terça-feira, 12 de abril de 2011

UNILAB e IFCE passarão a integrar o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) passarão a integrar o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), a partir de hoje, 12 de abril. A solenidade de posse dos novos conselheiros, Paulo Speller, reitor da UNILAB, e Cláudio Ricardo Gomes de Lima, reitor do IFCE, acontece na sede do CRUC, em Fortaleza, agora pela manhã, e está sendo presidida pelo reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antonio Colaço Martins.
Criado em 15 de julho de 1992, com o objetivo de promover ações para aperfeiçoar e desenvolver a Educação Superior no Ceará e formular políticas unitárias para a Educação Superior no Estado, o CRUC teve como membros fundadores o ex-reitores da UVA, José Teodoro Soares; da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antonio de Albuquerque Sousa Filho; da Universidade Regional do Cariri (URCA), Manuel Edmilson do Nascimento; da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Paulo Melo Jorge Filho; e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Antonio Colaço Martins.
Galeria
Uma galeria retratando todos os reitores que já presidiram o CRUC será inaugurada na sala da presidência, logo após a posse dos novos integrantes do Conselho. Ao longo de 18 anos, o CRUC foi presidido por oito reitores. Nos anos de 2003 e 2004 ficou sem atividades, sendo estas retomadas em 2005 pelo então reitor da UFC e atual Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Teixeira Barreira. A escolha do presidente do Conselho obedece, segundo o estatuto, ao critério de antiguidade das instituições, cujos reitores se revezam no cargo.
A Galeria dos Ex-presidentes registra os seguintes nomes:
- Antonio Albuquerque de Sousa Filho (UFC /1992 -1994)
- Antonio Colaço Martins (UNIFOR /1994 -1995)
- Paulo de Melo Jorge Filho (UECE /1995 -1996)
- José Teodoro Soares (UVA /1996 - 1999)
- Violeta Arraes Alencar Gervaiseau (URCA /1999 - 2001)
- Roberto Cláudio Frota Bezerra (UFC /2001 - 2003)
- René Teixeira Barreira (UFC /2005 - 2007)
- Antonio Colaço Martins (UVA /2008 - 2010)
Saiba mais:
A sede do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) está localizada na Rua Silva Paulet, nº 334, Meireles.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário