segunda-feira, 7 de março de 2011

Mulheres negras serão homenageadas no Carnaval de Salvador (BA)

Instituído Dia Internacional da Mulher, 8 de março foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, para que nela fossem celebradas as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Este ano, a data coincide com a terça-feira de Carnaval e, por isso, blocos de rua da Bahia incluíram na programação homenagens ressaltando a mulher negra.

Por se tratar também de um dia de reflexão, são comuns os protestos contra a discriminação e a violência a que muitas, principalmente as negras, ainda são submetidas. Para marcar a data de reconhecimento, o bloco Cortejo Afro de Salvador buscou destacar a presença feminina. Na terça-feira, sua bateria será composta por 200 percussionistas, além de senhoras da terceira idade e baianas tradicionais.

Ainda na capital baiana, o Afoxé Ilê Oyá reunirá 800 mulheres, em tributo às negras guerreiras, baianas e mães-de-santo que fizeram parte da história do terreiro. A ideia é apresentar à sociedade a força das que lutaram para preservar e divulgar sua religiosidade. No mesmo dia, a cantora Margareth Menezes e convidados ressaltarão, com canções, o valor da mulher brasileira no último dia de Carnaval.

E, nós da equipe da redação aproveitamos a data para desejar um Feliz Dia das Mulheres, a todas aquelas que procuram e conquistam seu lugar, principalmente as professoras da Unilab que cada vez mais mostram seu talento na arte de ensinar.

Saiba mais acessando http://www.unilab.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário