segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AMAB faz mediação entre gestores municipais do Maciço e UNILAB

Postado em 20/09/2010



A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité – AMAB vem atuando como entidade mediadora entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB e os municípios e, a pedido dos professores, está levantando dados para subsidiar a elaboração das propostas curriculares da nova Universidade Federal que está sendo implantada na região, com sede no município de Redenção, recebendo alunos brasileiros e de países africanos de língua portuguesa.

As reuniões, realizadas até agora em Fortaleza, Aracoiaba e Redenção, nos meses de agosto e setembro, tiveram como finalidade principal a troca de informações, conhecimento das demandas dos municípios e apresentação de sugestões de cursos de extensão e especialização a serem ofertados pela UNILAB, com ênfase nas áreas de agricultura, planejamento e administração pública, finanças, educação e saúde.

Estas reuniões revestem-se de grande importância em virtude da necessidade imperativa para o Maciço que as políticas educacionais desenvolvidas venham a suprir as reais demandas educacionais da região, satisfazendo o que pensa e quer a sociedade em sua busca pelo desenvolvimento humano, evitando-se o risco da implantação de um projeto que tenha um horizonte cultural alienado da realidade local.

Uma preocupação da sociedade é que os governos, no geral, têm apenas projetos, programas e estratégias de curto prazo e essa posição não é compatível com uma política educacional que o Maciço precisa. Outra é a complexidade do projeto por pretender reunir estudantes de culturas (asiáticos, africanos e sul-americanos), formações e referências distintas. Para fazer frente a essa realidade precisamos de posturas democráticas verdadeiras dos que trabalham na implantação da UNILAB, feitas com participação cidadã na construção, na aplicação e no controle do cidadão do Maciço. Será essa participação cidadã que legitimará as políticas educacionais por serem implantadas na Região.

O pró-reitor da UNILAB, professor Jacques Terrien, tem enfatizado a importância desses contatos como instrumento de avaliação, conhecimento mútuo e interação entre os secretários e gestores municipais da região do Maciço de Baturité e a nova Universidade.

Fonte:Site Olhar Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário