quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Aula de abertura da Unilab será em março de 2010

A universidade dará início às suas atividades em março de 2010. Inicialmente, serão 350 alunos em cinco cursos de graduação

Viviane Gonçalves - O Povo
03 Set 2009 - 00h21min

A cidade de Redenção foi a primeira do País a abolir a escravatura, no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. O próximo dia 25 de março não será lembrado apenas pela libertação dos escravos no Ceará, mas também pelo início das atividades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que terá sede em Redenção, a 63 quilômetros de Fortaleza. A data foi escolhida por assinalar o dia em que o Ceará aboliu a escravatura, quatro anos antes da Lei Áurea, assinada em 1888.

De acordo com o presidente da comissão de implantação da Unilab, Paulo Speller, o primeiro ano de funcionamento da universidade terá 350 alunos, do Brasil e de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Angola, Cabo verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste.

O projeto de lei que propõe a criação da Unilab tramita nas Comissões da Câmara dos Deputados. A previsão é de que seja aprovado até o fim deste mês. Só então serão lançados editais para o concurso que selecionará professores e servidores técnico-administrativos, com informações sobre vagas e datas das inscrições para seleção.

A menos de sete meses da inauguração da Unilab, ainda não está definido o local onde ocorrerão as primeiras aulas. O campus universitário da Unilab na cidade de Redenção não está pronto. Apesar de o terreno já ter sido doado pelo Governo do Ceará, falta chegar a escritura do terreno de 136 hectares à Universidade Federal do Ceará (UFC) para que seja dado prosseguimento. Enquanto isso, técnicos fazem o projeto de levantamento topográfico da região.

Local provisório
Segundo Speller, a comissão de implantação da Unilab estuda a possibilidade de um local provisório na cidade de Baturité ou em Redenção. “Mas ainda não está definido”.

Inicialmente, serão ofertados cinco cursos de graduação: Enfermagem, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e Matemática, de Engenharia e Gestão. Segundo Maria Elias, da comissão de implantação da Unilab, está sendo discutido com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) quando ocorrerão as inscrições dos alunos para o processo seletivo.

Ela antecipa que será implantado um modelo internacional, como se fosse um teste do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), adaptado e específico: “No próximo dia 10 de setembro, teremos uma reunião com o Inep para discutir o assunto. Mas estamos esperando o posicionamento das Embaixadas”, comenta.


E-Mais

> Nesta semana, foi realizada a II Oficina de Discussão e Elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

> No evento, houve uma palestra sobre o Observatório da Vida do Estudante Universitário, ministrada pelo professor Rhida Ennafaa, da Universidade Paris VIII.

> O Observatório da Vida do Estudante começou na França e está sendo desenvolvido em diversos países.

> O projeto trata da integração de estudantes de diversas nacionalidades na universidade. Segundo Paulo Speller, presidente da comissão de implantação da Unilab, o Observatório da Vida do Estudante serviu como um exemplo para a definição da atuação da Unilab.
2 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário