segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Empossados Vice-Reitora e Pró-Reitores da Unilab

Postado em:30-Aug-2010

Esse é um momento histórico para o Ceará que ganha sua segunda universidade federal, assegurou o Prof. Jesualdo Farias, Reitor da UFC, na solenidade de posse da Vice-Reitora, Pró-Reitores e Chefe de Gabinete da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) na manhã de hoje, (30), no auditório da Reitoria. O Reitor da Unilab, Prof. Paulo Speller, disse que o momento era de muita emoção, ao ver se concretizar o sonho que começou há pouco mais de dois anos, “neste mesmo local” quando se deram os primeiros passos para a criação de uma universidade que integrasse o Brasil com países de língua portuguesa.

Para que a Unilab se tornasse realidade foi necessário a colaboração de muitos, reconheceu o Reitor Paulo Speller, se dizendo no dever de agradecer “o apoio solidário da UFC ”, bem como a colaboração do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da bancada federal cearense que se fez presente durante a tramitação do projeto-de-lei de criação da Unilab no Congresso Nacional.

Serão muitos os ganhos que a Unilab trará para o Estado e já se prevê o efeito positivo que desencadeará na região do Maciço de Baturité, observou o Reitor da UFC, Jesualdo Farias, lembrando que a UFC tem tradição em trabalhar com a África, tanto no intercâmbio com professores e estudantes, como é o caso das estreitas relações mantidas com Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Estudantes africanos da Faculdade Terras do Nordeste (Fatene), com sede em Caucaia, vieram prestigiar a solenidade como representantes da África – eram de Guiné-Bissau – e cantaram musica folclórica daquele País, como forma de homenagear a criação da Unilab.

A Vice-Reitora empossada, Profª. Maria Elias Soares, é graduada em Comunicação Social e Letras, pela UFC, tem doutorado em Letras pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é orientadora de Doutorado e exerce as funções de Coordenadora de Assuntos Internacionais na UFC. O Prof. Jacques Therrien, empossado nas funções de Pró-Reitor de Graduação, pertence aos quadros da UFC, é bolsista de produtividade e pesquisa e orientador de Doutorado. É Doutor em Educação pela Cornnel University, dos Estados Unidos e é professor colaborador da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Pró-Reitora de Administração e Planejamento é Adênia Maria Augusto Guimarães, cearense de Jaguaribara, graduada em Serviço Social pela UECE, que há 20 anos compunha os quadros da Universidade Federal do Mato Grosso. Foi redistribuida para a UFC a fim de compor a comissão de implantação da Unilab. É especialista em Comportamento Humano nas Organizações e em Políticas Públicas. Exercerá as funções de Chefe de Gabinete do Reitor, a técnica Leslie de Almeida Cláudia, egressa da Universidadae Federal do Mato Grosso e uma das integrantes da Comissão de Implantação da nova universidade.

A mesa que presidiu a solenidade estava composta pelo Reitor Jesualdo Farias, pelo Reitor Paulo Speller, pelo Vice-reitor da UFC, Henry Campos, pelo Secretário de Ciência e Tecnologia Renê Barreira, pelo senador Inácio Arruda e pelo Reitor da UECE, Francisco de Assis Moura Araripe.

Fonte:Site UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário