sexta-feira, 16 de julho de 2010

REVOLUÇÃO: UNILAB EM REDENÇÃO

Postado em:16/07/2010

Pe. GEOVANE SARAIVA

O Senado brasileiro aprovou, na íntegra, o parecer do Senador Tasso Jereissati, sobre o projeto de instalação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB, em Redenção – Ceará, atendendo a um clamor dos empobrecidos e excluídos do nosso imenso Brasil, marcado pelo sofrimento e pela escravidão.

Ao mesmo tempo, quer despertar em nós a consciência que a pessoa humana, na sua autonomia, compreensão e realização pessoal, não pode ser vista de outro modo, a não ser através da educação e da cultura, como algo concreto, na direção da inclusão social e da sua aproximação com os seus semelhantes. Acho bem apropriada para esse contexto a expressão de Jesus no seu Evangelho: “ Não são os que têm saúde que precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9, 12).

No Brasil, as elites nunca tiveram a preocupação de democratizar a educação. A omissão da mesma teve como conseqüência o atraso do nosso povo. Podemos olhar para o conjunto da América Latina, a partir do século XVI, bem na nossa frente, com boas universidades, enquanto que o Brasil, só a partir do século de XIX, é que aparecem os primeiros cursos iniversitários. A cidade de Olinda é a primeiro a ter seu curso universitário. A Universidade de São Paulo teve o seu início em 1934. País algum no mundo poderá avançar, com passos significativos, na justiça e no crescimento social, se não colocar a educação como prioridade.

De modo que é mais do que urgente uma consciência, sempre e cada vez maior, de que nenhuma mudança acontecerá entre nós, se não colocarmos no centro de nossas decisões a educação, como um novo paradigma no processo social e político, mesmo diante de muitas contradições e desafios.
O governo brasileiro, no momento atual, apesar das dificuldades no campo educacional, está cumprindo um papel relevante, vivendo uma boa fase e realizando um belo e edificante trabalho. Nossos aplausos!

É um caminho novo e democrático que surge, com implantação da UNILAB. Que de fato o objetivo seja o de atingir o centro da coisa, indo ao encontro das minorias; daquelas pessoas que têm mais dificuldades, os pequenos e os mais fracos. Uma educação cada vez melhor, com inclusão social, é o sonho e desejo de todos.

Fonte:Site Paróquia de Santo Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário