segunda-feira, 8 de março de 2010

Aulas na UNILAB só vão começar em Agosto

As aulas da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) têm nova data para começar. Anteriormente previstas para serem iniciadas em 25 de Março deste ano, a nova previsão é que em Agosto os 350 primeiros alunos dos oito países de língua portuguesa iniciem as actividades na instituição.

Outra novidade é que o Governo do Estado libertou cerca de R$ 3 milhões para compra de equipamentos e reforma do actual prédio da Prefeitura de Redenção, que receberá provisoriamente a estrutura da universidade – o campus definitivo, que será no município, mas ainda com local incerto, deve ser construído em 2011.

O professor Paulo Speller, presidente da comissão de implantação da universidade, estima que as obras no local devam ser iniciadas até, no máximo, inícios de Abril, com entrega prevista para o fim de Julho. No dia 25 de Março, data que marca a libertação dos escravos no Ceará, em 1884, é possível que se realize um evento simbólico de lançamento da Universidade, mas “isso não está confirmado”, completa Speller.

Segundo ele, o espaço da prefeitura é suficiente para atender as necessidades da nova universidade. “Na prefeitura temos um espaço bastante grande, com seis salas de aula, anfiteatro e espaço de lazer”, acrescenta. Um bloco destinado ao Restaurante Universitário deve ser construído ao lado do actual prédio da prefeitura, de acordo com Speller. A administração de Redenção deve mudar-se para outro prédio da cidade.

Aprovação próxima

O projecto de lei que cria a Unilab aguarda aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara dos Deputados, para ser enviado para apreciação do Senado. De acordo com o relator do projecto na Comissão, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), o texto deve ser votado nesta semana.

Metade das vagas da Unilab será destinada a brasileiros e a outra metade a estudantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bisssau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor. No Exterior, o processo de escolha será a partir de modelo adaptado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os cursos a ministrar são: Licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem, Engenharia de Energia, Administração e Agronomia.


Fonte: www.hojelusofonia.com – 07/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário