quinta-feira, 15 de abril de 2010

Câmara aprova Unilab e projeto segue para o Senado

15-Apr-2010

Dentro de aproximadamente 15 dias, o projeto de lei que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) deverá ser submetido ao Senado Federal.
O projeto, de nº 3891/0, encerrou o trâmite nas comissões da Câmara dos Deputados, tendo sido aprovado, por unanimidade, na de Constituição e Justiça, onde o relator foi o Deputado cearense Mauro Benevides. Todas as emendas propostas pelo parlamentar foram aprovadas e passaram a ter caráter conclusivo. Entre elas, a que autoriza a União a transpor, remanejar, transferir total ou parcialmente para a nova instituição dotações orçamentárias aprovadas na Lei do Orçamento de 2010 e em créditos adicionais da Universidade Federal do Ceará.

Antes de seguir para o Senado, o projeto de lei cumprirá um prazo de espera regimental de cinco sessões ordinárias da Câmara.

Na manhã de ontem, o Presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Prof. Paulo Speller, esteve reunido, na Reitoria da UFC, com arquitetos e engenheiros das empresas Luciano Ramos Arquitetura S/S Ltda. e Espaço Plano Arquitetura, Estrutura e Urbanização, que apresentaram os projetos arquitetônicos das instalações provisórias. A nova Universidade começará a funcionar no local onde, atualmente, está a sede da Prefeitura de Redenção.

Os responsáveis pela obra observam que não será um simples trabalho de reforma, porque haverá necessidade de significativas adaptações. As instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, por exemplo, serão totalmente refeitas.
A coordenação dos trabalhos é do arquiteto e professor Neudson Braga, da UFC. Unidade didática, bloco administrativo, biblioteca, restaurante, áreas de convivência, auditórios estão projetados de maneira a receber a primeira turma de estudantes, professores e servidores.

Está sendo encaminhada a solução de hospedagem do corpo docente e discente, em local já visitado pela Comissão de Implantação e que passará por adaptações.

A reunião de ontem, além dos técnicos que trabalham no projeto de criação da Unilab desde seu início, contou com a presença de Isaac José Lopes, Odair Alves Jr. e Kátia Cilene Silva, consultores da Unesco, que passaram a integrar a equipe.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330) www.ufc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário