segunda-feira, 17 de maio de 2010

R$ 3 mi para sede da Unilab


Foto: PREFEITA DE REDENÇÃO, Francisca Torres Bezerra, e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, René Barreira, assinam convênio para verba destinada à Unilab
RODRIGO CARVALHO

Postado em: 15/5/2010


Sede da instituição de ensino funcionará no antigo prédio da Prefeitura de Redenção, no Maciço de Baturité.

Redenção. Finalmente, o impasse que atrasava a definição da instalação da Universidade Federal da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, foi resolvido. Um convênio firmado na manhã de ontem, entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, vai investir R$ 3 milhões para as instalações da instituição de ensino. A Unilab funcionará na sede da Prefeitura, onde já foi uma escola da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria.

As obras de reforma estão previstas para começar a partir desta segunda-feira. Mais de 30 salas serão reformadas e haverá a construção de um restaurante universitário no local. A previsão é que a universidade inicie as atividades a partir do segundo semestre, atendendo 350 alunos, sendo 70 matriculados nos cinco cursos ofertados pela nova instituição.

Os cursos ofertados são da área de Engenharia, Agronomia, Formação de Professores (cursos de licenciatura), Administração e Enfermagem. De acordo com o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Paulo Speller, ainda falta a aprovação da Unilab pelo Senado Federal, mas essa votação será decidida na terça-feira. Mas a garantia dos recursos à Unilab garantem a instituição de ensino para o Ceará.

"Estamos com um projeto em tramitação no Congresso Nacional. Falta apenas a aprovação do Senado para que a Unilab exista de direito", diz o presidente da Comissão.

A assinatura do convênio, ontem, foi considerado um marco na história de Redenção. A primeira cidade do Brasil e abolir os escravos é a mesma a interagir, pela educação, como os países integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com o funcionamento da Unilab, estudantes africanos e portugueses poderão participar de programas de intercâmbio acadêmico.

Conforme Speller, atualmente existem 30 servidores trabalhando pela Unilab, sendo 15 técnicos e mais 15 professores. Todas os docentes, das áreas de ensino, já foram escolhidos por processo de seleção, conforme Paulo Speller.

Para a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, mais conhecida por Cimar, a escolha do prédio da Unilab foi um desafio, porque havia impasse em definir o local de instalação da faculdade. "Decidi ceder o espaço e a Prefeitura, que antes funcionava integrada, com todas as secretarias juntas, passará a ser descentralizada", diz.

Conforme a gestora, a Prefeitura Municipal alugará casas residenciais para dar continuidade às atividades. "O fato de querer a Unilab em Redenção é uma forma de promover o desenvolvimento na região, com geração de emprego, renda, melhoria da educação e a qualificação profissional", destaca.

No entanto, a instalação da Unilab em Redenção vai mexer com uma estrutura que precisa ser melhorada. Conforme a prefeita da cidade, ainda é preciso melhorar e aumentar a quantidade de hospedagens na região, uma vez que 350 novos alunos passarão a estudar na cidade por causa da Unilab. "Aos poucos, vamos melhorando a estrutura da cidade", diz.

Durante a solenidade de assinatura do convênio, o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), René Barreira, salientou que a educação é uma das principais estratégias para promover o desenvolvimento de cidades e, consequentemente, uma economia sustentável. Da mesma forma que o senador Mauro Benevides destacou a importância da Unilab para alunos de outros municípios, que passarão a ir a Redenção com o propósito de estudar.

Para a professora de Engenharia Agrícola e doutora em Produção Vegetal, Albanise Barbosa Marinho, a Unilab pode ser encarada como um desafio para os professores brasileiros, por desenvolverem atividades com alunos de outros países. "Embora o idioma seja o mesmo, a cultura é diferente", diz.

Albanise, que foi selecionada para o grupo de professores do curso de Agronomia, será uma das responsáveis em dar o perfil da universidade. "Iremos atuar juntamente com a sociedade e fazer com que os alunos identifiquem os problemas, pensem nas soluções e interajam com os agricultores locais". Da mesma forma que a preocupação será com os alunos da graduação, muito antes de ser instalada e começar a funcionar, a Unilab já conta com projetos de cursos de pós-graduação em lato sensu (especialização). "É uma forma que os profissionais terão de se aperfeiçoar", comenta.

De acordo com o deputado federal Eudes Xavier (PT), a nova universidade em Redenção mudará a rotina da cidade, porque será um novo meio de incremento na economia local, com perspectiva de crescimento por meio da educação.

Benefícios

"Os professores aguardam com ansiedade o início dos cursos de pós"
Catarina Laborê
Secretária de Educação de Acarape

"Temos muita expectativa com mais cursos superior para o Maciço de Baturité"
Marilene Campêlo
Prefeita de Aracoiaba

MAIS INFORMAÇÕES
Universidade Federal da integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab)
(85) 3366.7331

Mauricio Vieira
Repórter


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário