terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cultura e academia

Postado em: 18/10/2010

A Universidade Federal do Ceará abre hoje o terceiro Festival UFC de Cultura com uma programação que vai do seminário aos grandes shows. O tema do evento é Ceará, África, Lusofonia: encontros e diálogos além-mar



Na terceira edição, o Festival UFC de Cultura reúne seminários, minicursos, oficinas, mostras de cinema, artes plásticas, teatro, fotografia, além de shows com nomes famosos da música brasileira e de países de língua portuguesa. Com o tema Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar, o evento começa hoje e segue até sexta (22).

“O Ceará ocupa uma posição geográfica estratégica dentro de uma nova política internacional de aproximar os países da África e da América Latina”, explica o coordenador do festival, Paulo Mamede. “O festival vai celebrar essa diversidade cultural, aproximar os laços que nos une, une o Brasil aos povos de língua portuguesa. Nós temos muitos problemas parecidos e o Brasil hoje desempenha um papel importantíssimo”.

A programação do festival inclui desde oficinas de penteados e ritmos africanos – ministradas por alguns dos cerca de 200 estudantes da UFC de países como Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe – até uma palestra sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que funcionará no município de Redenção e receberá, inicialmente, estudantes de países lusófonos com o objetivo de fortalecer a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Entre os destaques dos cinco dias de festival, está professor congolês da Universidade de São Paulo, Kabengelê Munanga, que fala na mesa-redonda Estatuto da Igualdade Racial: a África somos nós, quinta, às 9h30min. Já o escritor angolano Ondjaki dá palestra hoje, às 16 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na IV Mostra de Cinema Africano, e apresenta logo depois seu filme Oxalá cresçam Pitangas (2006), em parceria com Kiluanje Liberdade.
Hoje, ainda, das 14 às 16 horas, no Museu de Arte da UFC, será lançado o livro Antiguidade da América e a Raça Primogênita, organizado pelo professor de literatura da UFC, Marcelo Peloggio, que reuniu dois manuscritos inéditos de José de Alencar, retirados do caderno número quatro dos 11 manuscritos de Alencar guardados no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Show

A parte da programação do Festival que mais chama a atenção e que promete movimentar a cidade é a dos shows diários, que traz nomes como o Otto, Céu, Martin’ália, Chico César, Teresa Salgueiro e Mayra Andrade. As duas últimas se apresentam respectivamente hoje e amanhã na Concha Acústica da Reitoria, já os outros shows serão realizados, de quarta a sexta, no Campus do Pici.
“A música tem um poder muito grande de agregar, então, quando a gente trabalha essa parte da música, a gente quer exatamente isso, colocar o nosso pessoal, os artistas populares e grandes nomes da música popular brasileira. O critério é a qualidade”, afirma Paulo Mamede.

O festival, que surgiu a partir de uma ideia do Diretório Central dos Estudantes da UFC, que pretendia realizar um festival competitivo de música para novas bandas, tornou-se um dos grandes eventos do calendário oficial da universidade, com espaço também para as bandas universitárias na Mostra que acontece durante a semana, das 12 às 14 horas, no bosque do Centro de Humanidades 1, no Benfica, e na Praça dos Encontros Universitários, no Pici.

Os shows principais também serão abertos por músicos cearenses, caso do Coral da UFC e do Syntagma, que abrem hoje a apresentação da ex-cantora do grupo português Madredeus, Teresa Salgueiro. O compositor e baterista Pantico Rocha, assim como o grupo Breculê, tocam na Concha Acústica amanhã, antes da subida ao palco da cubana radicada em Cabo Verde, Mayra Andrade, parceira de cantores brasileiros como Chico Buarque e Caetano Veloso.

A entrada nos shows é franca, mas restrita a capacidade do espaço, sobretudo na Concha Acústica, que terá os portões fechados quanto o público somar cinco mil pessoas. No Pici, a lotação se estende para cerca de 25 mil pessoas, público que assistiu ano passado ao show do cantor cearense Raimundo Fagner.

SERVIÇO

FESTIVAL UFC DE CULTURA
De hoje a sexta-feira, nos campi do Benfica e do Pici. A programação completa pode ser consultada no site do festival (www.festivalufcdecultura. ufc.br). Os shows acontecem diariamente a partir das 19h. Entrada franca. Mais informações: 3366.7319.

Fonte:O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário