quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lula assina lei que cria a Unilab

Postado em:21/7/2010

A previsão de Cid Gomes é de que as obras do campus comecem em meados de 2011, em parceria com a UFC

Brasília (Sucursal) - O governador do Ceará, Cid Gomes, participou ontem em Brasília, da cerimônia de sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei que sanciona o projeto que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab).

A Universidade tem o objetivo de promover atividades de cooperação internacional com os países da África por meio de acordos, convênios e programas de cooperação internacional, além de contribuir para a formação acadêmica de estudantes dos países parceiros. "Esta é a segunda universidade federal para o Ceará em 50 anos. É um espaço para o estudo da língua portuguesa e uma forma de pagar a grande dívida que o Brasil tem com os países africanos", avaliou Cid Gomes.

A nova universidade será localizada no município de Redenção, no maciço de Baturité, a 66 quilômetros de Fortaleza (CE). "Esta também é mais uma homenagem, já que Redenção foi o primeiro município brasileiro a libertar seus escravos", explicou Cid Gomes.

A previsão é de que as obras do campus comecem em meados de 2011, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição tutora do processo de implantação da Unilab. As atividades acadêmicas terão início em instalações provisórias em Redenção, em prédios cedidos pela Prefeitura local.

"Esperamos que até o final de 2010 estejamos fazendo o primeiro vestibular da Unilab. A Universidade será voltada a gestão pública e para a formação de professores. Serão investidos mais de R$ 20 milhões. A prefeitura reformará o Centro Administrativo e coube ao governo do Estado a aquisição de um terreno de 130 hectares para a construção do futuro campus da Unilab", explicou Cid Gomes.

A Unilab está sendo estruturada para atender 5 mil estudantes presenciais de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% originários de países parceiros. A iniciativa também inclui um programa de educação a distância com polos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Inicialmente, os cursos compreenderão cinco áreas do conhecimento: Energia e Tecnologias; Gestão Pública; Saúde Pública; Educação Pública; e Agricultura.

Além de sancionar a lei que cria a Unilab, o presidente Lula também sancionou o Estatuto da Igualdade Racial, que define uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas.

Considerada uma lei emblemática dos avanços obtidos na luta pela igualdade racial, o Estatuto tramitou por cerca de uma década no Congresso Nacional e foi aprovado em 16 de junho deste ano.

Saúde

Cid Gomes aproveitou sua estada em Brasília para ter uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Hadadd, e pedir apoio para as iniciativas na área de saúde da Universidade Federal do Ceará.

Gomes solicitou investimentos para o Hospital Universitário e para a Maternidade Escola, que além de servirem para o ensino da medicina no Estado, são importantes para o atendimento à população no Ceará.

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário