Postado em:01/09/2010
O cientista político e ex-reitor da Universidade Federal do Mato Grosso Paulo Speller tomou posse nesta quarta-feira (25), em Brasília, no cargo de reitor da Universidade Luso-Afro-Brasileira (UNILAB). A UNILAB oferecerá cursos de graduação e pós-graduação para 5 mil estudantes, metade deles de países da África e do Timor-Leste.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) participa, ao lado da UNESCO e de instituições brasileiras, da Comissão de Implantação da universidade, que ministrará cursos em áreas como desenvolvimento agrário, gestão, saúde pública e educação, consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais nos países africanos, Timor-Leste e Brasil.
“A capacitação e formação de profissionais importante e que a UNILAB pode dar uma contribuição significativa ao desenvolvimento dos países participantes. A FAO vai ajudar a montar os cursos ligados à agricultura e alimentação e buscar formas de enriquecer as atividades da universidade vinculando-as a projetos que executamos na África”, José Graziano da Silva, Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe e integrante da Comissão de Implantação da UNILAB.
O reforço à assistência e capacitação técnica e a transferência de tecnologias a agricultores foi um dos compromissos assumidos pelo governo brasileiro durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. O encontro, realizado em maio de 2010 com a participação do diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, e de 36 ministros de 30 países africanos, citou a UNILAB como um dos meios para cumprir estes objetivos.
Cooperação Sul-Sul
A criação da UNILAB se insere no marco da Cooperação Sul-Sul que faz parte das diretrizes de trabalho da FAO e da política de cooperação externa brasileira. Atualmente, a FAO e o governo brasileiro são parceiros em diversos projetos de Cooperação Sul-Sul enfocados, principalmente, na promoção do desenvolvimento rural sustentável em paises da África, América Latina e Caribe.
A primeira sede da UNILAB será aberta em Redenção, Ceará, e o início das atividades acadêmicas está previsto para este ano.
Fonte:UNIC - Rio de Janeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário