segunda-feira, 28 de junho de 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ingresso na Unilab também será pelo ENEM 2010

Postado em: 24-Jun-2010

Os estudantes brasileiros que pretendem ingressar na Universidade Internacional da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) também devem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010.

A Unilab é a instituição federal que funcionará a partir de 2011 no município de Redenção. Será a única maneira de acesso aos cinco cursos de graduação que, inicialmente, funcionarão na Universidade, a partir de março: Enfermagem, Ciências Agrárias, Formação de Professores, Gestão Pública e Engenharia de Energia.

Inscrições para o ENEM acontecem até 9 de julho.

Fonte: Site da UFC

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Unilab reúne primeiros professores e técnicos

Postado em: 16-Jun-2010

Os primeiros servidores da Universidade da Integração Internacional Afro-Luso-Brasileira (Unilab) – 15 docentes e 15 técnico-administrativos – se apresentaram na manhã de terça-feira (15).

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Implantação da Universidade, Prof. Paulo Speller e realizou-se nas dependências da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Cada um dos servidores, oriundos de diversas instituições federais do País, com formação em variadas áreas de estudo, fez um pequeno resumo dos respectivos currículos. Todos, porém, tinham um ponto em comum: a disposição de participar de um projeto novo, da construção de uma universidade que terá perfil inovador e que eles encaram como importante missão.

O grupo que formará a Unilab está reunido em Fortaleza, até hoje,quinta-feira (17), trabalhando nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e de pós-graduação (especialização). Uns já se instalaram em Redenção e outros ainda buscam acomodações. Eles aproveitaram o encontro para trocar experiências e se conhecerem, como disse a Profª Jacqueline Cunha da Serra, oriunda da Universidade Federal do Pará.

Na manhã de segunda-feira (14) o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Prof. René Barreira, recebeu a equipe da Unilab e representantes de instituições parceiras que colaboram com a instalação da Universidade, como o Banco do Nordeste, Secretaria de Educação do Estado, Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e Prefeitura de Redenção. Esteve presente, ainda, a Prefeita de Aracoiaba, Marilene Campelo.

Fonte:Site UFC

terça-feira, 15 de junho de 2010

Alfabetização: PAIC é modelo para o Brasil

Postado em:14.06.2010

A educação do Ceará é exemplo para os demais estados do Brasil. A afirmação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que ao lado do governador Cid Gomes participou nesta segunda-feira (14) da apresentação dos resultados de avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, na modalidade alfabetização (Spaece-Alfa), que inclui o resultado por município e por escolas. A avaliação faz parte do programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) e a pesquisa de desempenho foi feita em todos os 184 municípios cearenses entre os alunos das escolas públicas da primeira e segunda séries do Ensino Fundamental para avaliar a aprendizado da escrita e leitura dessas crianças.

Na avaliação do ministro, o Ceará é um grande laboratório de boas práticas de alfabetização. Ele anunciou que indicará uma comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE), que atualmente estuda medidas para avançar no processo de alfabetização de crianças entre 6 e 8 anos, para conhecer a experiência cearense e tornar o Paic um programa nacional. “Investir não é sinônimo de dinheiro, é também de inteligência. E é isso que o Ceará está fazendo ao valorizar os professores, através de acesso a formação”, reconheceu. Haddad disse ainda que é aqui no Ceará que está se concretizando a mais ousada ação de ampliação da educação profissionalizante que ocorre no País.

O governador Cid Gomes ressaltou que a educação é a prioridade do Governo e que essa preocupação começa desde os primeiros anos de alfabetização. “Até o fim do no teremos 124 escolas de tempo integral que capacitarão 60 mil jovens por ano. Esse é o mais ousado projeto de ensino técnico do Brasil. Temos que tirar o fantasma de que os grandes investimentos que chegam ao Ceará utilizem mão-de-obra de outros estados. Vamos dar oportunidade, porque o cearense, quando tem uma chance, mostra o seu talento e sua capacidade de superar as adversidades”, disse Cid Gomes, lembrando ainda que o Ceará receberá uma nova Universidade Federal, a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que se instalará em Redenção, no Maciço de Baturité.

Durante a cerimônia, a secretária da Educação, Izolda Cela, destacou o desempenho de municípios que antes se encontravam com índices insatisfatórios e que hoje conseguiram, através das ações de qualificação, sair da fase crítica em que se encontravam. O município com melhor desempenho foi Deputado Irapuan Pinheiro, com 229,5 pontos. “Investindo em Educação, estamos investindo nas pessoas, no desenvolvimento, e isso é aplicar bem os recursos públicos”, afirmou o prefeito Claudenilton Pinheiro. Para a presidente da Associação Cearense de Prefeitos (Aprece), Eliene Brasileiro, com o Paic, o Governo Estadual adota ações concretas de inclusão e de oportunidade. “Esses incentivos e essas premiações tornam claro o caminho pelo qual devemos caminhar para continuar acertando”, enfatizou.

SPAECE-ALFA

Os resultados do Spaece-alfa possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição dos recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação é realizada ao final de cada ano, por técnicos da Universidade Federal de Juiz de Fora e foi aplicada em 5.489 escolas públicas, atingindo 130.559 alunos. A partir dos resultados do Spaece-alfa é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente a Provinha Brasil, do Ministério da Educação. A escala é constituída de cinco níveis: abaixo de 75 pontos (alunos não alfabetizados), de 75 a 100 pontos (alfabetização incompleta), de 100 a 125 pontos (intermediário), de 125 a 150 pontos (suficiente) e mais de 150 (nível desejado).

A média de resultados obtidos em 2009, foi de 142,5 pontos. Em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 foi de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2008, verifica-se um crescimento de 14,8 pontos e em relação a 2007, um expressivo crescimento de 23,6 pontos, mudando o nível de intermediário para o nível suficiente.

Conforme a análise, 56% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 39,9%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”, de 32,8% em 2007, 14,4% em 2009. Com relação aos municípios, verifica-se que 45,1% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejado, seguidos de 42,9% que estão no nível suficiente, totalizando 88%, ou seja, 162 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.

Dos 184 municípios cearenses, 83 se destacaram por já apresentarem média de proficiência no nível desejado e receberam troféus por esta conquista. Destas, 11 já possuem médias superiores a 200 pontos. São: Deputado Irapuan Pinheiro, Mauriti, Jijoca de Jericoacoara, Milhã, Penaforte, Abaiara, Pedra Branca, Altaneira, Sobral, Itarema e Novo Oriente. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

PREMIAÇÃO

Na solenidade, foi entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2009 para 30 escolas, que na ocasião representavam as 150 unidades premiadas, de um total de 470, que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa). Para ser premiada a escola deve ter no momento da avaliação pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular e ter obtido a média de IDE-Alfa entre 8,5 e 10.

As escolas recebem o Prêmio em dinheiro, no montante correspondente a multiplicação do número de alunos do 2º ano do ensino fundamental regular, avaliados pelo Spaece-Alfa, pelo valor de R$ 2,5 mil. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, enquanto a segunda só será paga após a escola premiada desenvolver, durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização.

Confira a lista completa de avaliação e das escolas premiadas no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br)

Fonte:Ceará - Governo do Estado

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Políticos, professores e estudantes debatem instalação da UNILAB

Postado em: 12 de Junho de 2010 - 10h52

A implantação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB – no município de Redenção, no Ceará, foi tema de uma grande audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (10.06), no município de Redenção, reunindo políticos, prefeitos, estudantes e professores da região do Maciço de Baturité

Senador Inácio Arruda destaca, a importância da UNILAB para o Ceará - Foto: Andrea Oliveira


O senador Inácio Arruda, relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado d0 projeto de Lei que cria a UNILAB, ressaltou na ocasião, a importância de um empreendimento educacional federal deste porte para todos os municípios da região e anunciou a vinda do presidente Luis Inácio Lula da Silva para lançar a pedra fundamental da universidade, numa solenidade que contará com a presença de embaixadores dos países africanos, do Timor-Leste e de Macau, e de comunidades quilombolas.

Inácio anunciou também que será o relator do projeto de lei que cria a UNILAB na Comissão de Educação e Cultura, para ele, a mais importante por ser de mérito. Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Além do senador Inácio Arruda, a audiência pública convocada pela prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, contou com a presença, entre outros, dos deputados federais Chico Lopes(PCdoB-CE) e Eudes Xavier(PT-CE), do deputado estadual Lula Morais(PCdoB-CE), e do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Teixeira, além de representantes da UFC, da UNEGRO, da UNE, da UBES, dos estudantes secundaristas e secretários municipais de Redenção, dos jornalistas e vereadores dos municípios vizinhos.

Abraçar a causa

"A UNILAB é nossa", disse o senador, explicando que na CCJ foram afastadas todas as emendas que tinham como objetivo tirar a universidade do Ceará.

“Precisamos abraçar esta causa”, convocou, acrescentando dois importantes motivos de se instalar a Unilab em Redenção: foi o primeiro município brasileiro a acabar com a escravidão, fato de grande simbologia; e, enquanto os outros estados contam com várias universidades federais, o Ceará só tem uma, a UFC.

“A UNILAB será a segunda universidade federal a ser implantada no Estado, um empreendimento que vai atrair uma série de empresas ligadas a educação, proporcionando progresso para todos os municípios beneficiados”.

Finalizando, o senador Inácio Arruda fez questão de ressaltar que, se não fosse o presidente Lula não havia UNILAB. Mas disse também que, apesar de ser um desejo de Lula é também o anseio do povo.

E Redenção representa este anseio. “Lula mudou a mentalidade da política brasileira e precisamos dar continuidade ao que ele começou”, ressaltou. Lula apresentou um projeto para o país que “nos orgulhamos muito”. E fazendo uma comparação com o futebol, disse que o Lula está dando um “banho de cuia” em todos esses políticos que já governaram o Brasil.

Título de Cidadão

Emocionada, a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, lembrou que a luta para trazer a UNILAB para o município não foi fácil e agradeceu o esforço dos parlamentares cearenses que lutam no Congresso Nacional para a concretização desse sonho. Já o vereador Ronaldo Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Redenção, anunciou no final da solenidade, que apresentou projeto de lei propondo o Título de Cidadão de Redenção ao presidente Lula, ao senador Inácio Arruda, ao governador Cid Gomes e aos deputados Chico Lopes, Eudes Xavier e Lula Morais.

Fonte:Ceará Notícia - Portal Vermelho

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Antonio Ronca é o novo presidente do CNE

Professor da PUC-SP assume presidência do conselho por dois anos. Câmaras de Educação Básica e Superior também têm novos líderes

Postado em: 09/06/2010 10:28 - Priscilla Borges, iG Brasília

O Conselho Nacional de Educação (CNE) tem um novo presidente. O escolhido pelos conselheiros na tarde de terça-feira foi o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Antonio Carlos Caruso Ronca. Formado em pedagogia e filosofia, Caruso possui títulos de mestrado e doutorado na área de psicologia da educação.

Caruso atua no CNE desde 2004 e ocupará a presidência por dois anos. O professor também é integrante do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), do Conselho Consultivo do Centro de Atendimento ao Trabalhador e do Conselho da Fundação Abrinq.

Na Câmara de Educação Básica, o novo presidente será Francisco Aparecido Cordão, também antigo conselheiro. O primeiro mandato no CNE foi em 1998. Cordão foi presidente dessa câmara entre 2002 e 2006. O vice será Adeum Hilário Sauer, que foi secretário de Educação da Bahia e do município de Itabuna.

Os escolhidos para comandar a Câmara de Educação Superior são: o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Paulo Speller, que será o presidente, e o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, como vice. Barone acaba de encerrar o mandato à frente da Câmara de Educação Superior.

Fonte: Site ÚLTIMO SEGUNDO

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CCJ aprova criação da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

A criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi aprovada, nesta quarta-feira (9), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta (PLC 63/10) foi apresentada pelo Poder Executivo e estabelece que a universidade seja instalação no município de Redenção (CE). A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) será a próxima a analisar a matéria, a ser votada em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
No parecer favorável ao projeto, o relator, senador Inácio Arruda (PC do B-CE) ressaltou o compromisso da Unilab em ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária com vistas à integração entre o Brasil e os demais membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Sua atuação estará focada, conforme acrescentou, na promoção do desenvolvimento regional e no intercâmbio cultural, científico e educacional entre esses países. A CPLP estará representada tanto no corpo de alunos quanto no de professores, que deverão se submeter a processo seletivo com banca examinadora de composição internacional.
Os cursos da Unilab deverão enfatizar as áreas de formação de professores, o desenvolvimento agrário, gestão e saúde pública. Embora esteja prevista a criação de 150 cargos efetivos de professor, 69 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível superior e 139 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível médio, além de 37 cargos de direção e 130 funções gratificadas, a implantação da nova universidade está sujeita à existência de dotação específica no orçamento da União.
Inácio Arruda apontou o mérito das 15 emendas apresentadas pelos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) ao PLS 63/10, mas decidiu rejeitá-las para evitar que o projeto voltasse para a Câmara e, assim, tivesse sua aprovação adiada. De qualquer modo, o relator intermediou junto ao governo federal a futura instalação, por via administrativa, de uma unidade da Unilab em Salvador (BA).
Essa foi uma das emendas apresentadas por Antonio Carlos Júnior, que não criou obstáculos à aprovação do PLS 63/10 em função desse acordo com o governo. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) também confirmou o apoio de seu partido ao projeto.
Ao comentar o mérito da proposta, Inácio Arruda relembrou fatos históricos que justificaram a escolha do Ceará para sediar a Unilab. Conforme explicou, cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, 116 escravos de um lugarejo cearense que viria a se tornar o município de Redenção receberam sua alforria.
"Tais precedentes históricos, reforçados pela proximidade da cidade de Redenção em relação a Fortaleza, certamente contribuíram para que o Poder Executivo decidisse fixar nesse município cearense a nova Universidade", considerou, no parecer.

Fonte: Simone Franco / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Postado em 09/06/2010 - 15h17

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Inácio Arruda será relator do projeto que cria a Unilab

A Unilab será criada com o objetivo de promover o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros com o Continente Africano

Postado em: 03/06/2010 21:14

O senador Inácio Arruda (PCdoB) será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do projeto de lei que a cria a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – Unilab na cidade de Redenção (Região Metropolitana de Fortaleza).

A Unilab será criada com o objetivo de promover o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros com o Continente Africano. A matéria foi aprovada em todas as comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o que reforça, segundo o senador Inácio Arruda, a “sua importância e pertinência”.

O parlamentar espera celeridade na aprovação do projeto. Ou seja, que a aprovação ocorra antes do recesso no Senado, previsto para o mês de julho.


Fonte:O Povo

terça-feira, 1 de junho de 2010

Unilab prorroga seleção para bolsistas até o dia 7

Postado em: 01-Jun-2010

A Universidade de Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab) prorrogou, até 7 de junho, as inscrições para candidatos a bolsas de pesquisa e de qualificação docente.

Os candidatos devem ter, no mínimo, o título de doutor. As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de ficha a ser encaminhada, por e-mail, ao endereço: sec.unilab@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

O processo de seleção será realizado através da Universidade Federal do Ceará, mas os bolsistas desenvolverão suas atividades na Unilab, sediada no município de Redenção, no Ceará. Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter, no mínimo, título de doutor e não podem ter vínculo empregatício.

São duas modalidades de bolsas: a de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), para doutores com até cinco anos de conclusão do curso; e as de Professor Visitante - nacional e estrangeiro - para doutores com produção científica relevante nos últimos cinco anos.

As bolsas DCR serão concedidas por um período de até 36 meses, contando as renovações, e seu valor mensal varia de R$ 2.800,00 a R$ 5.200,00. As bolsas de Professor Visitante serão concedidas pelo prazo máximo de 12 meses, sendo possíveis até duas renovações.

O Programa de Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), para brasileiros, prevê bolsa no valor de R$ 8.905,42 (oito mil, novecentos e cinco reais e quarenta e dois centavos) mensais e passagem aérea, de ida e volta.

Para candidatar-se à bolsa PVNS, o candidato deve ter título de doutor há pelo menos 10 anos, ser aposentado ou oficialmente licenciado e pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente. Além disso, deve ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, nos últimos 10 anos

No caso de pesquisadores estrangeiros (PVE), além do título de doutor e produção acadêmica relevante nos últimos cinco anos, o candidato deverá atuar efetivamente no exterior; não ter sido beneficiário do Programa PVE nos últimos dois anos; não participar, como coordenador ou membro de equipe, de outros programas; não acumular o recebimento de bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras.

O valor varia de R$ R$ 3.997,09 a R$ 8.905,42. O processo de seleção obedecerá aos critérios estabelecidos nos editais das agências financiadoras. Mais informações, pelo e-mail sec.unilab@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

Ficha de inscrição: documento Word / documento BrOffice

FICHA DE INSCRIÇÃO (UNILAB)

As informações declaradas nesta ficha serão utilizadas para auxiliar a seleção de candidatos a vagas de bolsistas na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira a ser sediada no município de Redenção no Estado do Ceará.

INFORMAÇÕES PESSOAIS
Nome do(a) Candidato(a): _________________________________________________
Data de Nascimento:______________________________________________________
RG____________________Orgão Emissor_______________CPF_________________
Endereço_______________________________________________________________
Município_____________________________________UF:_____CEP:______________
Telefones para contato_______________________________________(favor incluir ddd)
E-mail: _________________________________________________________________
Disponibilidade para:
Residir em Redenção (CE)? Sim ____ Não ____
Trabalhar 40 DE horas/semanais? Sim ____ Não ____
Iniciar as atividades em julho de 2010: Sim ____ Não ____
Modalidade da Bolsa DCR ____ PVNS ____ PVE ____

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
1- Mestrado:
Instituição de ensino:
Ano de conclusão:

2- Doutorado:
Instituição de ensino:
Ano de conclusão:

3- Pós-doutorado
Instituição de ensino:
Ano de conclusão:

Informar endereço do Curriculo Lattes

Fonte: Site UFC
Informações:3366-9496