sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasil cria universidade para integração da CPLP

Presidente Brasileiro Luís Inácio Lula da Silva que sancionou a lei que cria a Unilab

O Unilab que ficará situada na cidade de Redenção, no Ceará, a primeira a abolir a escravatura teve o projeto sancionado dia 20 de Julho, pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Cabo Verde pretende formar mais técnicos, na recém criada Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira, no Brasil e que tem como meta a integração entre o Brasil e os demais países de Língua Portuguesa.

O Unilab que ficará situada na cidade de Redenção, no Ceará, a primeira a abolir a escravatura teve o projeto sancionado dia 20 de Julho, pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O objectivo é formar recursos humanos para desenvolverem, sobretudo a integração entre o Brasil e os países lusófonos, Timor-Leste de Macau.

O Director Geral do Ensino Superior, Arnaldo Brito admite com que a nova instituição de ensino poderá contribuir para a ascensão da CPLP a outros patamares de desenvolvimento.

A projeção é de que a universidade atenda 5 mil estudantes de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% dos outros países de língua portuguesa. No primeiro ano ela terá 350 alunos.

Inicialmente a universidade abrangerá cinco áreas do conhecimento: energia e tecnologias, gestão pública, saúde pública, educação pública e agricultura.

Novas Tecnologias e Energias Renováveis, Engenharias do ambiente e Pescas, são outras áreas de interesse para Cabo Verde. O projeto da Unilab prevê que a universidade seja residencial, as obras do campus têm início previsto para 2011.

Até à conclusão, as atividades serão desenvolvidas em instalações provisórias. Por isso, o alojamento dos alunos cabo-verdianos e de outros nacionalidades ainda terá que ser acertado juntamente com outras questões em encontro a ser marcado pelo Brasil, avançou o Diretor - Geral do Ensino Superior.

fonte: REDACÇÃO com RCV (Cândido Fortes)
publicado em: 12 Ago 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário