domingo, 30 de janeiro de 2011

Unilab divulga a primeira lista de classificação dos Estudantes Estrangeiros

Os estudantes que fizeram suas inscrições para o processo seletivo da Universidade da Integração Internacional (Unilab), nas Missões Diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, já podem conferir se foram pré-classificados para estudar nos cursos de graduação da instituição.

Acesse a Lista de classificação

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Unilab prorroga prazo para inscrição de Professores Visitantes

O prazo de inscrição para seleção de professores visitantes brasileiros ou estrangeiros, da Universidade da Integração Internacional (Unilab), foi prorrogado até o dia 16 de fevereiro, informou a secretaria da Unilab nesta sexta-feira (28). O prazo terminaria na próxima segunda-feira (31). Os candidatos às vagas devem ficar atentos ao prazo de entrega dos documentos lacrados, que devem chegar ao Escritório da Unilab até o 26 de fevereiro.

Edital

Clic aqui para mais informações

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Unilab é destaque na TV NBR Notícias - 2ª edição

Clic aqui para assistir a entrevista realizada na última terça-feira, 25, em Brasília pela NBR TV Notícias 2ª edição com Reitor Paulo Speller falando sobre o processo seletivo da Unilab. A entrevista foi realizada, ao vivo, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.

Atenção estudantes! Unilab NÃO prorrogará inscrições, inscreva-se já! Até 31/1

A Universidade da Integração Internacional (Unilab), anuncia hoje, 27, que não haverá prorrogação do prazo para inscrições do processo seletivo. Você tem até o dia 31/01 para fazer sua inscrição. Fique atento!
Mais informações Clic aqui

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Polêmica em torno do Enem gera novas idéias

Em entrevista, ontem, (25) ao jornal O Globo, o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Paulo Speller, defendeu a regionalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Seminário discutirá Educação Aberta e a Distância

A Universidade da integração Internacional (Unilab) promoverá entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, o primeiro seminário de Educação Aberta e a Distância em Instituições de Ensino Superior, em Fortaleza, CE. Quer saber mais? Acesse o site da Unilab.

Entrevista ao vivo com Reitor Paulo Speller na TV NBR Notícias

Daqui a pouco, às 19h30 de hoje 25, você pode acompanhar, ao vivo, pela NBR TV Notícias 2ª Edição, uma entrevista com Reitor Paulo Speller falando sobre as novidades da Unilab.

Acompanhe pela TV

Acompanhe pela Internet

domingo, 23 de janeiro de 2011

Atenção Estudantes brasileiros - inscrições abertas na Unilab


Fachada do Campus da Liberdade
  A procura pelo processo seletivo da Unilab aumenta a cada dia. Se você ainda não se inscreveu não perca mais tempo. Esta pode ser a sua chance de fazer um Curso Superior, entre no site e confira os detalhes http://www.unilab.edu.br/

Parte interna do Campus


sábado, 15 de janeiro de 2011

Quilombo do Maciço de Baturité ganha destaque em projeto e vira documentário

Conhecer a religião, secas, danças tradicionais, trabalho e transporte são alguns dos atrativos do vídeo documentário e da cartilha Serra do Evaristo. As temáticas abordadas discutem diversos aspectos da cultura imaterial, do ponto de vista da juventude negra.
Com uma câmera na mão jovens da comunidade local ajudaram a produzir o primeiro registro histórico do Quilombo do Maciço. Segundo a organização esse material faz parte do projeto Protagonismo Juvenil no Alto da Serra que tem como objetivo o desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional, fortalecendo a organização sociopolítica da comunidade.
O Projeto criado pelo Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) busca desenvolver ações focadas no combate ao preconceito e ações de valorização da história e cultura afro-brasileiras. “Ainda que não tenha viés acadêmico, este é o primeiro registro da história desse quilombo. E o melhor é que o projeto foi concretizado a partir do trabalho dos próprios jovens, que puseram a câmera nas mãos e produziram”. Afirma o coordenador de gestão do IJC Rafael Mesquita.
Durante os trabalhos, a comunidade formada por aproximadamente 130 famílias, recebeu a primeira certificação da Fundação Cultural Palmares. A população organizada há 20 anos por uma associação de moradores pretende ser reconhecida como comunidade quilombola pelo governo do estado.
A comunidade quilombola da Serra do Evaristo está localizada em um ponto de difícil acesso, no Maciço de Baturité-CE. O povoado é originado de populações negras que procuravam abrigo por causa da exploração sofrida em tempos de escravidão. O IJC contribui há 11 anos para a criação de políticas para juventude no âmbito local e nacional.
O projeto foi financiado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará.
Serviço:
O vídeo tem aproximadamente 45 minutos e para conhecer um pouco da história você pode acessar 20 minutos clicando nas fotos:
Parte 1


 
 Parte 2


 


Mais informações: (85) 32477089 
Fotos: do vídeo do projeto
Fonte: Assessoria do IJC

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Venha fazer parte da integração! Venha fazer parte da Unilab

Fique atento ao prazo de inscrição!
Inscrições abertas de 10 a 31 de janeiro.
180 vagas distribuídas entre os cursos de graduação:
A Universidade da Integração Internacional (Unilab) abre suas portas para receber estudantes brasileiros que queiram ingressar no ensino superior em uma universidade que tem como missão produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países de expressão em língua portuguesa, especialmente os africanos.
De acordo com Edital podem participar do processo de inscrição da Unilab, para ingresso no primeiro e no terceiro trimestre, no ano letivo de 2011, todos estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio ou que possuam certidão de exame supletivo, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM-2010), de acordo com a Portaria Nº 807/2010 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União, de 18 de junho de 2010. Acesse o Edital 2010.
Para os candidatos que cursaram o Ensino Médio em Escola Pública, de forma integral ou parcial, seja no maciço de Baturité, seja em outra região, deverão declarar tal situação, visando subsidiar sua classificação no Processo Seletivo Unilab-2011. Para saber mais acesse o Edital Unilab 2010.
As inscrições no Processo Seletivo Unilab-2011 são gratuitas. Os interessados em participar devem preencher integralmente o formulário de inscrição disponibilizado somente via internet. Não esqueça de imprimir o comprovante de inscrição, ele é a sua segurança.
A Unilab visa integrar os países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de alavancar as relações entre os membros dessa comunidade, valorizando a língua portuguesa, e, também, segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumentando as forças econômicas, políticas e sociais: "Nós queremos pelo menos cinco mil alunos africanos e 5 mil alunos brasileiros aprendendo aquilo que nós precisamos aprender para ajudar a desenvolver”.
Criada em 20 de julho de 2010, a Unilab trará efetivos benefícios para o país, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar dos brasileiros e das populações envolvidas dos países de língua portuguesa, além de contribuir de forma estratégica em defesa e fortalecimento do bloco da CPLP. O reitor Paulo Speller da Unilab acredita que a educação propõe mudanças. “Quando a população está bem informada e desenvolvida, alcança o jogo do ganha-ganha, ganha o país, ganha a pessoa que alcança seus objetivos e melhora de vida”.
A região do Maciço do Baturité no Ceará está pronta para receber os estudantes que pretendem crescer e contribuir com o município, que agora se prepara para uma nova realidade, a era do conhecimento avançado. A Unilab inicia suas atividades, em março, no Campus da Liberdade, em Redenção, a 57 quilômetros de Fortaleza.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Inscrições para primeiro Processo Seletivo da Unilab começam segunda feira

A Universidade da Integração Internacional (Unilab) abre seu primeiro processo seletivo para brasileiros nesta segunda feira (10). Serão 180 vagas distribuídas entre os cursos de Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem, Engenharia de Energias. O candidato pode optar por dois cursos.
Para os candidatos que cursaram o Ensino Médio em Escola Pública, de forma integral ou parcial, seja no maciço de Baturité, seja em outra região, deverão declarar tal situação, visando subsidiar sua classificação. Para saber mais acesse o Edital Unilab 2010 disponível a partir de segunda no site http://www.unilab.ufc.br/ e em nosso blog.
As inscrições no Processo Seletivo Unilab-2011 são gratuitas e vão até o dia 31 de janeiro de 2011. Os interessados em participar devem preencher integralmente o formulário de inscrição disponibilizado somente via internet a partir do dia 10 no site www.unilab.ufc.br. Não esqueça de imprimir o comprovante de inscrição, ele é a sua segurança.
A Unilab inicia suas atividades, em março, no Campus da Liberdade, em Redenção, a 57 quilômetros de Fortaleza com a missão de produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países de expressão em língua portuguesa, especialmente os africanos.
Criada em 20 de julho de 2010, a Unilab trará efetivos benefícios para o país, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar dos brasileiros e das populações envolvidas dos países de língua portuguesa, além de contribuir de forma estratégica em defesa e fortalecimento do bloco da CPLP. O reitor Paulo Speller da Unilab acredita que a educação propõe mudanças. “Quando a população está bem informada e desenvolvida, alcança o jogo do ganha-ganha, ganha o país, ganha a pessoa que alcança seus objetivos e melhora de vida”.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Histórias que convidam para um novo olhar sobre o negro

Casos como do embaixador Benedicto Fonseca Filho, publicado hoje na folha de São Paulo, relembram um passado que vai ficando na história. Hoje, existem muitos negros se destacando no cenário nacional e internacional ainda é cedo pra dizer que não dá para elencar, mas a lista cresce a cada dia. Políticas de valorização que buscam resgatar a identidade cultural dos negros, como conta o embaixador em seu depoimento dado a jornalista da folha de São Paulo, que diversifica as relações externas tem acontecido com frequência nos últimos anos. A recém-nascida Universidade da Integração Internacional (Unilab) inicia suas atividades, em Redenção no Ceará, ainda este ano e prevê uma aproximação do Brasil com continente africano. Será uma troca de culturas. “Quando lemos esse tipo de matéria percebemos o quanto vale a pena a criação da Unilab, será uma forma de integrar os países, abrindo oportunidades de conhecimento das diversas culturas que serão ampliadas com a mistura entre brasileiros e estrangeiros, dentro das perspectivas do acordo de cooperação solidária”, afirma o reitor Paulo Speller da Unilab. Acompanhe o depoimento.
   
MINHA HISTÓRIA BENEDICTO FONSECA FILHO, 47

Meu pai foi agente de portaria, um contínuo (...) O preconceito nunca se apresenta claramente. No campo das relações humanas, você nota reação positiva ou negativa (...) É preciso que haja ações afirmativas (...) Eu não me beneficiei de nenhuma política. Na minha época, isso não havia.
Filho de um contínuo, Benedicto Fonseca Filho, 47, foi promovido em dezembro a embaixador, o primeiro negro de carreira. E o mais jovem. Passou por Buenos Aires, Tel Aviv e Nova York. Vai chefiar o departamento de Ciência e Tecnologia. Ele declara orgulho de ser negro e filho de pais humildes que o educaram para chegar ao topo na casa mais aristocrática do país.

(...) Depoimento a
JULIANA ROCHA
DE BRASÍLIA

Nasci no Rio, em 1963. Mudei para Brasília em 1970 porque meu pai veio ser funcionário do Itamaraty. Ele foi agente de portaria, que é um contínuo.
Quando eu tinha nove anos, toda a família foi para a [antiga] Tchecoslováquia [no leste europeu], quando meu pai foi removido para Praga por três anos.
Naquele tempo, todos os funcionários das embaixadas eram de carreira. Hoje, esses são terceirizados.
Foi essa experiência internacional que me despertou o interesse pelo Itamaraty. Talvez por ter estudado em escolas internacionais, na escola francesa e na americana.
Meu pai e minha mãe, na sua humildade, nunca pouparam esforços para nos proporcionar as melhores condições de estudo.
Hoje, meu pai tem 84 anos, já é aposentado há 14. Minha maior satisfação foi eu ser promovido com ele ainda vivo. Ele ficou tão ou mais contente do que eu.
Fiz o concurso [do Itamaraty] em 1985 e entrei de primeira, aos 22 anos. Quando saiu a lista dos aprovados, um jornal de Brasília fez uma matéria que dizia: "Mulher e negro passam em primeiro lugar no Rio Branco". A mulher foi o primeiro lugar e eu, o segundo.
Vinte e cinco anos depois, uma mulher passar em primeiro lugar já não causa tanto espanto. Naquela época, tinha só uma mulher embaixadora.
Hoje, são várias mulheres embaixadoras, acho que 20, ocupando postos importantes. Talvez chame muito mais atenção quando um negro ascende na carreira do que uma mulher.
Em relação à diversidade racial já avançamos muito, mas ainda temos muito que avançar. Houve um olhar para essa questão na gestão do ministro Celso Amorim.
PRECONCEITO
O preconceito nunca se apresenta claramente. No campo das relações humanas, você nota reação positiva ou negativa das pessoas.
Mas seria leviano dizer que eu experimentei uma situação que pudesse identificar como preconceito [no Itamaraty]. Nunca houve.
Me lembro de um caso [de reação positiva]. A primeira vez que fui à ONU em 2004, um colega do Caribe me chamou no canto para dizer que pela primeira vez via um diplomata negro na delegação brasileira.
Ele enfatizou: "It's the first time ever, ever. We are proud" [É a primeira vez. Estamos orgulhosos].
Eu faço um paralelo com os EUA, que tiveram um sistema de cotas importante para criar uma classe média negra que se autossustenta, que agora pode seguir em frente sem a necessidade de políticas diferenciadas.
No Brasil, as cotas das universidades vão produzir uma diversidade salutar.
COTAS NO ITAMARATY
É preciso haver políticas de ação afirmativa. No ministério, damos bolsas para proporcionar condições financeiras adequadas para que os afrodescendentes se preparem, o que tem tido um resultado muito positivo.
O objetivo é dar condições para pessoas que têm talento. Algumas vezes é visto como se estivessem recebendo um privilégio. Temos o cuidado de preservar as condições de preparação.
Eu não me beneficiei de nenhuma política. Na época, não havia. Mas olhando retrospectivamente, creio que me beneficiei de certas circunstâncias.
Tive oportunidades que raramente os negros têm. Morei no exterior, estudei idiomas com a ajuda do Itamaraty, porque ajudavam nos estudos dos filhos dos funcionários.
Os críticos das cotas têm uma contribuição que não é irrelevante. Eles dizem que, cientificamente, não há raças, não há diferenças entre brancos e negros.
É uma desmistificação para quem acha que há diferenças intrínsecas. Mas há uma falha no argumento. Do ponto de vista humano e das relações sociais, existem diferenças.
Basta ver os índices sociais, condições de saúde e de moradia para ver que existe um problema. Isso não é tratado de maneira séria e aprofundada [pelos críticos].
Nosso país tem muitos passivos. A preocupação social e racial tem que andar lado a lado. Ou deixamos as coisas acontecerem, ou tentamos uma intervenção. O assunto não pode ser jogado para debaixo do tapete.
ÁFRICA
Nos últimos anos, houve uma preocupação de diversificar as relações externas, ter um olhar novo não só em relação à África. Resgatar elementos de nossa identidade, cultura e sociedade.
Mas também avançamos na área comercial, levando em conta nosso interesse econômico. Tenho orgulho de ser negro. Faz parte da minha identidade. E de ser brasileiro. Mais do que isso, tenho orgulho de ser filho dos meus pais.
Fonte: Matéria publicada no site da Folha de São Paulo

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Trabalhos de mestrado e doutorado concorrem ao Prêmio Fernão Mendes Pinto

Estão abertas, até o dia 30 de maio de 2011, as inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto. A premiação é destinada aos estudantes de mestrado e doutorado que defendem em seus trabalhos temas que contribuam para a aproximação das comunidades de língua portuguesa.
A obra escolhida ganhará o prêmio no valor de 10 mil euros, além da publicação do trabalho pelo Instituto Camões.
Para se candidatar é necessário que a tese ou dissertação seja apresentada por instituição ou centro de pesquisa de um país de língua portuguesa.
O concurso é realizado anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Camões (IC).
O vencedor do Prêmio, edição 2010, será anunciado no XXI Encontro da AULP, que acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, entre os dias 6 e 9 de Junho de 2011.
Saiba Mais
Criado em janeiro de 2007 o Prêmio Fernão Mendes Pinto tem como objetivo premiar trabalhos de universitários que propõe o entendimento entre os países de Língua Portuguesa.
Pesquisadores brasileiros já foram contemplados em edição anterior. A tese de doutorado em História Social intitulada "Laços de Sangue: Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil (1822-1945)" de autoria de José Sacchetta Ramos Mendes submetida a provas públicas no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), foi contemplada em 2008. O prêmio também propõe menção honrada e no mesmo ano atribuiu a Vera Lúcia Consoni Busquets da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil) pelo trabalho de investigação intitulado "Eu Queria Muito Aprender Português Mais": Aspectos da Língua Portuguesa em Uso em Timor-Leste Pós-Independência.
Sediada em Lisboa há 20 anos, a AULP possui membros dos oito países falantes do português. Seu objetivo é promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por meio do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes.
Serviço:
Para concorrer ao prêmio é necessário:
- Uma declaração da Universidade ou do Instituto de Investigação Científica;
- Duas cópias da tese (uma em papel e a outra em CD);
- Curriculum Vitae;
- Parecer do Orientador da tese
Endereço para envio da documentação: Avenida Santos Dumont, nº 67-2ºandarCaixa Postal: 1050-203 Lisboa

Fonte: Assessoria UALP - http://www.ualp.org/
Pro reitoria de assuntos acadêmicos

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Processo Seletivo mais esperado do ano abre inscrições em janeiro

A Universidade da Integração Internacional (Unilab) abre suas portas para receber estudantes brasileiros que queiram ingressar no ensino superior. As inscrições se iniciam no dia 10 de janeiro de 2011 e vão até o dia 31. São 180 vagas distribuídas entre os cursos de graduação: Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem e Engenharia de Energias.
De acordo com Edital podem participar do processo de inscrição da Unilab, para ingresso no primeiro e no terceiro trimestre, no ano letivo de 2011, todos estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio ou que possuam certidão de exame supletivo, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio, no exercício de 2010 (ENEM-2010), de acordo com a Portaria Nº 807/2010 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União, de 18 de junho de 2010.
Para os candidatos que cursaram o Ensino Médio em Escola Pública, de forma integral ou parcial, seja no maciço de Baturité, seja em outra região, deverão declarar tal situação, visando subsidiar sua classificação no Processo Seletivo Unilab-2011.
As inscrições para o Processo Seletivo Unilab-2011 são gratuitas e realizadas somente via internet, através de formulário específico. Os interessados em participar do processo de seleção devem preencher integralmente o formulário que será disponibilizado em breve no site a ser divulgado através do portal da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Blog da Unilab www.blog-unilab.blospot.com. O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de janeiro de 2011. As aulas se iniciam em março.
A “confirmação de inscrição” será disponibilizada a partir de 04 de fevereiro de 2011 no endereço eletrônico www.unilab.ufc.br, opção “confirmação da Inscrição”. Caso constate alguma incorreção, o candidato deverá solicitar as devidas correções por e-mail ou por fax (85) 3366-9496, até às 17h do dia 07 de fevereiro de 2011.
A Unilab visa produzir e disseminar o saber universal, com o objetivo de alavancar as relações entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP), valorizando a língua portuguesa, e, também, segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumentando as forças econômicas, políticas e sociais: "Nós queremos pelo menos cinco mil alunos africanos e cinco mil alunos brasileiros aprendendo aquilo que nós precisamos aprender para ajudar a desenvolver”.
Criada em 20 de julho de 2010, a Unilab trará efetivos benefícios para o país, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar dos brasileiros e das populações envolvidas dos países de língua portuguesa, além de contribuir de forma estratégica em defesa e fortalecimento do bloco da CPLP. O reitor Paulo Speller da Unilab acredita que a educação propõe mudanças. “Quando a população está bem informada e desenvolvida, alcança o jogo do ganha-ganha, ganha o país, ganha a pessoa que alcança seus objetivos e melhora de vida”.
A região do Maciço do Baturité no Ceará está pronta para receber os estudantes que pretendem crescer e contribuir com o município, que agora se prepara para uma nova realidade, a era do conhecimento avançado.
Considera-se como região do Maciço de Baturité aquela delimitada pela Lei complementar nº 12.896, de 1999, do governo do Estado do Ceará, categorizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), como a região oito, composta pelos seguintes municípios: Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara (www.ipece.ce.gov.br). A Unilab inicia suas atividades no Campus da Liberdade, em Redenção, a 57 quilômetros de Fortaleza.