sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Educação em pauta: conselheiro Paulo Speller em entrevista para o CDES


Postado em:08/10/2010

Durante o lançamento do livro Da CONAE ao PNE: contribuições do Conselho Nacional de Educação, em 05 de outubro, o conselheiro Paulo Speller, reitor da Universidade Federal da Integração Luso-afro-brasileira (UNILAB) e membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação(CNE), concedeu entrevista ao CDES.

Paulo Speller fez parte da mesa-redonda do CDES para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) que abordou a temática do artigo publicado no livro, relacionada aos estudos do Observatório de Equidade do CDES: as políticas educacional e tributária, seus efeitos sociais, bem como os desafios do Governo para os próximos anos.


Qual a importância da participação do CDES na CONAE?
A repercussão da presença do Observatório da Equidade do CDES foi significativa, sobretudo na apresentação de dados relativos à tributação e sua relação com as desigualdades e iniquidade na educação. O recado foi muito claro: é possível construir um país mais justo com maior velocidade se houver vontade política para a reforma tributária.

A CONAE mobilizou os trabalhadores da educação brasileira e suas lideranças, assim como o setor governamental, além de contribuir para a divulgação para a sociedade de propostas de melhoria da educação. É um passo importante que pode ser acompanhado de políticas e ações através do Plano Nacional de Educação (PNE), proximamente a ser debatido no Congresso Nacional a partir de uma proposta do Governo Federal para os próximos 10 anos.

Quais as principais contribuições do Observatório da Equidade/CDES?
O Observatório tem realizado estudos sistemáticos que subsidiam o presidente da República para as iniquidades presentes na educação nacional, assim como os caminhos possíveis para revertê-los através de políticas tributárias redistributivas e políticas de educação que assegurem uma efetiva colaboração entre a União, Estados e Municípios.

Qual a perspectiva para discussão do Plano Nacional de Educação pela Sociedade e da inserção do CDES nessa discussão? O CDES já está inserido nesta discussão, mas precisa buscar mecanismos que contribuam para a sua ampliação para a sociedade e sobretudo para o novo Congresso Nacional. Isto pode ser conseguido através da realização de eventos e sua divulgação para a sociedade, através da tradução das metas propostas para o PNE em ações muito concretas e sua relação com o cotidiano das pessoas e repercussão na melhoria de qualidade de vida das famílias.

Segue abaixo fotos do evento:




















Fotos de:Daniele Souza
Fonte:CDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

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