quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reitor da Unilab recebe homenagem do Presidente Lula

Ministro da Secretaria de Relações Institucionais
Alexandre Padilha
 e Reitor da Unilab Paulo Speller
Durante a última plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está acontecendo, hoje, dia 2 de dezembro, no Palácio do Planalto com a presença do Presidente, os conselheiros foram homenageados, entre eles o Reitor Paulo Speller da Universidade da Integração Internacional que se emocionou durante a homenagem. “Estou muito feliz, porque estas reuniões tornam possível um contato direto com o Presidente da República e o reconhecimento pela nossa participação é um incentivo muito importante”, agradece. Eles receberam uma medalha entregue pelo coordenador da reunião e Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e secretário-executivo do CDES, Alexandre Padilha, que está celebrando com êxito a consolidação do conselho e o seu legado para a democracia brasileira. Assista ao vivo a reunião.
Presidente Lula discursa durante
a 36ª Reunião CDES
Foto: Domingos Tadeu/PR
O presidente também foi homenageado por todos os mais de 150 líderes da sociedade civil que já participaram do conselho.
O CDES, criado pela lei 10.683/2003 como um órgão consultivo da Presidência, é composto atualmente de 90 conselheiros e 17 ministros, com mandato de dois anos (renovável). É formado por empresários, sindicalistas, intelectuais e líderes de movimentos sociais.
36ª Reunião CDES
Foto: Domingos Tadeu/PR
O presidente do Conselho é o Presidente Lula, que será substituído em 2011 pela presidente eleita, Dilma Roussef. No novo governo, os conselheiros vão prosseguir a discussão em torno dos nove desafios que consideram prioritários para que o Brasil continue seu caminho na direção do crescimento econômico com inclusão social e ambientalmente sustentável.
Essas diretrizes compõem a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC), entregue ao Presidente da República, em 17 de junho deste ano: 1) Os novos horizontes da educação; 2) Desafios do Estado democrático e indutor do desenvolvimento; 3) A transição para a economia do conhecimento; 4) Trabalho decente e inclusão produtiva; 5) Padrão de produção para o novo ciclo de desenvolvimento; 6) O potencial da agricultura; 7) O papel da infra-estrutura: transportes, energia, comunicação, água e saneamento; 8) A sustentabilidade; 9) Consolidação e ampliação das políticas sociais.
Ainda no evento, serão distribuídos aos conselheiros dois relatórios do Observatório da Equidade, uma rede ampliada de observadores do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e entidades parceiras. Trata-se do “4º Relatório sobre as Desigualdades na Escolarização no Brasil” e do “2º Relatório sobre Indicadores de Equidade no Sistema Tributário Nacional”. Implantado em 2006, o Observatório tem a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário