segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Empossados Vice-Reitora e Pró-Reitores da Unilab

Postado em:30-Aug-2010

Esse é um momento histórico para o Ceará que ganha sua segunda universidade federal, assegurou o Prof. Jesualdo Farias, Reitor da UFC, na solenidade de posse da Vice-Reitora, Pró-Reitores e Chefe de Gabinete da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) na manhã de hoje, (30), no auditório da Reitoria. O Reitor da Unilab, Prof. Paulo Speller, disse que o momento era de muita emoção, ao ver se concretizar o sonho que começou há pouco mais de dois anos, “neste mesmo local” quando se deram os primeiros passos para a criação de uma universidade que integrasse o Brasil com países de língua portuguesa.

Para que a Unilab se tornasse realidade foi necessário a colaboração de muitos, reconheceu o Reitor Paulo Speller, se dizendo no dever de agradecer “o apoio solidário da UFC ”, bem como a colaboração do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da bancada federal cearense que se fez presente durante a tramitação do projeto-de-lei de criação da Unilab no Congresso Nacional.

Serão muitos os ganhos que a Unilab trará para o Estado e já se prevê o efeito positivo que desencadeará na região do Maciço de Baturité, observou o Reitor da UFC, Jesualdo Farias, lembrando que a UFC tem tradição em trabalhar com a África, tanto no intercâmbio com professores e estudantes, como é o caso das estreitas relações mantidas com Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Estudantes africanos da Faculdade Terras do Nordeste (Fatene), com sede em Caucaia, vieram prestigiar a solenidade como representantes da África – eram de Guiné-Bissau – e cantaram musica folclórica daquele País, como forma de homenagear a criação da Unilab.

A Vice-Reitora empossada, Profª. Maria Elias Soares, é graduada em Comunicação Social e Letras, pela UFC, tem doutorado em Letras pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é orientadora de Doutorado e exerce as funções de Coordenadora de Assuntos Internacionais na UFC. O Prof. Jacques Therrien, empossado nas funções de Pró-Reitor de Graduação, pertence aos quadros da UFC, é bolsista de produtividade e pesquisa e orientador de Doutorado. É Doutor em Educação pela Cornnel University, dos Estados Unidos e é professor colaborador da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Pró-Reitora de Administração e Planejamento é Adênia Maria Augusto Guimarães, cearense de Jaguaribara, graduada em Serviço Social pela UECE, que há 20 anos compunha os quadros da Universidade Federal do Mato Grosso. Foi redistribuida para a UFC a fim de compor a comissão de implantação da Unilab. É especialista em Comportamento Humano nas Organizações e em Políticas Públicas. Exercerá as funções de Chefe de Gabinete do Reitor, a técnica Leslie de Almeida Cláudia, egressa da Universidadae Federal do Mato Grosso e uma das integrantes da Comissão de Implantação da nova universidade.

A mesa que presidiu a solenidade estava composta pelo Reitor Jesualdo Farias, pelo Reitor Paulo Speller, pelo Vice-reitor da UFC, Henry Campos, pelo Secretário de Ciência e Tecnologia Renê Barreira, pelo senador Inácio Arruda e pelo Reitor da UECE, Francisco de Assis Moura Araripe.

Fonte:Site UFC

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nova federal quer ter diploma que valha no Brasil e em outros países

Postado em:27/08/2010

Reitor da Unilab, Paulo Speller, foi empossado nesta quarta-feira (25).
Universidade terá alunos de países africanos e asiáticos que falam português.


A Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) busca um modelo para fornecer formação e certificação que valham no Brasil e no país de origem de seus alunos estrangeiros. A afirmação é do reitor da universidade, Paulo Speller, que foi empossado nesta quarta-feira (25).

A Unilab funcionará em Redenção, que fica a 60 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, e terá metade dos alunos brasileiros e metade dos alunos de outros países de língua portuguesa. Os primeiros países que poderão ter alunos na universidade são os africanos Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, o asiático Timor Leste e Macau, que é região administrativa especial da China.

“Estamos buscando um modelo de formação compartilhada e até de certificação compartilhada, conjunta, entre duas e até mais universidades. A ideia é que esse profissional sempre retorne para o país de origem”, disse Speller, que foi reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e preside a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O reitor disse que a certificação compartilhada é possível. “Já temos experiências de algumas universidades na graduação e na pós-graduação. Em outros países também acontece. É viável”, afirmou. “Teremos que atender a legislação dos dois países para que a pessoa tenha um diploma que seja válido aqui e lá”, disse.

De acordo com o reitor, o objetivo é que, “no médio prazo”, a certificação seja reconhecida em todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para incentivar a volta dos estrangeiros para casa após a graduação, a fase final dos cursos e a cerimônia de colação de grau deverão ser feitas no país de origem. “Tudo isso faz com que diminua a probabilidade de que ele (aluno estrangeiro) fique no Brasil”, disse o reitor.

A Unilab começará a funcionar até o final do ano em um prédio cedido pela Prefeitura de Redenção, segundo Speller. Atualmente, a universidade tem 15 professores redistribuídos de outras universidades federais e 15 funcionários técnico-administrativos. Novos concursos para seleção de professores serão abertos nos próximos dias, de acordo com o reitor.

Os cinco primeiros cursos terão 350 vagas, sendo 175 para brasileiros e 175 para alunos estrangeiros. As opções serão: enfermagem, agronomia, administração pública, engenharia de energia e licenciatura em ciências da natureza e matemática. Cada curso terá 70 vagas.

A sede própria da universidade será construída a partir de 2011 em Redenção e deverá começar a funcionar em 2012, segundo o reitor. Outro campus deverá ser construído em Acarape, próximo a Redenção. O projeto da Unilab prevê o atendimento de cinco mil alunos em cinco anos. Segundo Speller, cursos de especialização já começam a ser ministrados nos próximos meses.

Alunos
A seleção de estudantes brasileiros será feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os moldes da seleção estão sendo definidos. De acordo com Speller, a universidade estuda se terá bônus para estudantes de escolas públicas.

A seleção dos alunos estrangeiros também está sendo definida. Há três opções possíveis. O mais provável, segundo Speller, é que a seleção seja feita em integração com as universidades parceiras nos próprios países dos estudantes. Outra opção é que as representações diplomáticas do Brasil nos outros países façam a seleção. Além disso, está sendo testada uma espécie de Enem para países de língua portuguesa, segundo o reitor.

Fonte:Globo/G1

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Paulo Speller toma posse como reitor da Unilab

Postado em:26/08/2010


Sediada em Redenção, a Unilab será a primeira universidade a integrar os países de língua portuguesa

Brasília. (Sucursal) Do Maciço do Baturité para o Mundo. Este é o objetivo da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), primeira universidade a integrar os países de língua portuguesa e que teve ontem, em Brasília, o seu primeiro reitor, o doutor Paulo Speller empossado em cerimônia no Ministério da Educação. A Unilab é a mais nova universidade federal criada no processo de expansão da educação superior.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, "O Brasil e os países da África possuem muitas questões e problemas em comum, que precisam ser enfrentados com a produção de conhecimento científico. Essa nova universidade terá o potencial de desenvolver tecnologias que poderão ser aplicadas dos dois lados do Atlântico".

A cerimônia de posse do mestre em psicologia e doutor em ciências políticas, Paulo Speller contou com a participação de embaixadores dos países africanos de língua portuguesa, do secretário geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloy Ferreira Araújo, de vários parlamentares cearenses, dentre eles o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

"Esta é uma grande conquista. Uma universidade de formação e integração internacional. Formará cearenses e pessoas de vários países, abrindo um diálogo internacional importante e o desenvolvimento da região do Maciço do Baturité. A Unilab é muito significativa para nós, em termos culturais, educacionais e econômicos, porque formará profissionais capacitados para o desenvolvimento econômico da região", avaliou Inácio Arruda.

A escolha da cidade de Rendenção como sede da Unilab foi destacada tanto pelo reitor empossado, como por Inácio Arruda e pelo reitor da UFC (Universidade Federal do Ceará) Jesualdo Pereira Farias, como uma devida homenagem aos escravos. A cidade foi a primeira no País a decretar o fim da escravidão.

"Esta é a segunda instituição de Ensino Superior Federal no Ceará. A expansão de vagas que ela traz é de fundamental importância par ao Estado", avaliou o reitor da UFC.

Paulo Speller informou que a Unilab já começou a constituir seu corpo docente, sendo parte dele oriundo de países africanos e composto por professores negros brasileiros. "E todos estão lá por seu mérito", destacou. A Unilab oferecerá, inicialmente, 350 vagas distribuídas igualmente entre alunos brasileiros e estrangeiros.

Os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Unilab deverão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os candidatos estrangeiros passarão por processos diferenciados. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.

Aprendizado

"Essa universidade terá o potencial de desenvolver tecnologias para o Brasil e para a África"
Fernando Haddad
Ministro da Educação

Fonte:Diário do Nordeste

Abaixo fotos da cerimônia







terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ministro da Educacao empossa Reitor da Unilab, na quarta

Postado em:24/08/2010

Será empossado quarta-feira (25), às 9h, como Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o Prof. Paulo Speller. A solenidade será realizada no auditório do edíficio-sede do Ministério da Educação. O ato será presidido pelo Ministro Fernando Hadadd. O Prof. Paulo Speller foi Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, nos últimos dois anos, atuou como Presidente da Comissão de Implantação da Unilab, junto a uma equipe de 16 membros.

No dia 30, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, será empossada a equipe dirigente da Unilab, em solenidade para qual convidam os reitores Jesualdo Farias, da UFC, e Paulo Speller, da nova universidade.


Fonte:Planeta Universitário

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Docentes lutam para revalidar diploma

Postado em:17/08/2010

Sessenta por cento dos 200 mestrandos e doutorandos em universidades de Portugal são brasileiros

A busca pela capacitação acadêmica no exterior é cada vez maior. Contudo, nem sempre é fácil ter o diploma de especialista, mestre ou doutor reconhecido no Brasil. Para reverter essa situação, um projeto de lei tramita na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, para que o reconhecimento seja automático.

O jornalista e historiador Túlio Muniz, que está prestes a defender a sua tese de doutorado, em novembro deste ano, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), vive este dilema. Em Fortaleza desde junho último, ele encampa a luta para o reconhecimento automático, no Brasil, de diplomas obtidos em universidades públicas no exterior.

Segundo ele, esse impasse tem que ser logo resolvido, já que lá fora, especificamente em Portugal, de 200 mestrandos e doutorandos, 70% são brasileiros. "É lamentável um profissional de alta qualidade chegar aqui no Brasil e não poder exercer em definitivo sua profissão".

O historiador ressalta que se as autoridades brasileiras reconhecerem o diploma, o País só tende a ganhar visto que os mestres e doutores brasileiros formados na Europa ou África vão enriquecer os centros educacionais em todo o País.

Muniz ainda conta que se a lei for corrigida pelo Congresso Nacional vai fortalecer, por exemplo, o ato de fundação da Universidade da Integração Luso Afro-Brasileira (Unilab), que está em fase de implantação na cidade de Redenção (Ceará).

A Unilab foi criada pelo Governo Federal como uma medida prática e de grande impacto positivo para o ensino superior público nacional. "O Estatuto na Unilab prevê a contratação de professores brasileiros e de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Contudo, tanto brasileiros quanto estrangeiros que se especializam nesses países, são obrigados a enfrentar a burocracia nacional para validarem seus diploma".

Muniz finaliza que os estudantes de cursos no exterior não podem fazer o concurso sem antes validar o diploma, podem apenas ser professores visitantes, por no máximo quatro anos, sem vínculo efetivo.

A Lei

Na Comissão de Educação da Câmara de Brasília, parlamentares estão trabalhando no momento, num projeto de lei que visa regulamentar uma lacuna da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Eles pedem o reconhecimento automático de certificados e/ou diplomas de nível de graduação e pós-graduação obtidos por brasileiros e estrangeiros em Universidades Públicas no exterior, sobretudo dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

O projeto visa alterar os parágrafos 2º e 3º do artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases para que doutores formados no exterior, brasileiros ou não, possam fazer concurso em universidades nacionais, particularmente na Universidade da Integração Luso Afro Brasileira (Unilab), cujo estatuto prevê a incorporação desses professores em seus quadros, mas que submeteria todos ao burocrático processo que prevalece hoje.


Fonte:Diário do Nordeste

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasil cria universidade para integração da CPLP

Presidente Brasileiro Luís Inácio Lula da Silva que sancionou a lei que cria a Unilab

O Unilab que ficará situada na cidade de Redenção, no Ceará, a primeira a abolir a escravatura teve o projeto sancionado dia 20 de Julho, pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Cabo Verde pretende formar mais técnicos, na recém criada Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira, no Brasil e que tem como meta a integração entre o Brasil e os demais países de Língua Portuguesa.

O Unilab que ficará situada na cidade de Redenção, no Ceará, a primeira a abolir a escravatura teve o projeto sancionado dia 20 de Julho, pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O objectivo é formar recursos humanos para desenvolverem, sobretudo a integração entre o Brasil e os países lusófonos, Timor-Leste de Macau.

O Director Geral do Ensino Superior, Arnaldo Brito admite com que a nova instituição de ensino poderá contribuir para a ascensão da CPLP a outros patamares de desenvolvimento.

A projeção é de que a universidade atenda 5 mil estudantes de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% dos outros países de língua portuguesa. No primeiro ano ela terá 350 alunos.

Inicialmente a universidade abrangerá cinco áreas do conhecimento: energia e tecnologias, gestão pública, saúde pública, educação pública e agricultura.

Novas Tecnologias e Energias Renováveis, Engenharias do ambiente e Pescas, são outras áreas de interesse para Cabo Verde. O projeto da Unilab prevê que a universidade seja residencial, as obras do campus têm início previsto para 2011.

Até à conclusão, as atividades serão desenvolvidas em instalações provisórias. Por isso, o alojamento dos alunos cabo-verdianos e de outros nacionalidades ainda terá que ser acertado juntamente com outras questões em encontro a ser marcado pelo Brasil, avançou o Diretor - Geral do Ensino Superior.

fonte: REDACÇÃO com RCV (Cândido Fortes)
publicado em: 12 Ago 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Unilab começa a ganhar cara

A estrutura provisória da Unilab inclui o antigo prédio onde funcionava a prefeitura de Redenção e duas outras edificações vizinhas, na CE-060, entrada da cidade que fica no Maciço de Baturité

As obras estão no ritmo esperado. Serão 120 dias, dos quais 43 já se foram, para que fique pronto o campus provisório da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). O Campus da Liberdade funcionará a partir de 2011, no antigo prédio da prefeitura e em dois edifícios vizinhos, logo na entrada da cidade, a 55 quilômetros de Fortaleza. O reitor nomeado, Paulo Speller e uma equipe de engenheiros da Universidade Federal do Ceará (UFC) fizeram uma visita ao local das construções.

“Se não fosse o atraso de 27 dias (para toda a desativação das secretarias municipais que funcionavam no prédio principal) já estaríamos mais adiantados”, diz o mestre de obras Antônio Mendes da Silva, da empresa C. Gomes Construções, responsável pelas obras. Trinta e oito homens - entre pedreiros, carpinteiros e ferreiros - trabalham na restauração.

No Centro Administrativo Dr. José Alberto Mendonça Sousa, onde funcionava o gabinete e as secretarias municipais, estão sendo restaurados o telhado, o piso e as paredes. “Aqui (no Centro) vai funcionar a administração da Unilab e nos outros prédios (vizinhos) ficarão as salas de aula, refeitórios, vestuários, banheiros e demais setores para os estudantes”, informou o mestre de obras.

Também na quinta-feira, membros da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab) se reuniram com representantes das áreas de saúde, educação e agricultura dos 15 municípios integrantes da Associação para discutir a grade dos cursos de especializado da Unilab. Foram formados grupos para debater as necessidades dos diversos municípios do Maciço de Baturité com relação a cursos universitários.

Inicialmente, serão ofertados cursos de graduação nas áreas de saúde, formação de professores, políticas agrárias, administração pública e engenharias. O acesso dos estudantes brasileiros aos primeiros cursos ofertados pela Unilab será através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cujas provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro próximo. Já os estudantes estrangeiros serão avaliados nos países onde moram. A lei que cria a Unilab foi aprovada no último dia 20 de julho, pelo presidente da República.

E-MAIS

A Unilab objetiva fortalecer a cooperação internacional entre professores e alunos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além do Brasil, a CPLP é composta por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, região administrativa especial da China.

No primeiro ano (2011) a Universidade vai receber 350 alunos do Brasil e dos outros países da CPLP.

Rita Célia Faheina - 31/07/2010 02:00 - Jornal O Povo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Redencao da Cultura ou o que será a UNILAB no Ceará

Postado em:03/08/2010

1. O Presidente da República sancionou a Lei 12.289, de 20.07.2009, que criou uma nova autarquia: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, com natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Redenção, Estado do Ceará.

2. Para quem não sabe, a pequena Redenção localiza-se a 88 metros acima do nível do mar e dista de Fortaleza aproximadamente 60km, com cerca de 30.000 habitantes, ao pé do Maciço de Baruté. Não é, portanto, uma cidade de grande porte populacional. Apresenta clima tropical quente semi-árido e, no passado quando se chamava Vila Acarape, em 1883, foi precursora na liberação de 116 escravos. Daí, advém o nome de Redenção. Esta acolhedora cidade, que saúda o forasteiro com um belo trabalho de uma escrava expressando a libertação dos grilhões, passará por uma significativa transformação nos próximos anos. A cidade que até então assentava sua economia em agricultura (plantio de bananas, cana-de-açúcar, milho e feijão), pecuária e algumas indústrias, além de um incipiente turismo em meio a uma vegetação de caatinga, constitui-se a sede desta nova instituição educacional.

3.De acordo com a lei, a Unilab terá como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

3.1. A Unilab caracterizará sua atuação pela cooperação internacional, pelo intercâmbio acadêmico e solidário com países membros da CPLP, especialmente os países africanos, pela composição de corpo docente e discente proveniente do Brasil e de outros países, bem como pelo estabelecimento e execução de convênios temporários ou permanentes com outras instituições da CPLP.

3.2 Os cursos da Unilab serão ministrados preferencialmente em áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países membros da CPLP, especialmente dos países africanos, com ênfase em temas envolvendo formação de professores, desenvolvimento agrário, gestão, saúde pública e demais áreas consideradas estratégicas.

4. Com a finalidade de cumprir sua missão institucional específica de formar recursos humanos aptos a contribuir para a integração dos países membros da CPLP, especialmente os países africanos, para o desenvolvimento regional e para o intercâmbio cultural, científico e educacional com os países envolvidos, observar-se-á o seguinte:
I - o quadro de professores da Unilab será formado mediante seleção aberta aos diversos países envolvidos, e o processo seletivo versará sobre temas e abordagens que garantam concorrência em igualdade de condições entre todos os candidatos de forma a estimular a diversidade do corpo docente;
II - a Unilab poderá contratar professores visitantes com reconhecida produção acadêmica afeta à temática da integração com os países membros da CPLP, especialmente os países africanos
III - os processos de seleção de docentes serão conduzidos por banca com composição internacional, representativa dos países membros da CPLP;
IV - a seleção dos alunos será aberta a candidatos dos diversos países envolvidos, e o processo seletivo versará sobre temas e abordagens que garantam concorrência em igualdade de condições entre todos os candidatos; e
V - os processos de seleção de alunos serão conduzidos por banca com composição internacional, representativa dos países membros da CPLP.

5. Independentemente da criação dos novos cargos, espera-se que Redenção enriqueça e se desenvolva, à luz dos novos saberes, da integração cultural construída com a vivência que passará a existir com estudantes oriundos dos países de língua portuguesa, incremento de receita, atração de investimentos, revigoramento cultural e visibilidade internacional.

6. O maior progresso, contudo, será perceptível em poucos anos, com a natural proliferação de profissionais de elevado nível e que contribuirão com suas profissões, para melhoria social.

7. A cultura é o maior bem. A educação é o caminho. O governo sabe, os candidatos sabem, nós sabemos, vós sabeis e eles sabem. Oxalá todos entendam.

Fonte:Site - Helder Nascimento

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Universidade Luso-Afro começa a tornar-se realidade em agosto de 2010

Postado em:02/08/2010

A Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) vai ocupar, a partir de novembro, um prédio cedido pela Prefeitura de Redenção (CE), onde vai desenvolver suas atividades até que a sede seja construída. A lei que criou a Unilab foi sancionada no dia 20 de julho de 2010. De acordo com o presidente da comissão de implantação da universidade, Paulo Speller, o prédio vai abrigar todas as atividades da instituição por cerca de dois anos – reitoria, biblioteca, salas de aula, laboratórios, restaurante.

Os cinco primeiros cursos, diz Speller, terão 350 vagas, sendo 175 para brasileiros e 175 para alunos dos cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e dos asiáticos – Timor Leste e Macau. As aulas estão previstas para o primeiro semestre de 2011.

A seleção dos estudantes brasileiros será com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e dos estrangeiros terá processos diferenciados. Segundo Speller, a instituição preparou uma versão das provas do Enem que podem ser aplicadas ou adotar o Programa Estudante-Convênio da Graduação (PEC-G), usado pelas universidades federais para selecionar alunos de outros países.

Os primeiros cursos são de enfermagem, agronomia, administração pública, engenharia de energia e licenciatura em ciências da natureza e matemática. Cada curso terá 70 vagas.

Ao mesmo tempo que define os espaços físicos para uso imediato, cursos, concursos para professores e servidores e seleção de alunos, Paulo Speller faz reuniões com a associação dos municípios do Maciço do Baturité, que representa 15 cidades, para escolher as áreas dos primeiros cursos de especialização a serem abertos pela Unilab. A instituição já identificou necessidades de quadros profissionais em saneamento básico e para a produção de flores, que é uma vocação regional e fonte de divisas de exportação para a Europa.

O diferencial da Unilab, segundo Speller, será a inserção regional e o olhar para as potencialidades e carências do estado e da região Nordeste, além do intercâmbio com os países africanos. Os países de língua portuguesa serão atendidos primeiro, mas o projeto da universidade prevê uma expansão gradual da oferta de vagas para todo o continente africano.

Até que a Unilab tenha quadros profissionais próprios e estrutura administrativa, ela terá apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), que é a tutora da instituição. Esse processo deve durar 12 meses. O professor Paulo Speller foi nomeado reitor da nova universidade e sua posse está prevista para agosto de 2010.

Fonte:Ministério da Educação