quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Unilab começa a ganhar cara

A estrutura provisória da Unilab inclui o antigo prédio onde funcionava a prefeitura de Redenção e duas outras edificações vizinhas, na CE-060, entrada da cidade que fica no Maciço de Baturité

As obras estão no ritmo esperado. Serão 120 dias, dos quais 43 já se foram, para que fique pronto o campus provisório da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). O Campus da Liberdade funcionará a partir de 2011, no antigo prédio da prefeitura e em dois edifícios vizinhos, logo na entrada da cidade, a 55 quilômetros de Fortaleza. O reitor nomeado, Paulo Speller e uma equipe de engenheiros da Universidade Federal do Ceará (UFC) fizeram uma visita ao local das construções.

“Se não fosse o atraso de 27 dias (para toda a desativação das secretarias municipais que funcionavam no prédio principal) já estaríamos mais adiantados”, diz o mestre de obras Antônio Mendes da Silva, da empresa C. Gomes Construções, responsável pelas obras. Trinta e oito homens - entre pedreiros, carpinteiros e ferreiros - trabalham na restauração.

No Centro Administrativo Dr. José Alberto Mendonça Sousa, onde funcionava o gabinete e as secretarias municipais, estão sendo restaurados o telhado, o piso e as paredes. “Aqui (no Centro) vai funcionar a administração da Unilab e nos outros prédios (vizinhos) ficarão as salas de aula, refeitórios, vestuários, banheiros e demais setores para os estudantes”, informou o mestre de obras.

Também na quinta-feira, membros da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab) se reuniram com representantes das áreas de saúde, educação e agricultura dos 15 municípios integrantes da Associação para discutir a grade dos cursos de especializado da Unilab. Foram formados grupos para debater as necessidades dos diversos municípios do Maciço de Baturité com relação a cursos universitários.

Inicialmente, serão ofertados cursos de graduação nas áreas de saúde, formação de professores, políticas agrárias, administração pública e engenharias. O acesso dos estudantes brasileiros aos primeiros cursos ofertados pela Unilab será através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cujas provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro próximo. Já os estudantes estrangeiros serão avaliados nos países onde moram. A lei que cria a Unilab foi aprovada no último dia 20 de julho, pelo presidente da República.

E-MAIS

A Unilab objetiva fortalecer a cooperação internacional entre professores e alunos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além do Brasil, a CPLP é composta por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, região administrativa especial da China.

No primeiro ano (2011) a Universidade vai receber 350 alunos do Brasil e dos outros países da CPLP.

Rita Célia Faheina - 31/07/2010 02:00 - Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário