quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Observatório da Equidade define eixos e linhas de análise para novo relatório sobre escolarização

Postado em:30/09/10



O desafio da educação brasileira foi tema de reunião do Observatório da Equidade (OE) do CDES nessa terça-feira, 28 de setembro. Durante o encontro entre os conselheiros do CDES e Comitê Técnico do OE, composto por representantes do IBGE, DIEESE, IPEA e INEP/MEC, foram definidos os eixos e linhas de análises para a produção da quarta versão do "Relatório de Observação sobre As Desigualdades na Escolarização no Brasil".

O objetivo da reunião foi compartilhar com os conselheiros presentes os conhecimentos acumulados durantes os anos de pesquisas e identificar as estratégias e os eixos para fortalecer as políticas públicas para a educação nacional.

Com o intuito de apresentar o movimento nos indicadores necessários de acompanhamento dos fatores relacionados às desigualdades na escolarização brasileira, Ana Sabóia, gerente de Indicadores Sociais do IBGE, explanou sobre a "Síntese dos Indicadores Sociais 2010 - Uma análise das condições de vida da população". "Cruzar os dados da educação com a de outras questões sociais da população amplia o espectro da análise. Na questão da equidade, avaliamos as relações existentes entre idade/série, renda, qualidade do ensino, taxa de analfabetismo, entre outros itens", explicou Sabóia.

Para Paulo Speller, conselheiro do CDES e reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a formulação de novo relatório reforça o quão importante é a questão da educação para o País: "Os dados nos auxiliam na fomentação de estratégias que possam promover uma aceleração da melhoria da educação, em especial da educação básica".

Indicadores

Os indicadores do relatório são construídos com informações da PNAD/IBGE, do EducaCenso - do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) - e de outras fontes oficiais. Para Carlos Moreno, Diretor de Estatísticas da Educação Básica do INEP/MEC, a reunião e as análises produzidas pela equipe técnica do Observatório da Equidade contribuem para uma leitura da realidade educacional do País, e os indicadores ajudam a fomentar políticas públicas para o setor. "Ultrapassa a barreira da mensuração, sendo esses dados ferramentas de monitoramento e avaliação das políticas públicas fomentadas", disse.

Entre os principais pontos debatidos durante o encontro dos conselheiros com a equipe técnica, estão: a questão da valorização dos professores como elemento chave para a transformação, o fomento de uma visão estratégia que enalteça os fatores correspondentes ao papel do Estado, a formação de longo prazo e a educação como valor social e cultural.

Fonte:Site CDES

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