segunda-feira, 17 de maio de 2010

Obras da sede da Unilab começam na segunda-feira

A ordem de serviço que dá início às obras de reforma e adaptação da sede da Prefeitura de Redenção foi assinada ontem. O local vai abrigar as instalações da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição que deve receber em torno de 5 mil estudantes

Henrique Araújo
henriquearaujo@opovo.com.br
Postado em: 15 Mai 2010 - 01h00min



Três milhões de reais é o valor total do convênio que foi assinado ontem, em Redenção, entre o Governo do Estado e a gestão daquele município. O convênio estabelece o início das obras de reforma da sede da Prefeitura da cidade. Redenção abrigará a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), um projeto que, se aprovado em tempo normal no Congresso, deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2010, recebendo cinco turmas de 70 alunos.

Segundo o deputado federal Eudes Xavier (PT), as obras começam já nesta segunda-feira, 17. No dia seguinte, o projeto da instituição segue para leitura no Senado. ``Feita a leitura da mensagem, o presidente da Casa designa para leitura das comissões técnicas. Trabalho, CCJ (Constituição e Justiça) e educação, por exemplo``. O deputado informa que, respeitados os prazos, até o dia 30 de junho a mensagem pode ser votada. ``Se não tiver nenhuma alteração, segue direto para sanção do presidente``.

A Unilab pretende receber até cinco mil estudantes, metade formada por brasileiros. A outra metade vem de países de língua portuguesa. A lei que cria a universidade está tramitando desde agosto de 2008. Passou pelas comissões de trabalho e serviço público, educação, finanças e tributação da Câmara.

Sede provisória
A sede no atual prédio da Prefeitura de Redenção é provisória. Ainda segundo Eudes xavier, a Unilab é ``uma importante ferramenta porque gera desenvolvimento e intercâmbios econômicos. Para o Maciço de Baturité, vai ter uma transformação grande``. Para o deputado, a previsão é iniciar as aulas no segundo semestre de 2010. ``Tenho essa expectativa porque tem uma mobilização grande do Ministério da Educação, que quer deixar todas as universidades internacionais prontas``. Antes do final do mandato do presidente Lula, entenda-se.

O deputado federal Mauro Benevides (PMDB) esteve presente à solenidade de assinatura da ordem de serviço. Lá, Mauro considerou que a ordem foi ``um ato importante no rumo da concretização de um projeto ousado concebido no governo Lula``.

Mauro Benevides foi relator do projeto de instituição da Unilab. Segundo o deputado, ``os recursos serão repassados à Universidade Federal do Ceará (UFC), que se torna tutora da Unilab``. Ele acredita na aprovação do projeto nos próximos 30 dias. ``Pelo que eu sei, o chefe do Executivo (presidente Lula) sancionará imediatamente. A iniciativa tem um cunho eminentemente integracionista``, finaliza Benevides.

E-MAIS

O CUSTO DA UNILAB
> O valor que a Unilab deverá custar em quatro anos é de R$ 189 milhões. A instituição terá capacidade para cinco mil alunos.

> Segundo o deputado federal Eudes Xavier, outras três instituições de ensino fundamentadas no princípio da cooperação internacional serão finalizadas. Duas no Rio Grande do Sul e uma na fronteira do Brasil com a Bolívia.

> A Bahia chegou a fazer lobby no Congresso para sediar a instituição.

> A coordenação dos trabalhos de reforma do prédio que sediará a Unilab, em Redenção, é do arquiteto e professor Neudson Braga, da UFC. A instituição contará inicialmente com uma unidade didática, bloco administrativo, biblioteca, restaurante, áreas de convivência e auditórios.

> A expectativa é de inicio das aulas em agosto deste ano.

1 voto

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário