domingo, 28 de novembro de 2010

II Seminário da Consciência Negra: Brasil e África, Cooperação e Solidariedade

Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria Municipal da Educação de Redenção vai promover o II Seminário da Consciência Negra, resultado de uma das ações do Projeto As Cores de Redenção, com uma novidade, esse ano vai contar com o apoio integral da Unilab Universidade da Integração Internacional. Sob a coordenação da professora e coordenadora do curso em Licenciatura em Ciências da Natur. e Matemática Jacqueline Cunha da Serra Freire, juntamente com a secretaria da educação o evento foi elaborado.
Quando as cores se misturam, na raiz e na atualidade, a diversidade se aproxima. Essa frase vem contextualizar com a realidade que visa à igualdade, porém, ainda falta muito para atingir esse objetivo, por isso são desenvolvidas diversas ações em várias regiões do país em comemoração a luta pela liberdade dos negros, simbolizada pela morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1965. O dia 20 de novembro já é reconhecido e celebrado como feriado em 225 cidades de 11 estados, inclusive três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). Redenção é hoje, memória viva da Libertação dos Escravos, negra em suas origens e heranças genéticas e culturais.
Na perspectiva de uma reflexão mais ampla da construção de valores sobre a pessoa humana, o ser negro e a negritude como sentimento inserido na alma e no coração do homem, o seminário foi desenvolvido.
Segundo os organizadores há uma necessidade de se rever certas posições para que se efetive o Artigo 5º da Constituição Brasileira que preconiza que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”. O seminário quer chamar a atenção e faz um apelo “igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento para todos”. Nesse contexto a Unilab também participará das comemorações com palestras que serão ministradas pelo corpo docente da Universidade. Vale ressaltar que uma delas será aplicada pelo Reitor da Unilab Paulo Speller com o tema: Brasil e África: por que cooperar?
Desde a criação do projeto As Cores de Redenção em 2009, acontece diversas ações abordando temas como: A História da África e dos Africanos; A luta dos negros no Brasil; A Lei Federal 10.639/2003; Resgate da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente a História do Brasil; Personalidades negras do passado e da atualidade; entre outros através da formação, inclusão e diversidade social trabalhada com as comunidades, alunos, professores e autoridades da região.
Em 2010 as ações se intensificaram acompanhe:
Formação Continuada com Professores para Planejamento Curricular de 2010; Realização de uma palestra em todas as comunidades educativas do Município; Construção de Painéis Artísticos; Organização do Painel “As várias faces do Negro Redencionista”; Planejamento e formatação de um Livro Didático de História e Geografia do Município de Redenção; I Exposição Itinerante “As Cores de Redenção: História, Memória e Arte” em todas as comunidades educativas; II Seminário da Consciência Negra Brasil e África: Colaboração e Solidariedade.

Conheça a programação do II Seminário 2010:
Dia: 29/11/2010
7h30min – Acolhida – Café Cultural
9h – Abertura – Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra - Cimar
9h40min – Palestra1 – Filhos de África no Brasil: História, Memória e Atualidade. Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá (Docente-Pesquisador da UNILAB, Africano/Guiné Bissau).
Coordenação da Mesa: Stela Maria Meneghel Pró-reitora de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação-Unilab
11h – Roda de conversa com Estudantes Africanos.
Coordenação de Mesa: Manoel de Souza e Silva Professor/Dr. Licenciatura - Unilab
12h – Almoço com Comidas de influência africana.
13h30min – Palestra 02 – Brasil e África: por que cooperar? Prof. Dr. Paulo Speller (Reitor da UNILAB).
Coordenação de Mesa: Emilia Soares Professora de Enfermagem e Albanise Barbosa Marinho Professora e Coord. do Curso de Agronomia - Unilab
15h – Mesa Redonda – Projeto As Cores de Redenção.
16h - Lançamento do Livro: Políticas Publicas e Gestão Educacional. Autor: Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá – Editora UFMT. (Professor da Unilab)
Dia 30/11/2010
8h – Acolhida
8h30min – Palestra 1 – Mãos e pés de pretos vistos do Brasil e de Moçambique. Manoel de Souza e Silva Professor/Dr. Licenciatura - Unilab
Coordenação da Mesa: Afranio de Araujo Coelho/Diretor de Ensino da Prograd/Unilab 10h – Intervalo
10h30min – Palestra 2 – UNILAB no Contexto da Cooperação Brasil e África. Docentes da UNILAB
12h – Encerramento

Saiba mais:
O evento é direcionado aos Diretores das Escolas Públicas Municipais e Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Professores de História, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Vereadores de Redenção, Representantes da UNILAB, AMAB, 8ª CREDE, Movimento Negro e Secretarias de Educação do Maciço.
Realizações em 2009
Capacitação dos Professores de História, Geografia e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal; Aprofundamento das teorias e práticas do fazer pedagógico; Contribuição para a construção de valores e ressignificação do conhecimento; Reflexão sobre o ser negro; Construção de um Acervo Histórico; Realização do I Seminário: Consciência Negra Desafios e conquistas de Redenção na perspectiva da UNILAB; Realização de Concursos de Redação e Danças Africanas.

Serviço:
Evento: II Seminário da Consciência Negra: Brasil e África, Cooperação e Solidariedade
Local: Ginásio de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Redenção
Data: 29 a 30 de novembro
Fechado ao público

sábado, 27 de novembro de 2010

A Primeira Atividade de Extensão da Unilab movimentou Maciço do Baturité

 A Universidade da Integração Internacional (Unilab) em parceria com a Prefeitura do Munícipio de Redenção realizou a primeira Semana de Agricultura no campus de Educação Ambiental e Ecológico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, região do Maciço do Baturité. Uma atividade de pesquisa que vai interagindo com a comunidade local.
Foram três dias de muito empenho e dedicação, tanto da comunidade, quanto dos coordenadores e professores da Unilab. Na abertura (24) mais de 150 pessoas marcaram presença, entre elas, algumas autoridades da região como: Paulo Henrique - vice-prefeito de Pacoti, Aldeni Marinho - Secretário de Agricultura e meio ambiente de Pacoti, Josafá Martins - Sec. de agricultura e meio ambiente de Ocara, Castelo - Sec. de agricultura e meio ambiente de Redenção, Bruno Hadley - Sec. de agricultura e meio ambiente de Baturité, a Profa. Lucia Helena, diretora do Centro Ecológico de Pacoti, UECE e a Professora Stela Meneghel- Pró-Reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação da UNILAB.
Durante o evento foram promovidos os minicursos de Agricultura comparada; Adubos alternativos; Agroecologia; Relação solo e ambiente; Poluição e impactos ambientais; Boas práticas agrícolas; Plantas medicinais; Sistema de irrigação alternativo e Gestão de bacias hidrográficas. A maioria dos interessados inscreveram-se em pelo menos dois cursos por dia.
A participação ativa da comunidade mostrou o quanto é importante à implantação da Unilab para o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo o professor de Agronomia Francisco Nildo, o número de inscritos superou as expectativas “estou muito feliz com a nossa semana de agricultura, com os números de inscritos, e, principalmente com a grande participação dos agricultores”. O Professor Paulo Speller acrescentou “Parabéns Professora Albanise e equipe, estamos muito orgulhosos de vocês, a Unilab começa a virada para a integração efetiva com a realidade dos produtores de alimentos do Maciço”. A professora e coordenadora do curso de Agronomia Albanise Marinho Barbosa foi a responsável pela realização do evento em parceria com as prefeituras da região.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Unilab marca presença na V Conferência de Barcelona


Reitor Paulo Speller durante apresentação na
V Conferência de Barcelona
Fotos: Martha Velasco
Desde o dia 23 de novembro acontece a V Conferência de Barcelona sobre o Ensino Superior na Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona. O intuito do evento é promover meios para contribuir com o paradigma da sustentabilidade, termo hoje discutido mundialmente, e nesse conceito, pensar e articular, uma nova forma de vida, relações e entendimento do lugar do ser humano no mundo. Convidado pelos organizadores do congresso o Reitor Paulo Speller está em Barcelona, representando a Universidade da Integração Internacional (Unilab). Participando ativamente da Conferência, de forma a contribuir com as necessidades de transformação a que propõe o Guni, hoje ministrou uma palestra falando sobre a criação da Unilab e de que forma ela se desenvolverá para que a Educação Superior, a qual se propõe, seja inovadora e com ensino voltado para as questões enfocadas no evento. “Nossa participação aqui tem sido muito importante, de maneira que estamos contribuindo para o bem estar da sociedade, ajudando na transformação do meio em que vivemos” ressalta Paulo Speller.
O GUNI 2010 pretende analisar como o mundo está contribuindo para alcançar os objetivos da transformação de conceitos em relação ao meio ambiente, social e econômico, identificando as mudanças que estão ocorrendo. Com o resultado implementar programas e formas de ações capazes de avançar na melhoria da qualidade de vida.
O programa une-se ao trabalho de contribuição da sustentabilidade do ensino superior atualmente exercidos pelas agências internacionais, programas especiais envolvendo as Nações Unidas e as redes e instituições de ensino superior no mundo, com convicção de que o maior desafio para o ensino superior nas próximas décadas é colocar o conhecimento a serviço da transformação social, um processo que agora significa ir em direção à sustentabilidade.
O congresso oferece um fórum para o trabalho coletivo e participação ativa. As sessões incluem, discussões de como as regiões estão progredindo em relação a estas questões, utilizando exemplos concretos e boas práticas.
Segundo informações divulgadas no site do programa, a noção de sustentabilidade, presente em 1987 no Relatório Brundtland, fez uma longa evolução até agora. Ela surgiu associada ao desejo de promover uma mudança no modelo econômico acompanhado de desenvolvimento e tem dimensões sociais, políticas e reflexões culturais, com intuito de promover um ambiente social mais justo no futuro.
Os principais objetivos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), na qual a integração dos princípios, valores e práticas do desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da educação e aprendizado foi bom, foi um fator chave na criação deste novo quadro. Após cinco anos, de princípios como a interdisciplinaridade, a rede ou o foco local do conhecimento, formam a base da língua em novas referências que estão sendo construídas para a educação.
Um exemplo dessa linguagem é o texto da Declaração de Bonn, na sequência da Conferência Mundial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (UNESCO, 2009), em que são entendidos os princípios da sustentabilidade como ponto de partida, no qual está incluído a interdependência entre os meios econômicos, sociais e dimensões culturais numa perspectiva temporal ampla, bem como a contextualização do conhecimento ou a habilidade de lidar com as incertezas para resolver problemas complexos. Propõe também incorporar aspectos de sustentabilidade por meio de abordagem sistêmica e integrada.
Daí também surgiu a Declaração de convidar várias pessoas da indústria, sociedade civil, comunidade local e científica para se envolver em redes com instituições de ensino e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Na mesma linha está o comunicado emitido pela Conferência Mundial sobre Educação Superior (UNESCO, 2009) que, enfatiza a responsabilidade social do ensino superior, destacando a necessidade de avançar o entendimento, a partir de aspectos Econômicos, Sociais, dimensões científicas e culturais, dos desafios globais e a capacidade de responder a eles. Ela deve gerar liderança na Sociedade do Conhecimento Global para enfrentar os desafios globais, como segurança alimentar, mudanças climáticas, gestão da água, o diálogo intercultural, energias renováveis e de saúde pública. A agenda global de educação deve contribuir como afirma o texto, para a Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável e Progresso em direção à acordos a nível internacional de Desenvolvimento do Milênio, que inclui Desenvolvimento do Milénio (ODM) e da Educação para Todos (EPT).
A UNESCO considerou a conferência como um evento subseqüente a Conferência Mundial sobre Educação Superior (Paris), (2009).
Todos os participantes da conferência irão receber o próximo relatório GUNI Ensino Superior na 4 World "Compromisso Educação Superior para a Sustentabilidade: a partir de Entendimento para a Ação" (publicação em 2011)

Serviço:
A V Conferência de Barcelona acontece de 23 a 25 de novembro (Barcelona)

Fonte: Site do Guni acesse o link: http://www.guni-rmies.net/conference2010/page.php?lang=2&id=7

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Coral Borandá Brasil últimas apresentações


Um passeio pelo repertório da música popular brasileira. É o que sugere “Borandá Brasil", o mais novo espetáculo do Coral da Universidade Federal do Ceará. O show conduz à viagem de um circo intinerante, que movimenta-se através do universo de símbolos artísticos brasileiros, estabelecendo um nexo com a produção musical de diversas regiões do país. Em uma tenda circense, múltiplas atrações sonoras da vida brasileira convidam a todos para andar pelo país.
Inspirado na obra de Darcy Ribeiro, a concepção do espetáculo anuncia em diversos momentos as esferas que compõem as etnias de formação do "povo brasileiro". Sendo assim, o mosaico de vocabulários simbólicos se estende para elementos da cultura indígena, africana, nordestina, europeia, ou seja, toda a diversidade cultural que se condensou em nossa formação. Vários elementos estão ali: o sertão nordestino, as grandes cidades que atravessam a noite embaladas pelo som da música urbana e, especialmente, o artista brasileiro, que festeja e denuncia a magia real do país.
“Borandá Brasil". Este é o chamamento, o desafio que o Coral da UFC resolveu aceitar: “andar pelo Brasil sendo um povo menino que, aos poucos, aprende a andar sobre seus próprios pés – pés indígenas, pés sertanejos, pés urbanos, pés negros. Enquanto andamos, cantamos. O canto é nossa estrada e nossas sonoras pegadas nos levam a alguns recantos da terra brasilis”, explicam os diretores do espetáculo, Erwin Schrader e Elvis Matos.
O Coral da UFC acredita que este momento é mais do que oportuno para uma caminhada brasileira à brasileira, uma caminhada que busca a própria identidade nas identidades múltiplas que formam nossa cultura. Embarcando nas canções, o coral vai cantando, chegando daqui e dali como se fora brincadeira de roda e esperando que nessa viagem todos embarquem juntos.

Mais informações:
O Processo de montagem de um espetáculo desenvolve competências artísticas e humanas de maneira que todo o grupo experimenta um rico processo de crescimento formativo. Pela primeira vez o Coral da UFC se propõe a montar um de seus espetáculos tomando como ponto de partida o diálogo com um espetáculo anterior, o “Borandá Brasil”, realizado em 2004, buscando, de forma semelhante, traçar um panorama da Cultura Brasileira.
O espetáculo “Borandá Brasil” foi apresentado em teatros do Brasil e teve repercussão internacional, através de uma turnê na Alemanha, em 2005. A montagem de “Borandá Brasil”, em 2010, será como uma recriação e uma resposta a uma idéia que busca reconhecer na cultura brasileira o lastro essencial para a realização de um espetáculo coral.

SERVIÇO:
Espetáculo "Borandá Brasil", do Coral da Universidade Federal do Ceará
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - CDMAC
Datas: Cartaz todas as sextas, sábados e domingos de novembro.
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 14,00 / 7,00. 60min. Classificação livre.

Fonte: http://www.coral.ufc.br/imprensa/boranda-brasil-estreia-hoje

I Semana de Agricultura da Unilab

A Universidade da Integração Internacional (Unilab) realizará a Semana de Agricultura, sua primeira atividade de extensão, de hoje (24) até sexta-feira, 26 de novembro.
O evento acontece no campus de Educação Ambiental e Ecológico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti. A Semana constará de minicursos e tem como público-alvo agricultores e a comunidade interessada da região do Maciço de Baturité.
Serão ofertados os seguintes minicursos: Agricultura comparada; Adubos alternativos; Agroecologia; Relação solo e ambiente; Poluição e impactos ambientais; Boas práticas agrícolas; Plantas medicinais; Sistema de irrigação alternativo e Gestão de bacias hidrográficas.
Os cursos têm duração de quatro horas, com exceção do de Plantas Medicinais, programado para oito horas. As inscrições, no valor de R$ 5,00 ou o equivalente em produtos agrícolas, podem ser feitas no escritório da Unilab em Redenção, nas secretarias de Agricultura dos municípios do Maciço ou enviando solicitação pelo e-mail: sec.unilab@ufc.br
Cada participante pode inscrever-se em dois cursos por dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFC

Logomarca da Unilab

Apresentamos no Blog o resultado da pesquisa referente a escolha da Logomarca da Universidade.
Dando continuidade a um processo de integração, agradecemos a participação de toda a equipe da Unilab que contribuiu com sua opinião no processo de escolha da nova Logomarca da Universidade da Integração Internacional-UNILAB.
Ressaltamos que sua participação foi extremamente importante no processo de democratização da escolha. "Fico muito feliz por atingirmos o objetivo com a votação, considero de grande importância o envolvimento de todos nesse processo, isso mostra a construção de uma nova filosofia dentro de uma Universidade", afirma o Reitor Paulo Speller. A nova logomarca foi eleita com mais de 65% dos votos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Corações de estudantes

Por José Vicente
A revolução mais vistosa produzida pelo novo sentido da educação brasileira é a chegada dos negros ao ensino superior, uma grande vitória

Decisivamente, a educação tem galvanizado a discussão social e se internalizado incontroversamente como fundamento indispensável de sustentabilidade econômica e social do país.
Com razão, seja pelos imperativos da modernidade tecnológica, seja pelas necessidades das novas tecnologias sociais, viver, sobreviver e prosperar passou a ser tarefa complexa, exigindo de pessoas e nações novas e aprofundadas competências, refinada capacidade criativa e extrema habilidade de montagem e gestão de estratégias.
Educação de qualidade, inclusiva, que valorize a diversidade étnico-racial, fundada nos valores da cidadania e instituída como valor social, além de promover acesso ao conhecimento qualificado e melhoria de talentos e qualidade de cidadãos, promove a equalização de oportunidades entre diferentes, democratiza o acesso aos espaços de prestígio social, permite a integração e a participação intensa nas discussões das prioridades e escolhas nacionais. Esse deve ser o sentido inexorável da nova educação.
Enquanto essas premissas permeiam lentamente a nova educação brasileira, a boa nova é que a educação está chegando aonde mais precisava chegar: às classes menos favorecidas. De 2002 a 2009, as classes C e D passaram de 7,3% para 15,3% dos discentes, e pesquisas apontam que nesse grupo social é intenso o otimismo e a confiança na educação como bem duradouro para promoção de melhoria de vida e ascensão social.
Mais, a revolução mais vistosa produzida pelo novo sentido da educação brasileira é a chegada dos negros ao ensino superior.
Somados os programas federais e estaduais de ações afirmativas, como o ProUni e as cotas, e as parcelas significativas de negros que compõem as classes C e D, a partir deste ano, mais de 30 mil jovens negros formados chegam ao mercado.
Uma extraordinária vitória para toda a sociedade brasileira.
A Faculdade Zumbi dos Palmares tem muita honra de contribuir para a construção desses novos valores e de ser uma das pioneiras nessa construção.
Com 90% dos seus 1.700 alunos negros autodeclarados, 30% deles inscritos em programas de trainee em ambiente corporativo e 50% dos seus formandos efetivados em conceituadas empresas do país, a faculdade tem tido papel de extrema relevância para tornar o caminho da inclusão do negro na sociedade brasileira pela educação cada vez mais livre.
Honrados e agradecidos, na noite de 15 de novembro, na Sala São Paulo, entregamos a oitava edição do Troféu Raça Negra, em homenagem àqueles que contribuem para que nosso sonho se torne todo dia realidade; a todos os que acreditam na capacidade de revolução da educação e que entendem a diferença como talento e criatividade para aprimoramento e mudança.
Erguemos um brinde à nossa crença de construir o novo e de melhorar o futuro.
Mandamos nossas notícias do lado de cá ao menestrel Milton Nascimento, o grande homenageado da noite, e reafirmamos a ele e a nós mesmos nosso permanente compromisso de continuar a cuidar da vida, da amizade, do sonho espalhado no caminho; de cuidar da nossa juventude e da nossa fé de coração de estudante.

JOSÉ VICENTE, advogado, mestre em administração e doutorando em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, é reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo/Opinião

sábado, 20 de novembro de 2010

Em busca de novas parcerias o Reitor Speller embarca a Paris

Depois de uma longa jornada de trabalho em Fortaleza, a fim de adiantar as obras de instalação da Unilab, o Reitor Paulo Speller, continua não medindo esforços para aumentar, cada vez mais as parcerias da Universidade. Neste domingo (21) ele embarca rumo a Paris, onde desde a sua chegada já inicia suas atividades durante um jantar com o consultor Marco Antonio Rodrigues Dias, que o apoio nessa missão e preparou sua agenda, que aliás está com muitas expectativas "a agenda está muito bem preparada, espero trazer na bagagem muitas novidades e parcerias para nossa Universidade", afirma Paulo Speller.
Na perspectiva de negociar uma cooperação com a Most e Unisol, se encontrará com Cristina Von Fustenberg, Chefe da Seção de Política e de Cooperação na Seção Ciências Sociais da Unesco, em seguida conversará com a Sra. Lidia Brito, diretora no Setor de Ciências da UNESCO, em seu escritório. Serão muitos compromissos a cumprir por lá, abaixo você pode conferir todos os detalhes dessa viagem:



Reitor prestigia a Entrega do Prêmio Troféu Raça Negra em São Paulo

De volta ao Brasil, o Reitor Paulo Speller participou das atividades ligadas a Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares, convidado pelo Reitor José Vicente, foi conferir de perto a entrega do Troféu Raça Negra, na última segunda feira, (15) na Sala São Paulo, no centro da Capital Paulista, uma premiação anual que incentiva brancos e negros na promoção da igualdade social “foi muito interessante, uma conquista para o negro”, ressalta Speller. Mais de mil pessoas prestigiaram o evento. Entre as personalidades e autoridades presentes o Ministro dos Esportes Orlando Silva, Ministro Levandowisk do Supremo Tribunal Federal, o ator Milton Gonçalves, o cantor Luiz Melodia, mas quem tomou conta dos olhares de todos foi mesmo Minton Nascimento que ao “tom” de lágrimas enfatizou “eu quero falar uma coisa... que eu sempre falo em todo lugar do mundo... não existe cor, existe ser humano”. Ele foi o homenageado do ano com o tema de uma de suas composições Coração de Estudante, a qual inspirou artistas como Fafá de Belém, que interpretou a canção, entre outros como Jorge Vercillo, Maria Ceiça, Izabel Fillardes que também soltaram a voz no palco do Troféu que inclui em sua programação musicais. Foram premiadas 8 categorias entre elas: a de melhor ator/ atriz Cinema/Televisão, jornalista/apresentador(a), música e teatro. André Ramiro por sua excepcional atuação em Tropa de Elite II, levou a estatueta como melhor ator, já a categoria Teatro premiou Eliza Lucinda.
Essa premiação faz parte das comemorações do dia 20 de novembro em que se é comemorado o dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares. O Troféu Raça Negra desde 2008 faz parte do Calendário da Cidade de São Paulo.


 
Confira a lista dos premiados acessando o link:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Palestra com especialistas em projetos é ministrada aos professores da Unilab

Na manhã desta quinta-feira (18), os professores, coordenadores e pró-reitores participaram de uma palestra com a especialista em desenvolvimento de projetos Regina Frazão  e com o auditor fiscal da Unilab e da Universidade Federal do Ceará Emar Ribeiro sobre a elaboração e aprovação de projetos, convênios, contratos, descentralização de recursos, execução financeira para projetos de pesquisa e extensão, fluxo de processos administrativos, princípios de administração pública e principalmente de legalidade e de formalidade sobre as especificidades de excução de projetos na modalidade de educação à distância e aberta. Segundo a Professora Jacqueline Freire eles saíram mais fortalecidos desse encontro "mais orientados, com elementos básicos referente aos procedimentos administrativos".
Na sequência o Conselho da Unilab se reuniu com a Vice-Reitora Maria Elias Soares para dar continuidade as ações de inauguração da Universidade.



As tomadas de decisões na Unilab

Reitor Paulo Speller em reunião com
os colaboradores da Unilab
As atividades preparatórias à construção da Unilab, mesmo não tendo sido inaugurada, não param. Desde sua idealização no ano de 2009, os colaboradores se reúnem para que a mesma fique pronta em 14 de março de 2011, data prevista para sua inauguração. Ainda, ontem, dia 17 na sede da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, onde já existe uma parceria de colaboração com a Universidade da Integração Internacional, os professores Lourenço Ocuni Cá, Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo, os coordenadores George Leite Mamede do Curso de Engenharia de Energia, Albanise Barbosa Marinho do curso de Agronomia,  Andrea Gomes Linard do Curso de Enfermagem e Especialização em Saúde da Família, Maria Aparecida da Silva, do curso de Especialização em Gestão Pública e Licenciaturas em Espanhol e Português, o Pró-Reitor Jacques Therrien, a Pró-Reitora Adenia Guimarães, e a Vice-Reitora Maria Elias Soares, além da Chefe de Gabinete Leslie de Almeida Claudio, se reuniram com o Reitor Paulo Speller para discutir as ações finais de pré-inauguração da Unilab, em preparação a reunião de hoje que está acontecendo com a participação do Conselho da Unilab “ temos ainda, que afinar algumas coisas, para que dê tudo certo, pois a expectativa é muito grande”, afirma o Reitor. Foram muitas idéias para inovar desde a forma de atuação como também a forma de admissão dos discentes que farão parte dessa nova geração de formadores de opinião e conceito que serão aplicados em seus países de origem, considerando cada particularidade de cada país que faz parte dessa nova Universidade que visa integrar os países da Comunidade de Língua Portuguesa CPLP.
Reitor e a Professora Maria Aparecida da Silva 
Além disso, hoje também já são organizados seminários, palestras e eventos como forma de incentivo e divulgação da Unilab, geralmente realizados nos municípios do Maciço do Baturité em parceria com as Prefeituras das cidades.
O próximo passo do Reitor na cidade de Fortaleza agora, após várias reuniões intensas para tomada de decisões pertinentes também a estruturação das fases finais de construção de todo material de apoio a funcionalidade da universidade, é visitar o andamento das obras do Campus em Redenção, cidade onde está sendo instalada a sede da Unilab.

sábado, 13 de novembro de 2010

Visita a UniZambeze aumenta a parceria com Unilab


Reitor Paulo Speller (Unilab)
e Reitor Banghy Cassy
(UniZambeze)
 Depois da visita as instalações atuais e futuras construções da UniZambeze o Reitor da Unilab Paulo Speller ficou ainda mais entusiasmado com a parceria que está cada vez mais forte "muito proveitosa a visita, avaliamos como muito positiva tanto as instalações atuais como futuras", disse. Durante a visita, além da palestra ministrada aos estudandes, ressaltando a importância da Unilab, devido as oportunidades que se abrem aos países participantes, assinaram um Termo de Cooperação. Aproveitando a ocasião Speller convidou o Reitor Bhangy Cassy para vir ao Brasil participar do Seminário que está sendo organizado e será realizado em fevereiro na cidade de Redenção no Estado do Ceará "vai ser muito importante essa aproximação entre os países", e completou "quero agradecer aos colegas da UniZambeze, especialmente ao Reitor Bhangy, as atenções e gentilezas com que me receberam durante minha visita de trabalho".
Na passagem de volta a Maputo também foi concretizado mais uma ação entre as Universidades Speller assinou um Termo de Cooperação semelhante com a Universidade Pedagógica de Moçambique, com perspectivas promissoras principalmente no campo da formação docente. Paulo não mediu esforços para aproveitar cada minuto de sua missão a Moçambique, ainda em Maputo se reuniu com o novo Diretor da Unesco em Moçambique, Francisco Seddoh, togolense de renome internacional com quem acordou a formulação de um projeto de Cooperação na ES para o próximo ano.

Democratização do acesso à informação científica é a marca dos dez anos do Portal de Periódicos

O Portal da Capes aniversaria em grande estilo e recebe os parabéns do Reitor Paulo Speller diretamente da Africa "Parabéns, Emídio Cantidio, estou em Moçambique, onde avançamos na proposta de minters da UNILAB que certamente abrirão o nosso PORTAL DA CAPES aos participantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ampla divulgação em nosso blog", disse.

Acompanhe as comemorações de aniversário do Portal da Capes

Na abertura das comemorações dos dez anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada na última terça-feira, 9, em Brasília, o diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio, falou que um dos motivos do sucesso do Portal é que ele se transformou em uma ferramenta imprescindível para a democratização do acesso à informação científica. "O Portal é fundamental para que a comunidade brasileira tenha acesso rápido ao que é produzido em ciência. Ele nivela o conhecimento disponível para pesquisadores do interior do Brasil com o do resto do mundo."
Mais duas razões foram elencadas pelo diretor como essenciais para o amplo desenvolvimento do Portal. "A parceria de todos que fazem a ciência brasileira é outro fator que contribui para o sucesso, pois sempre contamos com o apoio de vocês, já que o portal não se desenvolve sozinho." Emídio Cantídio também citou o fato de a Capes sempre olhar para o futuro, planejando novos passos para aperfeiçoar a ferramenta, e finalizou agradecendo aos profissionais da Capes, que compõem a equipe do Portal de Periódicos.
Diretores da Capes e convidados
 abrem as comemorações do
 aniversário do portal
(Foto: ACS/Capes)
Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota, o Portal de Periódicos quebra o paradigma de que não é possível realizar no país trabalhos de qualidade para uma grande quantidade. "O Portal, com seus mais de 20 mil periódicos, constitui a possibilidade real desse feito", afirma. Mota descreveu como o Portal de Periódicos pode contribuir para a inclusão do Brasil na nova era do conhecimento. "Estamos no limiar de um novo mundo, em que toda a informação estará disponível imediatamente e gratuitamente. Nesse novo cenário o mais importante é a gestão da informação. E quando essa realidade chegar, o Brasil já estará preparado", concluiu.
A história do Periódicos também está contada na exposição inaugurada durante a solenidade. Portal de Periódicos: 10 Anos promovendo a democratização do conhecimento científico e tecnológico no Brasil é o nome da mostra que retrata um pouco da trajetória da política de promoção do acesso ao conhecimento, desenvolvida pela Capes.
Primeira década do Portal do
Periódicos é contada em exposição
(Foto: ACS/Capes)
Impactos na pesquisa

O evento contou com a assinatura da renovação de contratos com as editoras para 2011 e foi palco da conferência 10 Anos do Portal de Periódicos na vida acadêmica Brasileira: impactos da pesquisa e pós-graduação, proferida pelo professor Jairton Dupont, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
"Essa data significa muito para a ciência brasileira", afirmou Dupont. Segundo o professor, tentar fazer ciência antes da invenção do portal era uma tarefa árdua. "Encontrar o conhecimento que estava sendo produzido no mundo era muito difícil. O acesso às revistas científicas, por meio de bibliotecas de referência, demorava pelo menos um ano", contou.
Jairton Dupont exemplificou com a área de Química o aumento da produtividade dos cientistas brasileiros e a interiorização do conhecimento promovidos pelo Portal de Periódicos. "A produção saltou de 0,25 artigos por ano por pesquisador para quase 3. Se antes só uma biblioteca possuía as informações completas, agora os conteúdos não estão mais restritos aos grandes centros".
Prêmio
O aniversário do Portal também serviu como homenagem a docentes que mais publicaram artigos e contribuíram para o melhor uso e disseminação da ferramenta. Três professores e os representantes de seis instituições de ensino superior foram premiados pela sua participação no desenvolvimento da ciência brasileira. As premiações foram oferecidas Capes, em parceria com três editores internacionais: a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a ASTM International e o Institute of Physics (IOP).
Como representante dos premiados, o professor Sergio Verjovski Almeida, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo relembrou os tempos em que o acesso a informação científica era mais restrito. "Minha geração viveu um período em que era muito difícil o acesso a revistas científicas", ressaltou.
Comunidade científica participa
da solenidade na sede da Capes
(Foto: ACS/Capes)
Verjoski comemorou o crescimento do acervo em dez vezes nos últimos dez anos e o número de instituições com acesso, que aumentou quatro vezes. "O Portal é um dos principais responsáveis pelo aumento da produção científica brasileira que vimos na última década." O professor aproveitou ainda para fazer uma homenagem à bibliotecária Emília Bustamante, responsável pela biblioteca da Fiocruz nos anos 60.
O Prêmio Capes/AAAS foi concedido aos pesquisadores de instituições brasileiras que mais publicaram artigos nas revistas Science, Signaling e Translational. Receberam o Prêmio Capes/ASTM, as instituições participantes do Portal de Periódicos que mais utilizaram as normas técnicas da base ASTM International em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já o prêmio Capes/IOP foi entregue às instituições usuárias do Portal de Periódicos que tiveram o maior crescimento, entre 2009 e 2010, no uso dos títulos do Institute of Physics.
A ocasião também serviu como lançamento da nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) que traz um especial sobre os dez anos do Portal de Periódicos. Um dos objetivos da edição temática é a abertura de espaço para as pesquisas realizadas sobre o Portal de Periódicos por diferentes áreas do conhecimento. A Revista busca assim traçar os desafios da política brasileira de acesso à informação científica em meio digital para os próximos anos.
Representantes da Capes lançam
duas novas edições da RBPG
(Foto: ACS/Capes)
De acordo com a editora da revista, Isabel Canto, a edição especial do Portal marca uma nova era da publicação. "Além de ser o primeiro número temático, temos um novo layout que surgiu de um concurso para uma nova identidade visual. Estamos dando início às comemorações dos 60 anos da Capes", afirma. A RBPG traz oito artigos nacionais e internacionais sobre o portal e a gestão da informação científica.
O Portal
Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atende a um grupo de mais de 300 instituições, entre instituições públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 21.000 títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.
Dada a relevância no cenário da pós-graduação brasileira, o Portal de Periódicos tem se consolidado como objeto de estudo, sendo investigado por pesquisadores e grupos de pesquisa de áreas como ciência da informação, ciências sociais aplicadas e ciências da computação, ente outras.

Conheça mais:
Fonte: Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Orçamento da União 2011 destina R$ 47 milhões para UNILAB

Orçamento Geral da União para 2011, através do programa Brasil Universitário, destina recursos da ordem de R$ 47 milhões 432 mil 425 reais para a UNILAB – Universidade da Integração Internacional. A informação é do senador Inácio Arruda, um dos relatores setoriais do Orçamento, acrescentando que, deste total, R$ 32.000.000,00 para infra-estrutura e R$ 15.432.425,00 para custeio.
Atualmente, a UNILAB funciona em um prédio cedido pela Prefeitura de Redenção. As aulas estão previstas para o primeiro semestre de 2011, iniciando com os cursos de enfermagem, agronomia, administração pública, engenharia de energia e licenciatura em ciências da natureza e matemática. Cada curso terá 70 vagas.
São ao todo 350 vagas, sendo 175 para brasileiros e 175 para alunos dos cinco países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe - e dos asiáticos - Timor Leste e Macau. Para os estudantes brasileiros, a seleção será feita a partir das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Já os estrangeiros serão selecionados a partir de processos diferenciados. Para tanto, a instituição preparou uma versão das provas do Enem que podem ser aplicadas, com a possibilidade de adotar o PEC-G (Programa Estudante-Convênio da Graduação), usado pelas universidades federais para selecionar alunos de outros países.
Os países de língua portuguesa serão atendidos primeiro, mas o projeto da universidade prevê expansão gradual da oferta de vagas para todo o continente africano.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda

Programa Saberes da Terra coordenado pela Professora da Unilab ganha Medalha Paulo Freire

Após três longos anos de muito trabalho e comprometimento uma recompensa especial, além de ver o programa Saberes da Terra prosperar recebeu a Medalha Paulo Freire. Resumidamente é assim que se pode vislumbrar a experiência da Jacqueline Freire, hoje Professora da Unilab que com maestria conduziu a coordenaçao de formação de educadores do campo e jovens camponeses da Amazônia, essa experiência lhe rendeu reconhecimentos diversos a começar pelo primeiro lugar de classificação do programa "e, se a ordem das experiências é uma classificação, nos honra estarmos em primeiro lugar", afirma a professora. Os elogios aumentam, e diretamente de Moçambique onde está participando de atividades ligadas a Unilab e a visita do Presidente Lula aos polos da Universidade Aberta instaladas no continente africano, o Reitor Paulo Speller envia uma mensagem "parabéns! Por acreditar na nossa equipe, é que conseguiremos alcançar cada vez mais o objetivo dessa universidade que é integrar pessoas, que cada vez mais nos orgulham". A professora Stela Meneghel complementa "é uma alegria e um orgulho para todos nós o reconhecimento do seu trabalho e equipe na UFPA. Que a continuidade das suas ações - aqui na UNILAB, permita não só novas medalhas, mas também a ampliação do sentido e do serviço da Universidade pública a favor de toda a sociedade".
A classificação da Medalha ficou distribuída entre os cinco melhores conforme segue: - Universidade Federal do Pará Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense - SEMED Manaus Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa - SEMED Angra dos Reis Projeto EJA Guarani - Rio Grande do Sul SEMED Erechim CEJA Erechim - Piauí SESC LER Projeto Partindo da Matéria Prima.
No ano de 2010, além dos cinco Projetos agraciados com a Medalha Paulo Freire, receberão Menção Honrosa os Projetos: Intergeracional da Universidade Estadual do Maranhão e Círculos de Leituras de Jovens, Adultos e Idosos da SEDUC Paraná, pelo trabalho que vêm desenvolvendo com os idosos numa perspectiva de inclusão social, de apropriação de seus direitos e pela abrangência social dos Projetos.
Para concessão da Medalha foram avaliados às experiências de Educação de Jovens e Adultos vinculadas à alfabetização, sua continuidade no Ensino Fundamental e Médio, além de sua interface com o mundo do trabalho.
A Medalha Paulo Freire será entregue no dia 29 de novembro de 2010, às 19h durante a abertura da II Semana de Educação para Jovens e Adultos-EJA , que será realizada em Brasília/DF.

Abaixo acompanhe a mensagem, quase um poema que a professora Jacqueline Freire encaminhou ao MEC, sociedade civil, UFPA, IFPA... em agradecimento ao prêmio: 
Há uma alegria incontida em nós ao sermos premiados com a Medalha Paulo Freire. E, se a ordem das experiências é uma classificação, nos honra estarmos em 1o lugar.
A premiação consolida a experiência político-pedagógica e de formação em rede liderada pela UFPA, sob minha coordenação e dos companheiros Evandro Medeiros (UFPA/Campus Marabá) e Romier Sousa (IFPA/Campus Castanhal).
A UFPA, UFRA, UEPA, IFPA/Campus Catanhal, o Fórum Paraense de Educação do Campo, a UNDIME, as Prefeituras Municipais, os Movimentos Sociais, Educadores/as, Educandos/as, sujeitos educativos do campo construíram a experiência premiada.
Vivenciamos a experiência como quem tece sonhos, revestidos com fios de direitos, oportunidades, solidariedade, justiça social... A convicção de que outro mundo é possível, de que jovens e adultos camponeses são sujeitos de direitos, de que a Amazônia sustentável é um imperativo, nos moveu a cada dia durante os três anos do Saberes da Terra.
A certeza da solidez da nossa experiência permitiu que a visita do MEC ocorresse mesmo eu estando em Moçambique. A rede foi/é sólida. Somos um movimento pela Educação do Campo no Pará, na Amazônia, no Brasil. Universidades, Movimentos Sociais, Entidades, Governos, juntos, numa só voz e luta. De mama África, meu coração pulsava e encontrava todos/as que estavam na imensidão de nossas terras, florestas e águas amazônicas para sermos "visitados, avaliados". Os relatos posteriores indicaram a intensidade das emoções em cada intervenção e gesto de nossos egressos que acolheram o MEC, as instituições parceiras.
É importante a conquista da Medalha para o Programa Saberes da Terra e assim o dividimos também com o André Lázaro, Armenio, Munarim, Raquel, Raquelzinha e tantas outras mãos, mentes e corações que teceram esse sonho/realidade no país e na Amazônia.
Hoje, sou professora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional). Vivo a UNILAB com a intensidade que vivi a UFPA, que mora do lado esquerdo do peito. A Amazônia e a UFPA serão minha morada também, por tudo, sempre.
Estamos em festa. Muito obrigada!
A equipe da Redação também lhe envia um recado " desejamos muito sucesso e que seu trabalho continue lhe rendendo frutos cada vez mais sólidos, Parabéns".

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estudantes da UniZembeze se interessam cada vez mais pela Unilab

Cerca de duzentos estudantes da cidade de Beira, participaram esta tarde da palestra ministrada pelo Reitor Paulo Speller da Unilab, que explicou como a Universidade vai funcionar no Brasil, esclarecendo as dúvidas dos discentes que não foram poucas. Segundo o Reitor o maior interesse foi nos cursos de graduação da Universidade da Integração Internacional que vai possibilitar aos interessados da cidade de Beira uma nova oportunidade de estudo que vai contar com ensino superior de qualidade e de formação voltada para atuação no próprio país de origem do estudante, esse inclusive é o maior desafio da Unilab "todos os esforços de nossa equipe estão voltados para concretizar esse desafio, que vai ajudar no crescimento da economia local", afirma Speller.
Vale ressaltar que também tiveram interesse no Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) que visa a concessão de bolsas de mestrado e doutorado objetivando o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional. Essas bolsas são concedidas em todas as áreas de conhecimento nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional. Para quem se inscreveu no programa em 2010, fique atento ao resultado que será divulgado em dezembro de 2010. E, para quem quer ingressar ou conhecer mais sobre o programa também vale a pena ficar de olho nessa oportunidade através do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a qual desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
Após assinar um convênio com a Universidade, Speller seguiu para jantar com o Reitor Bhangy Cassy.

Para mais informações sobre o Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) acesse o site: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

Professores da Unilab também estiveram na UniZambeze

 Num rápido bate papo por internet com o professor da Unilab Francisco Nildo da Silva, Dr. Solos e Nutrição de Plantas (UFLA/UCR-USA) que visitou juntamente com a professora Jacqueline Freire a UniZambeze entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro, ele falou da importância da visita do Reitor Paulo Speller a Universidade, que desde o dia 07 de novembro está no continente Africano, participando de diversas atividades, entre elas uma visita a cidade de Beira, capital da Província de Sofala a convite do Reitor Bhangy Cassy da universidade UniZambeze. Hoje inclusive realizou uma Palestra aos estudantes com o foco na oportunidade que se abre com a implantação da Unilab. Acompannhe:

Redação-Quais foram as impressões referente a Unizambeze?
Professor-As impressões foram a melhores possiveis, uma universidade bem articulada para o desenvolvimento da região onde a mesma está inserida (região de abrangencia do rio Zambeze). Com diretores bem qualificados, mas com pouco professores e apenas com graduação. Uma grande demanda dos alunos para o seus cursos de graduação. A universidade não tem ainda infraestrutura própria, mas o gonverno já licitou a construção dos vários campis no interior do país. A universidade está em construção com apenas um ano de existência, e desta forma a integração com a Unilab é muito oportuna e importante para ambas as instituições.
Redação-Quais as principais diferenças entre as Universidades daqui e de lá?
Professor-Não há muitas diferenças entre as nossas universidades públicas, ou seja oferecer uma universidade pública, de qualidade e gratuita. A diferença que nós observamos foi no método de ensino eles adotam o de Bolonha, ou seja o aluno faz um período de 3 anos, que seria um técnico e se continua mais 2 anos se torna graduado (lincenciatura).
Redação-Quais as expectativas para visita do Reitor Paulo Speller a UniZambeze?
Professor-A expectivas são as melhores possiveis, no que diz respeito as parcerias e concretização do nosso mestrado interinstitucional, entre a Unilab e UniZambeze. A nossa missão em Moçambique teve como um dos objetivos analisar a viabilidade da construção desse mestrado, e que tecnicamente poderá rapidamente se tornar uma realidade de acordo com o que foi visto e conversado com os parceiros moçambicanos.

Durante jantar em Moçambique Presidente Lula anuncia investimentos no continente Africano e fala da importância da Unilab

Presidente Lula discursa durante
jantar oferecido pelo presidente de
Moçambique Armando Guebuza
Maputo, Moçambique, 09/11/2010)
Antes de embarcar para reunião do G-20 em Seul, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, dentre as diversas atividades que participou em Moçambique, foi a um jantar oferecido pelo Presidente de Moçambique, Armando Guebuza.
Durante o jantar o presidente Lula, que vai se despedindo de seu mandato onde realizou sua primeira viagem como chefe de Estado, enfatizou a importância da parceria entre o Brasil e a África “Moçambique é hoje o maior parceiro da cooperação brasileira na África”. Hoje são mais de 30 iniciativas em curso nas áreas de saúde, educação, formação profissional, esporte e ciência e tecnologia.
Segundo o Presidente a implantação de polos da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique é outra iniciativa de grande alcance social “pois permitirá aos mais pobres o acesso à educação superior”. Completa ainda “a Universidade Aberta terá efeito multiplicador. Fomentará a educação de qualidade em todos os níveis, pois seu foco prioritário é a capacitação de professores da educação básica”.
A expectativa do presidente é que a haja um crescimento considerável na educação através da Universidade Aberta, que pretende chegar, em 2012, com 7.900 mil alunos em Moçambique. Além disso, ressaltou mais uma vez a importância da inauguração da Unilab no Brasil que está para acontecer no primeiro trimestre de 2011, na cidade de Redenção, no estado do Ceará, “onde nós queremos pelo menos cinco mil alunos africanos e 5 mil alunos brasileiros aprendendo aquilo que nós precisamos aprender para ajudar a desenvolver”. Disse. Ainda durante o dia, ele inaugurou os três polos, participou da aula magna e reforçou aos estudantes “nós precisamos discutir com muito carinho como levar esses estudantes africanos dos países de língua portuguesa ao Brasil, e não, facilitar apenas o estudo deles, e não criar as condições para que eles, chegando ao Brasil, não queiram mais voltar para Moçambique. Se isso acontecer, será um fracasso do nosso projeto de ajudar a África a se desenvolver. O investimento que estamos fazendo só tem razão de ser se esse menino e essa menina puderem aprender e voltar para a sua pátria para ajudarem essa pátria a se desenvolver, aplicar aqui os ensinamentos aproveitados nas nossas universidades”.
Outra parceria relevante se dá com o início das atividades da fábrica de antirretrovirais, o Brasil espera contribuir para combater pandemias e salvar vidas. Segundo o presidente trata-se de uma forma de crescimento da economia local e expansão da tecnologia, na qual o Brasil está contribuindo com o conhecimento e a tecnologia para que Moçambique possa ter uma política farmacêutica, além de impulsionar as políticas públicas de combate à Aids. Moçambique poderá produzir remédios para outras regiões da África e tornar-se centro de capacitação e treinamento para o todo o continente africano.
O Presidente ressaltou ainda a parceria no campo da agricultura. Em colaboração com o Japão, será desenvolvido a partir de 2011 o Pró-Savana. Essa cooperação procura reproduzir, no Norte de Moçambique, o sucesso do Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que transformou a região central do Brasil – antes, área improdutiva – num dos principais celeiros da agricultura brasileira.
Falou ainda sobre a importância da participação nesse processo todo do empresariado brasileiro que “compartilha do nosso entusiasmo e otimismo quanto às possibilidades de Moçambique”. E, lembrou que além da participação da Mineradora Vale do Rio Doce, no projeto de extração de carvão em Moatize, outras empresas brasileiras presentes em Moçambique contribuem para o desenvolvimento da infraestrutura do país. A Camargo Corrêa participa no projeto hidrelétrico de “Phanda-Ankua”, e a Odebrecht atua nas obras no Porto da Beira. “As empresas brasileiras têm que vir aqui, sobretudo para ajudar a construir a riqueza que o povo de Moçambique precisa para se desenvolver e se transformar em uma nação forte economicamente e justa socialmente”, ressaltou o presidente e anunciou que dos US$ 300 milhões que foram acordamos como financiamento brasileiro a projetos de infraestrutura moçambicanos, os primeiros US$ 80 milhões já estão liberados para as obras do aeroporto de Nacala. O Brasil espera com isso alavancar as exportações, aumentar o número de empregos e melhorar a saúde e educação.
O presidente levantou ainda, a possibilidade de dentro das perspectivas da tecnologia avançar em direção a um padrão de TV digital comum, que proporcionará a América do Sul e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral na vanguarda do acesso democrático à informação.
Em termos de economia global o Presidente ressaltou ainda a necessidade de dar mais importância a países como a África e afirmou “a reforma das instituições globais não pode ignorar a crescente importância da África e da América do Sul. Nossas economias estão entre as mais dinâmicas do mundo e entre as que primeiro retomaram o crescimento após a crise financeira”, disse ainda, “é preciso que o Banco Mundial e o Fundo Monetário abandonem, de uma vez por todas, seus dogmas obsoletos e condicionalidades absurdas”. Referindo-se as experiências anteriores de longa data, o presidente alertou da necessidade de não voltar ao passado “ajustes recessivos acarretam recessão, desemprego e mais desigualdades sociais. A instabilidade cambial e as desvalorizações competitivas de moedas só alimentam o círculo vicioso da ação unilateral e estimulam o protecionismo em todo o mundo”. Completou.
O presidente reforça a idéia que para haver paz no mundo é preciso olhar mais para o continente africano “tenho certeza de que não pode haver paz e desenvolvimento no mundo se a comunidade internacional não se voltar para o continente africano”. O qual ele julga ter uma dívida histórica “foi com essa visão que nós viemos ao continente africano pagar uma que só pode ser paga com demonstrações de solidariedade, de compreensão e de política de compartilhamento das coisas boas que sejamos capazes de produzir, o Brasil deve muito da sua formação política, cultural e, por que não dizer, da cor e do jeito de ser de 185 milhões de brasileiros”.
Ao final do discurso Lula enfatizou “este país é um país maravilhoso” e destacou “eu não sei, ele já foi chamado de Princesa do Índico, de Rainha do Índico, ou seja, todos os adjetivos elogios possíveis Portugal fez a Moçambique quando aqui ele governava. Nós, agora, precisamos dizer o mesmo, com Moçambique livre e independente”. E, reafirmou a continuidade do trabalho com a Presidente eleita Dilma Rousseff, “ela tem os mesmos compromissos que eu tenho com a África porque ela participou, junto comigo, da elaboração de muitas das políticas que nós fizemos na África. Portanto, estejam certos de que a política do Brasil para o continente africano e para Moçambique irá continuar e irá se fortalecer”.

Acompanhe as autoridades presentes no Jantar: Armando Guebuza, presidente da República de Moçambique, Aires Ali, primeiro-ministro de Moçambique, ex-presidente de Moçambique, Chissano, Oldemiro Marques Balói, ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, presidente da Assembléia, Verónica Macamo, Embaixador Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do Brasil, Cid Gomes, governador do estado do Ceará Senador Marcelo Crivella.

Fonte: Secretaria de Imprensa da Presidência da República
Foto: Ricardo Stuckert/PR

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lula convida moçambicanos para lançamento da pedra fundamental da Unilab

Presidente Lula durante
visita às instalações do
Instituto Nacional de Educação
 a Distância (INED), em Maputo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os moçambicanos para o lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal da Integração Internacional (Unilab), prevista para o dia 10 de dezembro. O convite de Lula aconteceu ontem (09.11), em Maputo, capital de Moçambique, durante a instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, no Instituto Nacional de Educação a Distância (Ined). Ao lado de Lula estava o governador do Ceará Cid Gomes, aliás o único governador a integrar a comitiva presidencial. Em Moçambique, Cid reforçará a parceria com países africanos para a integração na Unilab. “Todos vocês estão convidados para, acho que no dia 10 de dezembro ou quando a minha agenda permitir, ainda este ano, a gente lançar a pedra fundamental da Unilab. A Universidade Afro-Brasileira é uma universidade pensada para ter metade de alunos brasileiros, metade de alunos africanos para que a gente possa, no estado do Ceará, na cidade de Redenção, onde foi a primeira cidade a começar a luta pela libertação da escravidão, a gente ter uma universidade para acolher milhares de jovens da África para estudar”, explicou Lula.
O Reitor da Unilab Paulo Speller também está acompanhando tudo de perto e acrescenta "o convite aos moçambicanos para esse encontro no Brasil só vem a valorizar a parceria que está sendo firmada, além disso aproxima as relações".
No discurso, Lula reforçou ainda a necessidade do poder público investir em educação como uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade de vida. “Essa combinação é que pode permitir que a gente, sem pegar em uma arma, sem ferir um companheiro, a gente possa fazer a mais importante revolução que um ser humano possa fazer: a revolução do progresso, a revolução da distribuição de renda, a revolução do conhecimento, a revolução de garantir a cada homem e a cada mulher do planeta Terra o direito de tomar café, almoçar e jantar todo santo dia, porque sem isso nós não seremos ninguém”, disse Lula.
Ainda na manhã desta quarta feira o presidente visitou às instalações da futura fábrica de antirretrovirais, em seguida participou da cerimônia alusiva à visita às instalações da futura fábrica de antirretrovirais e logo mais a tarde, a comitiva segue para Seul, capital da Coreia do Sul, para participar da reunião do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20). Lá, Cid Gomes manterá contatos com dois parceiros na instalação da siderúrgica do Pecém, a Posco e a Dongkuk.
Enquanto isso o Reitor da Unilab Paulo Speller segue para Beira para conhecer a UniZambeze, onde fará uma palestra direcionada aos docentes e estudantes incentivando as oportunidades que se abrem com a implantação da Unilab.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Imprensa da Presidência da República
Foto: Ricardo Stuckert/PR

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Griots: II Colóquio Culturas Africanas


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras realizarão no período de 25 a 27 de maio de 2011, na cidade de Natal-RN, o II Colóquio de Culturas Africanas – Griots, dando assim continuidade à iniciativa que em 2009 organizou o I Colóquio de Culturas Africanas: Linguagem, Memória e Imaginário.
Esse evento oportuniza diálogos importantes entre professores, pesquisadores, discentes e escritores interessados em discutir questões envolvendo África. A segunda edição do Colóquio “Griots” traz novos desafios não apenas envolvendo questões voltadas à literatura africana, mas visa ampliar debates sobre a importância das mídias em torno da luta contra todo tipo de violência, preconceito e racismo.
O racismo evidencia as consequências da opressão exercida por uma cultura dominante, que atinge as comunidades afro-descendentes, a cultura, e também a política e o ser psíquico. Nesse sentido, o Griots 2011 analisa a violência excedente em um mundo que subverte e altera tanto as coletividades quanto os sujeitos em seu dever pessoal.
Ao abrigar um evento dessa natureza, estamos falando sobre a desigualdade e a redução do sujeito em objeto, da substituição do ser pelo ter, estamos falando sobre o apagamento de línguas marginalizadas, estamos falando sobre as conseqüências da modernidade em um mundo desprovido de seu maior luxo: as relações humanas.
Se é pela cultura que se dá a criação das fagulhas do imaginário racista, é pelo discurso que ele se estabelece no meio de nós. Nos sistemas capitalistas, entre o explorado e o poder, interpõe-se uma multidão de discursos sobre a moral humana. Quadros e giz a postos nos muros das escolas públicas e particulares. Muro convite. Muitas vezes discriminação e preconceito também começam dentro da sala de aula: silêncio. Cale-se. Eu sou a voz, você apenas o ouvido, você é o meu não; eu sou o seu sim. E ponto final na lição. Na hora da prova: d’escola a cola que não descola.
Em meio a tudo isso, quem faz uso da escopeta, das balas perdidas, dos meninos “aviõezinhos”? Onde se esconde a violência que se estatela dos guetos aos semáforos? Por quais luxos batem em rostos plugados no mundo virtual? Por quais terras invadem a noite dos travestis naufragando a igualdade? Nos espaços para abreviar grafites, novos poemas se picham: “No mundo, não há vencedor, não há perdedor, há vidas vazias, vidas intensas de poesia”.
Como devemos abrir a porta da poesia para novos canais humanos? A imagem da imagem reflete várias imagens em um só espelho. Como diz Mia Couto [2008]: “Cura-me de sonhar, doutor”.
Nessa perspectiva, o evento Griots analisa a linguagem que nos intoxica pelo discurso da violência, do preconceito, do racismo, pois como salienta Inocência Mata: “os discursos oficiais são sonhos ritualizados, expressões, estereótipos criminosos com que se pretendiam esconder a realidade e erguer respeitáveis fachadas [das figuras públicas] e terríveis máquinas de guerra, que num espaço de um só dia se desmoronou”.
Em verdade, somos sujeitos de nossa história, quando somos atores de nossa história política. “Oh, meu corpo, faça sempre em mim um homem que interroga.” [Frantz Fanon]. E quando eu não interrogar, vigiai-me para não esquecer o furo da canoazinha na maré das sereias-respostas.

Organizadores

Confira o texto na integra e mais detalhes do evento no http://www.ufrn.br/ufrn2/coloquioafricano/index.php

Maputo uma cidade em Construção da Cidadania aberta ao Mundo


Segundo o Reitor Paulo Speller a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cidade de Maputo em Moçambique, acompanhada por mais de cem brasileiros de diferentes instituições, agências e empresas brasileiras pode alavancar um avanço na construção da Universidade da Integração Internacional (Unilab) “ pode representar um modelo de atuação da Unilab nos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP”
A expectativa da população é grande em relação a visita do presidente que está acontecendo em Maputo, Capital de Moçambique. A Capital (Maputo) situada na costa sudeste da África, a cerca de 200 km da África do Sul, esperava receber duas importantes notícias para a população moçambicana: a construção da fábrica de antirretrovirais pela Fundação Oswaldo Cruz e a implantação da 14ª universidade brasileira, que terá metade das vagas voltadas para alunos do continente africano.
Com aproximadamente 20,5 milhões de habitantes, Moçambique tem muitas ligações com o Brasil. O sorriso estampado no rosto dos moçambicanos é marca registrada para receber bem os turistas vindos dos mais distantes lugares do mundo. A língua portuguesa é a predominante e mais de um terço da população segue o catolicismo. Agora, os moçambicabos desejam incrementar ainda mais o turismo com o Brasil.

Curiosidade: Horário Local de Maputo/Moçambique: mais 4h em relação a Brasília



Governador do Estado do Ceará acompanha comitiva de Lula à Moçambique


Presidente Lula durante visita
às instalações do Instituto
Nacional de Educação
a Distância (INED), em Maputo
Entre os mais de cem brasileiros que fazem parte da comitiva do Presidente Lula à Moçambique, vale ressaltar a presença do único Governador convidado à acompanhar as visitas a região. Cid Gomes eleito pelo segundo ano consecutivo ao governo do Estado do Ceará está em Maputo, capital de Moçambique a convite do presidente Lula. Segundo a coordenadoria de imprensa do Governo do Ceará, além de seguir a agenda de Lula o governador, durante a viagem manterá contatos no sentido de traçar parcerias e intercâmbio para Universidade da Integração Internacional (Unilab), a qual em breve estará funcionando na cidade de Rendeção.
Segundo o Reitor da Unilab Paulo Speller essa  visita alavanca as parcerias da Universidade "A expectativa é grande, esperamos concentrar esforços para que as atividades se iniciem o mais rápido possível", completa ainda "a visita do Governador do Ceará fortalece a parceria".
Presidente Lula visita as instalações
 do Instituto Nacional de Educação
 a Distância (INED), em Maputo
Vale ressaltar que esta é a terceira vez que o Presidente visita Moçambique e sua décima segunda viagem ao continente Africano. Desta vez, o objetivo é acompanhar a instalação, na África, do Polo da Universidade Aberta do Brasil, mais uma parceria da Unilab, além de encontros com empresários brasileiros que atuam em Moçambique, e em Seul participará da reunião do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20).
O Presidente esta acompanhado dos Ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim e da Saúde, José Gomes Temporão.
Na próxima quinta-feira (11), a presidente eleita Dilma Rousseff comporá a comitiva. Durante a viagem de Cid Gomes assume o Governo do Estado, o vice Francisco Pinheiro.

Fotos: Ricardo Ricardo Stuckert/PR


UniZambeze recebe o Reitor Paulo Speller


UniZambeze
No último domingo (07) o Reitor da Unilab Paulo Speller se reuniu com o Reitor Bhangy Cassy da universidade UniZambeze, com sede na cidade de Beira, capital da Província de Sofala, onde desenvolve a maioria das suas atividades científicas. Desse encontro já surgiram resultados, na próxima quarta feira Speller segue para Beira para conhecer de perto a Universidade que já recebeu na semana passada os docentes da Unilab Nildo Francisco e Jacqueline Freire. Durante a visita também será realizado uma palestra sobre o Projeto da Unilab e as oportunidades que surgem aos estudantes e docentes.

Na Universidade UniZambeze são ministrados cursos nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia de Processos, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Informática, Direito, Economia, Gestão, Contabilidade e Finanças, já os cursos nas áreas das Ciências da Saúde como: Medicina, Medicina Dentária e Farmácia são ministrados na Cidade de Tete, Província do mesmo nome, além do curso de Engenharia Agro-Pecuária na Vila de Ulónguè, Distrito de Angónia. Ainda na Cidade de Chimoio (Província de Manica) são oferecidos os cursos de Engenharia de Desenvolvimento Rural e Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais. Os cursos de Engenharia Agronómica e de Engenharia Florestal estão sediados no Distrito de Mocuba, na Província da Zambézia.

Abaixo acompanhe o cronograma da visita:














http://www.unizambeze.ac.mz/