sábado, 13 de novembro de 2010

Democratização do acesso à informação científica é a marca dos dez anos do Portal de Periódicos

O Portal da Capes aniversaria em grande estilo e recebe os parabéns do Reitor Paulo Speller diretamente da Africa "Parabéns, Emídio Cantidio, estou em Moçambique, onde avançamos na proposta de minters da UNILAB que certamente abrirão o nosso PORTAL DA CAPES aos participantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ampla divulgação em nosso blog", disse.

Acompanhe as comemorações de aniversário do Portal da Capes

Na abertura das comemorações dos dez anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada na última terça-feira, 9, em Brasília, o diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio, falou que um dos motivos do sucesso do Portal é que ele se transformou em uma ferramenta imprescindível para a democratização do acesso à informação científica. "O Portal é fundamental para que a comunidade brasileira tenha acesso rápido ao que é produzido em ciência. Ele nivela o conhecimento disponível para pesquisadores do interior do Brasil com o do resto do mundo."
Mais duas razões foram elencadas pelo diretor como essenciais para o amplo desenvolvimento do Portal. "A parceria de todos que fazem a ciência brasileira é outro fator que contribui para o sucesso, pois sempre contamos com o apoio de vocês, já que o portal não se desenvolve sozinho." Emídio Cantídio também citou o fato de a Capes sempre olhar para o futuro, planejando novos passos para aperfeiçoar a ferramenta, e finalizou agradecendo aos profissionais da Capes, que compõem a equipe do Portal de Periódicos.
Diretores da Capes e convidados
 abrem as comemorações do
 aniversário do portal
(Foto: ACS/Capes)
Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota, o Portal de Periódicos quebra o paradigma de que não é possível realizar no país trabalhos de qualidade para uma grande quantidade. "O Portal, com seus mais de 20 mil periódicos, constitui a possibilidade real desse feito", afirma. Mota descreveu como o Portal de Periódicos pode contribuir para a inclusão do Brasil na nova era do conhecimento. "Estamos no limiar de um novo mundo, em que toda a informação estará disponível imediatamente e gratuitamente. Nesse novo cenário o mais importante é a gestão da informação. E quando essa realidade chegar, o Brasil já estará preparado", concluiu.
A história do Periódicos também está contada na exposição inaugurada durante a solenidade. Portal de Periódicos: 10 Anos promovendo a democratização do conhecimento científico e tecnológico no Brasil é o nome da mostra que retrata um pouco da trajetória da política de promoção do acesso ao conhecimento, desenvolvida pela Capes.
Primeira década do Portal do
Periódicos é contada em exposição
(Foto: ACS/Capes)
Impactos na pesquisa

O evento contou com a assinatura da renovação de contratos com as editoras para 2011 e foi palco da conferência 10 Anos do Portal de Periódicos na vida acadêmica Brasileira: impactos da pesquisa e pós-graduação, proferida pelo professor Jairton Dupont, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
"Essa data significa muito para a ciência brasileira", afirmou Dupont. Segundo o professor, tentar fazer ciência antes da invenção do portal era uma tarefa árdua. "Encontrar o conhecimento que estava sendo produzido no mundo era muito difícil. O acesso às revistas científicas, por meio de bibliotecas de referência, demorava pelo menos um ano", contou.
Jairton Dupont exemplificou com a área de Química o aumento da produtividade dos cientistas brasileiros e a interiorização do conhecimento promovidos pelo Portal de Periódicos. "A produção saltou de 0,25 artigos por ano por pesquisador para quase 3. Se antes só uma biblioteca possuía as informações completas, agora os conteúdos não estão mais restritos aos grandes centros".
Prêmio
O aniversário do Portal também serviu como homenagem a docentes que mais publicaram artigos e contribuíram para o melhor uso e disseminação da ferramenta. Três professores e os representantes de seis instituições de ensino superior foram premiados pela sua participação no desenvolvimento da ciência brasileira. As premiações foram oferecidas Capes, em parceria com três editores internacionais: a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a ASTM International e o Institute of Physics (IOP).
Como representante dos premiados, o professor Sergio Verjovski Almeida, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo relembrou os tempos em que o acesso a informação científica era mais restrito. "Minha geração viveu um período em que era muito difícil o acesso a revistas científicas", ressaltou.
Comunidade científica participa
da solenidade na sede da Capes
(Foto: ACS/Capes)
Verjoski comemorou o crescimento do acervo em dez vezes nos últimos dez anos e o número de instituições com acesso, que aumentou quatro vezes. "O Portal é um dos principais responsáveis pelo aumento da produção científica brasileira que vimos na última década." O professor aproveitou ainda para fazer uma homenagem à bibliotecária Emília Bustamante, responsável pela biblioteca da Fiocruz nos anos 60.
O Prêmio Capes/AAAS foi concedido aos pesquisadores de instituições brasileiras que mais publicaram artigos nas revistas Science, Signaling e Translational. Receberam o Prêmio Capes/ASTM, as instituições participantes do Portal de Periódicos que mais utilizaram as normas técnicas da base ASTM International em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já o prêmio Capes/IOP foi entregue às instituições usuárias do Portal de Periódicos que tiveram o maior crescimento, entre 2009 e 2010, no uso dos títulos do Institute of Physics.
A ocasião também serviu como lançamento da nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) que traz um especial sobre os dez anos do Portal de Periódicos. Um dos objetivos da edição temática é a abertura de espaço para as pesquisas realizadas sobre o Portal de Periódicos por diferentes áreas do conhecimento. A Revista busca assim traçar os desafios da política brasileira de acesso à informação científica em meio digital para os próximos anos.
Representantes da Capes lançam
duas novas edições da RBPG
(Foto: ACS/Capes)
De acordo com a editora da revista, Isabel Canto, a edição especial do Portal marca uma nova era da publicação. "Além de ser o primeiro número temático, temos um novo layout que surgiu de um concurso para uma nova identidade visual. Estamos dando início às comemorações dos 60 anos da Capes", afirma. A RBPG traz oito artigos nacionais e internacionais sobre o portal e a gestão da informação científica.
O Portal
Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atende a um grupo de mais de 300 instituições, entre instituições públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 21.000 títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.
Dada a relevância no cenário da pós-graduação brasileira, o Portal de Periódicos tem se consolidado como objeto de estudo, sendo investigado por pesquisadores e grupos de pesquisa de áreas como ciência da informação, ciências sociais aplicadas e ciências da computação, ente outras.

Conheça mais:
Fonte: Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário