a juventude pobre e negra.

O ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, afirmou que as cotas não são a finalidade do projeto sancionado ontem.

— Alguns imaginavam que ação afirmativa fosse sinônimo de cotas. Cotas são apenas um meio de ação afirmativa — disse o ministro.

Postado em:21.07.2010
Fonte:O GLOBO

Biffi comemora sancao da UNILAB e investimentos na UFMS e UFGD

“Quem planta, colhe!”. Foi assim que o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) definiu as duas boas notícias educacionais desta terça-feira (20/7): sanção da UNILAB (Universidade Federal Lusofônica Afro-brasileira) e o repasse de R$ 3 milhões para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que receberá R$ 2,5 milhões, e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), R$ 500 mil.

Unilab - Biffi explicou que, como membro da Comissão de Educação e Cultura, na Câmara dos Deputados, relatou o Projeto de Lei 3891/08, cujo objetivo, além da construção da instituição no município de Redenção/CE (primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos), é formar recursos humanos para desenvolver a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“Fico feliz por ter contribuído na consolidação dos vínculos sociais, educacionais e econômicos entre o Brasil e os países da Comunidade de Língua Portuguesa. Parabenizo o empenho de todos os colegas parlamentares que trabalharam pela aprovação desse projeto e, principalmente, o presidente Lula pela sanção realizada na tarde de hoje”, agradeceu Biffi.

Hospitais Universitários – Outra boa notícia comemorada pelo parlamentar foi a publicação da portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União desta terça-feira (20/7), que destina R$ 100 milhões para os hospitais federais universitários de 45 instituições em todo o país, sendo dois em Mato Grosso do Sul: UFMS e UFGD.

De acordo com o deputado Biffi, a ação reflete diretamente a sua atuação parlamentar junto à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) visando melhorias estruturais nas duas instituições do Estado.

“Após as audiências realizadas com o ministro Fernando Haddad, o secretário-executivo, José Henrique Paim, o ex-secretário de Ensino Superior, Ronaldo Mota, e a atual, Maria Paula Dallari Bucci, hoje, podemos comemorar os recursos destinados ao nosso Estado. De fato, quem colhe, planta”, lembrou Biffi.


Postado em: 21 de Julho de 2010
Fonte:Jornal Dia Dia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Para Lula, Unilab paga parte da dívida com africanos

Postado em:21-Jul-2010

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse muito feliz em sancionar a lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab) porque "é o pagamento de uma pequena parte da dívida que temos com o povo africano, dívida que não pode ser mensurada em dinheiro e sim em parceria, em colaboração". A declaração do Presidente foi feita durante o ato em que sancionou a lei que cria a segunda universidade federal no Ceará e que aconteceu na tarde de terça-feira (20), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Lula citou o trabalho de empresas públicas brasileiras em vários países da África, como os desenvolvidos pela Embrapa e Petrobras. Ressaltou que visitou aquele Continente mais do que todos os presidentes anteriores.

"Estive lá oito vezes e antes do fim do meu mandato ainda irei a Moçambique inaugurar uma fábrica de medicamentos construída e desenvolvida com a ajuda de nosso País", informou.

Em nome do Ceará, falou o Governador Cid Gomes, que iniciou seu pronunciamento observando que precisava chegar ao Planalto um Presidente sem título universitário para que a Universidade pública brasileira tivesse o seu maior crescimento, que ampliasse as vagas para os estudantes, contratasse professores e se expandisse para o Interior.

Citou também o aumento de escolas profissionalizantes federais em todo o Brasil e, referindo-se a sua gestão, citou as 125 escolas de Ensino Médio profissionalizantes em funcionamento no Ceará.

Compareceram ao evento o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias; o Governador Cid Gomes; o Presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Prof. Paulo Speller; a Prefeita de Redenção (município que sediará a Universidade) Cimar Torres; o Senador Inácio Arruda e os deputados Mauro Benevides e José Pimentel, representando a bancada federal cearense.

Também presentes o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o Secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira; a Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC, Profª Maria Elias Soares; a Profª Maria de Fátima Azevedo, da Pró-Reitoria de Graduação da UFC; e Adênia Guimarães, Chefe do escritório da Unilab em Fortaleza.

Fonte: Site UFC

Veja a baixo fotos do evento:







Lula assina lei que cria a Unilab

Postado em:21/7/2010

A previsão de Cid Gomes é de que as obras do campus comecem em meados de 2011, em parceria com a UFC

Brasília (Sucursal) - O governador do Ceará, Cid Gomes, participou ontem em Brasília, da cerimônia de sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei que sanciona o projeto que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab).

A Universidade tem o objetivo de promover atividades de cooperação internacional com os países da África por meio de acordos, convênios e programas de cooperação internacional, além de contribuir para a formação acadêmica de estudantes dos países parceiros. "Esta é a segunda universidade federal para o Ceará em 50 anos. É um espaço para o estudo da língua portuguesa e uma forma de pagar a grande dívida que o Brasil tem com os países africanos", avaliou Cid Gomes.

A nova universidade será localizada no município de Redenção, no maciço de Baturité, a 66 quilômetros de Fortaleza (CE). "Esta também é mais uma homenagem, já que Redenção foi o primeiro município brasileiro a libertar seus escravos", explicou Cid Gomes.

A previsão é de que as obras do campus comecem em meados de 2011, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição tutora do processo de implantação da Unilab. As atividades acadêmicas terão início em instalações provisórias em Redenção, em prédios cedidos pela Prefeitura local.

"Esperamos que até o final de 2010 estejamos fazendo o primeiro vestibular da Unilab. A Universidade será voltada a gestão pública e para a formação de professores. Serão investidos mais de R$ 20 milhões. A prefeitura reformará o Centro Administrativo e coube ao governo do Estado a aquisição de um terreno de 130 hectares para a construção do futuro campus da Unilab", explicou Cid Gomes.

A Unilab está sendo estruturada para atender 5 mil estudantes presenciais de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% originários de países parceiros. A iniciativa também inclui um programa de educação a distância com polos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Inicialmente, os cursos compreenderão cinco áreas do conhecimento: Energia e Tecnologias; Gestão Pública; Saúde Pública; Educação Pública; e Agricultura.

Além de sancionar a lei que cria a Unilab, o presidente Lula também sancionou o Estatuto da Igualdade Racial, que define uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas.

Considerada uma lei emblemática dos avanços obtidos na luta pela igualdade racial, o Estatuto tramitou por cerca de uma década no Congresso Nacional e foi aprovado em 16 de junho deste ano.

Saúde

Cid Gomes aproveitou sua estada em Brasília para ter uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Hadadd, e pedir apoio para as iniciativas na área de saúde da Universidade Federal do Ceará.

Gomes solicitou investimentos para o Hospital Universitário e para a Maternidade Escola, que além de servirem para o ensino da medicina no Estado, são importantes para o atendimento à população no Ceará.

Fonte:Diário do Nordeste

terça-feira, 20 de julho de 2010

Lei que cria Unilab é sancionada hoje

Postado em:20/7/2010


Sede da Unilab funciona na antiga estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. O prédio foi cedido e encontra-se em reforma para atender a demanda do local
RODRIGO CARVALHO


Presidente Lula sanciona lei que garante a criação da segunda Universidade Federal ao Estado do Ceará

Fortaleza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona, hoje, a lei para a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), a ser instalada no município de Redenção (CE). A solenidade será realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, às 15h.

Estarão presentes o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Jesualdo Farias; e o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, professor Paulo Speller. A solenidade de sanção da lei conta também com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, e demais representantes da bancada federal cearense.

A Unilab será instalada em Redenção, em terreno cedido pelo Governo do Estado, mas iniciará suas atividades em sede provisória, que está sendo adaptada no imóvel que sediava a Prefeitura do Município, e em outro espaço no qual funcionaria um centro cultural.

De acordo com o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, professor Paulo Speller, a conquista foi um processo longo, em que dependeu de aprovações pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. "Representa mais uma universidade para o Ceará e deve ser comemorado por todos", declara o professor.

Além disso, ele completa argumentando que o projeto de criação da Unilab partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e isso proporciona a melhoria da educação no País a partir do momento em que novos estabelecimentos de ensino são criados. "A Unilab é muito importante, principalmente por ser instalada em uma região onde não tinha faculdade", diz Speller.

O professor ainda explica que a criação da Unilab proporciona o intercâmbio de jovens brasileiros com portugueses e africanos, por envolver a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP: Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste). "Estamos com funcionamento parcial, mas no próximo ano iremos iniciar as aulas", garante Speller.

Este ano, foi assinado o acordo no valor de R$ 3 milhões para a reforma nas instalações da Unilab. Até 2012, a instituição funcionará com no campus da Liberdade e o campus das Amoras, além do Restaurante Universitário. A reforma está em andamento.

O acesso aos cinco cursos da Unilab, para os estudantes brasileiros, será feito pelo Enem. Os estudantes estrangeiros farão exames no país de origem.

No primeiro ano, a Universidade terá 350 alunos de Enfermagem, Formação de Professores, Gestão Pública, Agronomia e Engenharia de Energia.

Os cursos da Unilab deverão enfatizar as áreas de formação de professores, o desenvolvimento agrário, gestão e saúde pública. Estão previstas a criação de 150 cargos de professor, 69 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível superior e 139 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível médio, além de 37 cargos de direção e 130 funções gratificadas.

Conquista

"Isso representa uma conquista para os cearenses, que devem comemorar a instalação da Unilab"
Paulo Speller
Presidente da Comissão de Implantação da Unilab

Reforma

R$ 3 Milhões foram investidos pelo Governo Federal para garantir a reforma do prédio da Unilab. No mesmo local funcionou a sede administrativa da Prefeitura Municipal de Redenção.

Fonte:Diário do Nordeste

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Presidente Lula sanciona amanhã Lei que cria a Unilab

Postado em:19-Jul-2010

Será sancionada amanhã (20), pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab). A solenidade se realiza às 15h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Estarão presentes o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e o Presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Prof. Paulo Speller. Por entenderem a importância da criação da segunda universidade federal no Ceará, também se farão presentes o Governador Cid Gomes e representantes da bancada federal cearense.

A Unilab se instalará em Redenção, em terreno cedido pelo Governo do Estado, mas iniciará suas atividades em sede provisória, que está sendo adaptada no imóvel que sediava a Prefeitura do município, e em outro espaço no qual funcionaria um centro cultural.

O acesso aos cinco cursos da Unilab, para os estudantes brasileiros, será feito através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a ser realizado nos dias 6 e 7 de novembro. Os estudantes estrangeiros farão exames em seus países de origem.

No primeiro ano, a Universidade terá 350 alunos, oriundos do Brasil e de outros países de língua portuguesa (Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste).

Inicialmente serão oferecidos os cursos de Enfermagem, Formação de Professores, Gestão Pública, Agronomia e Engenharia de Energia.

Fonte: Site ufc

sexta-feira, 16 de julho de 2010

REVOLUÇÃO: UNILAB EM REDENÇÃO

Postado em:16/07/2010

Pe. GEOVANE SARAIVA

O Senado brasileiro aprovou, na íntegra, o parecer do Senador Tasso Jereissati, sobre o projeto de instalação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB, em Redenção – Ceará, atendendo a um clamor dos empobrecidos e excluídos do nosso imenso Brasil, marcado pelo sofrimento e pela escravidão.

Ao mesmo tempo, quer despertar em nós a consciência que a pessoa humana, na sua autonomia, compreensão e realização pessoal, não pode ser vista de outro modo, a não ser através da educação e da cultura, como algo concreto, na direção da inclusão social e da sua aproximação com os seus semelhantes. Acho bem apropriada para esse contexto a expressão de Jesus no seu Evangelho: “ Não são os que têm saúde que precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9, 12).

No Brasil, as elites nunca tiveram a preocupação de democratizar a educação. A omissão da mesma teve como conseqüência o atraso do nosso povo. Podemos olhar para o conjunto da América Latina, a partir do século XVI, bem na nossa frente, com boas universidades, enquanto que o Brasil, só a partir do século de XIX, é que aparecem os primeiros cursos iniversitários. A cidade de Olinda é a primeiro a ter seu curso universitário. A Universidade de São Paulo teve o seu início em 1934. País algum no mundo poderá avançar, com passos significativos, na justiça e no crescimento social, se não colocar a educação como prioridade.

De modo que é mais do que urgente uma consciência, sempre e cada vez maior, de que nenhuma mudança acontecerá entre nós, se não colocarmos no centro de nossas decisões a educação, como um novo paradigma no processo social e político, mesmo diante de muitas contradições e desafios.
O governo brasileiro, no momento atual, apesar das dificuldades no campo educacional, está cumprindo um papel relevante, vivendo uma boa fase e realizando um belo e edificante trabalho. Nossos aplausos!

É um caminho novo e democrático que surge, com implantação da UNILAB. Que de fato o objetivo seja o de atingir o centro da coisa, indo ao encontro das minorias; daquelas pessoas que têm mais dificuldades, os pequenos e os mais fracos. Uma educação cada vez melhor, com inclusão social, é o sonho e desejo de todos.

Fonte:Site Paróquia de Santo Afonso

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Inscrições para o ENEM foram prorrogadas até o dia 16

09-Jul-2010

Foram prorrogadas, até as 23h59min da próxima sexta-feira (16), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será fase única para o acesso aos cursos de graduação da UFC em 2011.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prorrogação das inscrições por mais uma semana atende a uma solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes no Nordeste, fizeram o pedido ao secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim.

As provas acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro e o exame inclui, ao todo, 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Este ano, será incluída prova de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

Através do Portal do ENEM (www.enem.inep.gov.br), é possível fazer inscrição e ter acesso a questões-modelo do novo Exame.

No primeiro dia do ENEM (6 de novembro, um sábado), as provas serão de Ciências da Natureza e Humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em Matemática e Linguagens, tendo cada disciplina 45 questões, e também farão uma redação.

No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30min. No segundo dia, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30min, sempre conforme o horário de Brasília. A taxa de inscrição do ENEM é a mesma das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o estudante tem de informar o número de CPF próprio, pois não será aceito o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o participante seja menor de idade. A nota do ENEM pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares que adotaram o Exame no processo seletivo.

A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de inscritos. O consórcio formado pelas organizadoras de concursos Cespe e Cesgranrio está encarregado da elaboração da prova. Mais informações podem ser obtidas no Portal do ENEM: www.enem.inep.gov.br.

Fonte:Site da UFC

‘IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa’


A PUC Minas, a UFMG e a UFOP realizarão, no período de 8 a 11 de novembro de 2010, na Cidade de Ouro Preto, o IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em continuidade à iniciativa da Universidade Federal Fluminense, que, em 1991, organizou o primeiro evento, seguido pelos encontros sediados pela USP em 2003 e pela UFRJ em 2007. No IV Evento será formalmente instalada a Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos – AFROLIC.

O IV Encontro pretende constituir-se em um fórum de discussão sobre repertórios culturais pelos quais a África se faz conhecer, problematizando- os. Intenta rever, sob o signo da diversidade cultural, conceitos e idéias a partir dos quais o continente é comumente pensado. Nesse contexto, visa também refletir sobre os diálogos que a literatura e as outras artes têm promovido com os horizontes políticos e sociais Há na contemporaneidade uma descrença em relação ao futuro do planeta, associada ao chamado fim das utopias. Daí a necessidade de se discutirem projetos políticos ligados à questão da nação no domínio da literatura e das artes em geral.


Os repertórios culturais do continente pensam, com especificidade, essa questão, que se desdobra em outras. Que proposições e visões de futuro podem ser percebidas nos textos literários e artísticos em geral? Como as produções artísticas e críticas buscam responder aos desafios da contemporaneidade? De que maneira essas questões se relacionam com propostas de reciclagem das formas artísticas em sua relação com as novas tecnologias?


Informações:
http://www.pucminas.br/literaturas_africanas/index_padrao.php

Postado em:12/07/2010
Fonte:África: dinâmicas culturais e literárias

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Plenário aprova criação da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira

O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) projeto de autoria do Executivo que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), a ser instalada no município de Redenção (CE). Por acordo de líderes, a proposta, que teria decisão terminativa na Comissão de Educação (CE), acabou indo a Plenário e agora vai à sanção.

O relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), informou que o compromisso da Unilab será ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária com vistas à integração entre o Brasil e os demais membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Sua atuação estará dirigida à promoção do desenvolvimento regional e ao intercâmbio cultural, científico e educacional entre esses países. A CPLP estará representada tanto no corpo de alunos quanto no de professores, que deverão se submeter a processo seletivo com banca examinadora de composição internacional.

Os cursos da Unilab deverão enfatizar as áreas de formação de professores, o desenvolvimento agrário, gestão e saúde pública. Embora esteja prevista a criação de 150 cargos efetivos de professor, 69 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível superior e 139 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível médio, além de 37 cargos de direção e 130 funções gratificadas, a implantação da nova universidade está sujeita à existência de dotação específica no orçamento da união.

Ao comentar o mérito da proposta, Inácio Arruda relembrou fatos históricos que justificaram a escolha do Ceará para sediar a Unilab. Conforme explicou, cinco anos antes da promulgação da lei áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, 116 escravos de um lugarejo cearense que viria a se tornar o município de Redenção receberam sua alforria.

"Tais precedentes históricos, reforçados pela proximidade da cidade de Redenção em relação a Fortaleza, certamente contribuíram para que o Poder Executivo decidisse fixar nesse município cearense a nova universidade", considerou, no parecer.

Postado em:07/07/2010 - 18h35
Fonte:Portal de Notícias / Plenário

quarta-feira, 7 de julho de 2010

UNILAB de Redenção GERA DISCUSSÃO ENTRE DEPUTADOS

A proximidade das eleições de 2010 acirrou ainda mais o clima entre os deputados estaduais do Ceará. Na sessão desta terça-feira (6), Lula Morais (PCdoB) criticou a postura adotada pelo senador Tasso Jereissati em relação à instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), prevista para o município de Redenção, no Vale do Acarape.

A bancada baiana pede que um dos campi da instituição estudantil seja instalado no estado deles. “A universidade que tem uma preocupação com a população luso-africana, que está prevista para se instalar no município de Redenção, está sob a ameaça de não se concretizar no estado do Ceará”, disse Lula. O parlamentar falou ainda que Tasso agiu com “maldade”, contra os interesses do Ceará.

Os tucanos Tomás Figueiredo e Luiz Pontes saíram em defesa do senador cearense, rebatendo as declarações do orador. “Para evitar que um racha acontecesse e colocasse em risco a vinda da Unilab para o Ceará, de forma democrática e demonstrando grandeza como líder, o senador Tasso aceitou que uma parte da Unilab pudesse funcionar na Bahia”, disse Figueiredo.

Postado em: quarta-feira, 7 de julho de 2010
Fonte: Programa do Rochinha

Parecer de Tasso garante instalação da Unilab no município de Redenção

Postado em:terça-feira, 6 de julho de 2010

"A Comissão de Relações Exteriores do Senado votará, na tarde desta quarta-feira, o parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB) que dispõe sobre a criação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção (Região Metropolitana de Fortaleza). O senador cearense apresentará parecer favorável à instalação da Unilab. Em seu parecer, Tasso destacou que a Instituição faz parte de um programa de expansão do ensino superior brasileiro visando a integração nacional e internacional.
Sobre a escolha do município de Redenção para a instalação da unidade, Tasso assegurou que atende a um caráter simbólico. ” O Ceará foi a primeira província a libertar seus escravos, resultando de um movimento que se agigantou e tomou nossa gentes”, disse em seu relatório.
Jereissati não acatou emendas apresentadas pelos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), que iriam causar prejuízos ao trâmite da matéria, fazendo com que o projeto retornasse à Câmara para nova apreciação. Além disso, as emendas fariam com que o projeto da Unilab fosse dividido entre o Ceará e a Bahia."

Fonte:Ceará é Notícia

ÁFRICA: LULA FALA SOBRE UNILAB E QUER PRODUZIR ETANOL NO QUÊNIA

Postado em: 06/07/2010 (10:48)

Em visita ao Quênia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (6), que o Brasil quer firmar um acordo para produzir biocombustíveis no Quênia, país localizado na África Oriental. A tecnologia brasileira seria usada nas terras do país africano. “O Brasil tem expertize de anos de experiência. O Quênia tem terra e disposição de produzir combustível limpo para a gente poder vender para os países ricos que, a partir de 2020, terão que colocar 10% de etanol na gasolina dos seus carros”, disse Lula.

Ao lado do presidente do Quênia, Muar Kibaki, Lula também falou sobre a criação da Universidade Internacional da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) em Redenção, no Ceará. Para o Brasileiro, seria um “sonho” conseguir lançar a instituição estudantil ainda em seu governo. A proposta ainda tramita no Congresso e há a possibilidade de ter recursos divididos entre Ceará e Bahia. Serão abertas mil vagas, 500 para brasileiros e 500 para africanos.

Lula disse ainda que, paralelamente à criação da universidade, o Brasil poderá instalar escolas no Quênia para ensinar língua portuguesa. “[a criação da universidade] Obriga que o Brasil ensine português no Quênia e em outros países da África."

Fonte: Ceará Agora

UNILAB GERA DISCUSSÃO ENTRE DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Postado em: 06/07/2010 (13:17)

A proximidade das eleições de 2010 acirrou ainda mais o clima entre os deputados estaduais do Ceará. Na sessão desta terça-feira (6), Lula Morais (PCdoB) criticou a postura adotada pelo senador Tasso Jereissati em relação à instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), prevista para o município de Redenção, no Vale do Acarape.

A bancada baiana pede que um dos campi da instituição estudantil seja instalado no estado deles. “A universidade que tem uma preocupação com a população luso-africana, que está prevista para se instalar no município de Redenção, está sob a ameaça de não se concretizar no estado do Ceará”, disse Lula. O parlamentar falou ainda que Tasso agiu com “maldade”, contra os interesses do Ceará.

Os tucanos Tomás Figueiredo e Luiz Pontes saíram em defesa do senador cearense, rebatendo as declarações do orador. “Para evitar que um racha acontecesse e colocasse em risco a vinda da Unilab para o Ceará, de forma democrática e demonstrando grandeza como líder, o senador Tasso aceitou que uma parte da Unilab pudesse funcionar na Bahia”, disse Figueiredo.

Luiz Pontes foi mais enfático e afirmou que Lula Morais mentiu em pronunciamento feito, o acusando de fazer “politicagem”. “O relatório dele deixa a Unilab no Ceará. Ele não acatou as emendas para criar um campo avançado em Salvador”, disse.

Fonte:Ceará Agora