quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Paulo Speller toma posse como reitor da Unilab

Postado em:26/08/2010


Sediada em Redenção, a Unilab será a primeira universidade a integrar os países de língua portuguesa

Brasília. (Sucursal) Do Maciço do Baturité para o Mundo. Este é o objetivo da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), primeira universidade a integrar os países de língua portuguesa e que teve ontem, em Brasília, o seu primeiro reitor, o doutor Paulo Speller empossado em cerimônia no Ministério da Educação. A Unilab é a mais nova universidade federal criada no processo de expansão da educação superior.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, "O Brasil e os países da África possuem muitas questões e problemas em comum, que precisam ser enfrentados com a produção de conhecimento científico. Essa nova universidade terá o potencial de desenvolver tecnologias que poderão ser aplicadas dos dois lados do Atlântico".

A cerimônia de posse do mestre em psicologia e doutor em ciências políticas, Paulo Speller contou com a participação de embaixadores dos países africanos de língua portuguesa, do secretário geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloy Ferreira Araújo, de vários parlamentares cearenses, dentre eles o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

"Esta é uma grande conquista. Uma universidade de formação e integração internacional. Formará cearenses e pessoas de vários países, abrindo um diálogo internacional importante e o desenvolvimento da região do Maciço do Baturité. A Unilab é muito significativa para nós, em termos culturais, educacionais e econômicos, porque formará profissionais capacitados para o desenvolvimento econômico da região", avaliou Inácio Arruda.

A escolha da cidade de Rendenção como sede da Unilab foi destacada tanto pelo reitor empossado, como por Inácio Arruda e pelo reitor da UFC (Universidade Federal do Ceará) Jesualdo Pereira Farias, como uma devida homenagem aos escravos. A cidade foi a primeira no País a decretar o fim da escravidão.

"Esta é a segunda instituição de Ensino Superior Federal no Ceará. A expansão de vagas que ela traz é de fundamental importância par ao Estado", avaliou o reitor da UFC.

Paulo Speller informou que a Unilab já começou a constituir seu corpo docente, sendo parte dele oriundo de países africanos e composto por professores negros brasileiros. "E todos estão lá por seu mérito", destacou. A Unilab oferecerá, inicialmente, 350 vagas distribuídas igualmente entre alunos brasileiros e estrangeiros.

Os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Unilab deverão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os candidatos estrangeiros passarão por processos diferenciados. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.

Aprendizado

"Essa universidade terá o potencial de desenvolver tecnologias para o Brasil e para a África"
Fernando Haddad
Ministro da Educação

Fonte:Diário do Nordeste

Abaixo fotos da cerimônia







Nenhum comentário:

Postar um comentário