segunda-feira, 15 de março de 2010

Representantes da Unilab visitam a Funcap

04/03/2010

Da Agência Funcap

Na segunda, 1º de março, o Professor Paulo Speller, presidente da comissão de implantação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) esteve reunido com o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, para solicitar apoio a alguns projetos da instituição.

Durante o encontro, o professor Tarcísio recebeu um ofício com algumas demandas da universidade, como bolsas para fixação de doutores na instituição, o que permitiria a criação de grupos de pesquisa que servirão de base para futuros programas de pós-graduação. O professor Tarcísio também sugeriu que fossem destinadas à universidade bolsas de iniciação científica para alunos de graduação, haja vista a grande quantidade de estudantes estrangeiros que a Unilab espera receber.

O campus da universidade será implantado em Redenção, no Maciço de Baturité. Entre os objetivos da instituição estão o intercâmbio acadêmico, o fomento a pesquisas e a cooperação do ensino superior público com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, região administrativa especial da China.

A Unilab está sendo estruturada para contar com cinco mil estudantes de graduação, sendo 50% do Brasil e a outra metade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CLPL) e da África. Inicialmente, serão ofertados cinco cursos nas seguintes áreas: Gestão, Saúde, Licenciaturas, Agrárias e Energias, mas o projeto da universidade também inclui programas de pós-graduação. As atividades devem começar ainda em 2010.

Dezesseis pessoas compõem a comissão de implantação da Unilab, entre elas o Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará. (UFC). A proposta inicial da universidade é de um corpo docente composto por 150 professores.


Fonte: http://www.funcap.ce.gov.br/representantes-da-unilab-visitam-a-funcap

Nenhum comentário:

Postar um comentário