quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os novos desafios e perspectivas da Educação Superior brasileira para próxima década 2011 e 2020

Está acontecendo em Brasília desde ontem (08) a Oficina de Trabalho: “Desafios e Perspectivas da Educação Superior brasileira para a Próxima Década” CES/2010/CNE.
Promovida pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), visa aprofundar a discussão sobre as demandas da política de ES no Brasil a partir da apresentação de algumas experiências de inovação em outros países e da utilização de tecnologias educacionais, sem perder o foco na necessidade de expansão qualificada.
Os trabalhos a serem desenvolvidos nas oficinas têm como base o documento que traz informações importantes, sobre os debates a serem utilizados como referência e subsídio.
O evento conta com a participação de várias autoridades como Ministro Fernando Haddad, o Presidente do CNE Antônio Carlos Caruso Ronca, o Presidente da Câmera do Conselho Superior do CNE e atual Reitor da Unilab Paulo Speller e do Representante da UNESCO no Brasil Vincenty Defouny. Speller estará coordenando a Mesa um que abordará “Experiências recentes de Inovação na Educação Superior: O Contexto Internacional” serão realizadas três palestras: “Tendências mundiais” ministrada pelo Assessor especial do reitor da Universidade das Nações (1999-2009), “Experiências na Ásia” pelo Vice-reitor da Universidade de Macau Rui Martins e “Experiências na América Latina” pelo Ex-ministro de Educação da Argentina Juan Carlos Tedesco. “Serão três experiências que destacarão o contexto internacional, e somaram de forma importante para atingir os objetivos do debate sobre a Educação Superior num contexto geral de formação e mudanças”, afirma Speller.
Saiba mais:
Nos anos recentes, países de todo o mundo vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação superior (ES) e de pesquisa, no sentido de estimularem e gerarem novas formas de aprendizagem e de produção, gestão e aplicação do conhecimento. Neste contexto, tem sido colocados em xeque a contribuição e o papel dos sistemas e das instituições de ES em sua tarefa de transmitir, produzir e disseminar conhecimento com compromisso e responsabilidade social, e com atenção aos desafios globais e de construção de sociedades mais justas e igualitárias.
Essa discussão tem revelado a necessidade de gerar mudanças no sentido de construir sistemas e instituições de ES que promovam a equidade e o crescimento dos mecanismos de inclusão social, ao mesmo tempo em que mantendo a qualidade da formação. Nessa perspectiva, tem sido indicadas como estratégias a ampliação de redes acadêmicas, bem como a construção de novos modelos e possibilidades de aprendizagem, pesquisa e inovação.
No contexto nacional o debate sobre o sentido e a pertinência social da ES tem sido estimulado por alguns eventos recentes - como o Fórum Nacional de Educação Superior (FNES, 2009) e a Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2010) – que no momento atual, à luz da elaboração de um novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), tem gerado reflexões sobre as principais demandas e desafios da política de ES para a próxima década.
O documento está dividido em três partes. Na primeira são apresentados os principais objetivos e metas do PNE 2001-2010 para a Educação Superior, bem como rápido balanço das políticas empreendidas e dos resultados obtidos no período. Na segunda traz uma síntese das atuais prioridades da ES tendo em vista os debates do Fórum Nacional de Educação Superior 2009 e da Conferência Nacional de Educação 2010. Na terceira e última parte, a partir do exposto, são destacados alguns dos desafios para a política de ES brasileira na próxima década.

Acesse a programação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MEC

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