sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ousadia na Integração Internacional

Publicado no jornal O Povo, Fortaleza/CE, em 29 Set 2009

Paulo Speller

O Brasil assume sua responsabilidade na integração internacional no campo da educação superior ao propor a criação de três novas instituições regionais. Na América Latina, a Universidade da Integração Latino-Americana, Unila, sediada na confluência do Mercosul em Foz do Iguaçu, assume o seu caráter inovador e precursor. Em Santarém, a integração da atuação da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal Rural da Amazônia e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia levam à criação de nova instituição que busca a integração da Amazônia Continental. Mais recentemente, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de criação da mais recente universidade federal alicerçada na cooperação solidária com os olhos postos na construção compartilhada de uma Universidade Afro-Brasileira.

A construção conjunta de uma Universidade Afro-Brasileira é iniciativa do governo federal brasileiro, ouvidas as demandas dos integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, com a sua próxima formalização pelo Parlamento Brasileiro e a construção do campus brasileiro na cidade de Redenção, no Ceará, cidade que pioneiramente aboliu a escravidão em 1883. Localizada no Maciço do Baturité, a Universidade Afro-Brasileira buscará atender às demandas de seus 13 municípios, com extensão às demais regiões do Estado e do Nordeste brasileiro, integrando-se ao Plano de Desenvolvimento Regional daquele belíssimo rincão de nosso País.

Metade de seus cinco mil estudantes será brasileira, enquanto a outra metade virá de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com forte apoio de universidades e governo portugueses. Atuando prioritariamente nas áreas de agronomia, energia, formação docente, gestão e saúde, a formação residencial em Redenção será completada nas universidades dos demais países, onde serão diplomados os estudantes da Universidade Afro-Brasileira. A formação-em-serviço será igualmente oferecida a outros cinco mil estudantes. A extensão, a pesquisa e a pós-graduação estarão indissociavelmente integradas nas regiões e países onde atuará a nova instituição.

No plano nacional, a Universidade Afro-Brasileira contará com o apoio e participação de universidades públicas atuantes nos países de expressão portuguesa, prevendo-se expressivo crescimento com qualidade dos programas de cooperação com o Brasil. É de se prever igualmente o desenvolvimento de ações conjuntas com outras instituições sociais e comunitárias que se destacam na integração étnico-racial e na cooperação com países africanos e asiáticos. Não há dúvidas de que o V Encontro de Empresários de Língua Portuguesa em Fortaleza representa oportunidade de negócios solidários entre os países da CPLP e seus parceiros de todas as regiões do planeta.

Paulo Speller - Reitor da UFMT entre 2000-2008, membro do CNE e CDES, preside a Comissão de Implantação da Unilab

Nenhum comentário:

Postar um comentário