sábado, 8 de maio de 2010

Universidade Brasil-África: Um passo adiante nas relações internacionais

Depois de dois anos parado na Casa, o projeto que cria a Universidade Luso-Afro-Brasileira (Unilab) foi aprovado em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. A proposta segue agora para o Senado.

“A criação da Universidade Brasil-África é um passo adiante nas relações internacionais com ingrediente político, social e cultural. Também emocional, uma questão de justiça com povos que foram escravizados durante séculos”, afirma Vaccarezza.

A Unilab será instalada na cidade de Redenção, no Ceará, porque foi lá o início da abolição dos escravos no Brasil, o que ocorreu em 1.883. Cinco anos depois, em 1º de maio de 1.888, é que foi assinada a Lei Áurea.

Uma das finalidades da Unilab é promover intercâmbio cultural com o continente africano e incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia.

Vaccarezza trabalhou para agilizar a tramitação do processo de aprovação do projeto. “O presidente Lula falou sobre esse projeto comigo quando me convidou para ser líder do governo”, enfatizou. Segundo Vaccarezza, a intenção do presidente é sancionar a proposta em quinze dias, antes da chegada ao Brasil de uma delegação de chefes de Estado africanos.

Fonte: Assessoria do deputado Cândido Vaccarezza
Postado em 08 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário