domingo, 28 de novembro de 2010

II Seminário da Consciência Negra: Brasil e África, Cooperação e Solidariedade

Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria Municipal da Educação de Redenção vai promover o II Seminário da Consciência Negra, resultado de uma das ações do Projeto As Cores de Redenção, com uma novidade, esse ano vai contar com o apoio integral da Unilab Universidade da Integração Internacional. Sob a coordenação da professora e coordenadora do curso em Licenciatura em Ciências da Natur. e Matemática Jacqueline Cunha da Serra Freire, juntamente com a secretaria da educação o evento foi elaborado.
Quando as cores se misturam, na raiz e na atualidade, a diversidade se aproxima. Essa frase vem contextualizar com a realidade que visa à igualdade, porém, ainda falta muito para atingir esse objetivo, por isso são desenvolvidas diversas ações em várias regiões do país em comemoração a luta pela liberdade dos negros, simbolizada pela morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1965. O dia 20 de novembro já é reconhecido e celebrado como feriado em 225 cidades de 11 estados, inclusive três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). Redenção é hoje, memória viva da Libertação dos Escravos, negra em suas origens e heranças genéticas e culturais.
Na perspectiva de uma reflexão mais ampla da construção de valores sobre a pessoa humana, o ser negro e a negritude como sentimento inserido na alma e no coração do homem, o seminário foi desenvolvido.
Segundo os organizadores há uma necessidade de se rever certas posições para que se efetive o Artigo 5º da Constituição Brasileira que preconiza que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”. O seminário quer chamar a atenção e faz um apelo “igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento para todos”. Nesse contexto a Unilab também participará das comemorações com palestras que serão ministradas pelo corpo docente da Universidade. Vale ressaltar que uma delas será aplicada pelo Reitor da Unilab Paulo Speller com o tema: Brasil e África: por que cooperar?
Desde a criação do projeto As Cores de Redenção em 2009, acontece diversas ações abordando temas como: A História da África e dos Africanos; A luta dos negros no Brasil; A Lei Federal 10.639/2003; Resgate da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente a História do Brasil; Personalidades negras do passado e da atualidade; entre outros através da formação, inclusão e diversidade social trabalhada com as comunidades, alunos, professores e autoridades da região.
Em 2010 as ações se intensificaram acompanhe:
Formação Continuada com Professores para Planejamento Curricular de 2010; Realização de uma palestra em todas as comunidades educativas do Município; Construção de Painéis Artísticos; Organização do Painel “As várias faces do Negro Redencionista”; Planejamento e formatação de um Livro Didático de História e Geografia do Município de Redenção; I Exposição Itinerante “As Cores de Redenção: História, Memória e Arte” em todas as comunidades educativas; II Seminário da Consciência Negra Brasil e África: Colaboração e Solidariedade.

Conheça a programação do II Seminário 2010:
Dia: 29/11/2010
7h30min – Acolhida – Café Cultural
9h – Abertura – Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra - Cimar
9h40min – Palestra1 – Filhos de África no Brasil: História, Memória e Atualidade. Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá (Docente-Pesquisador da UNILAB, Africano/Guiné Bissau).
Coordenação da Mesa: Stela Maria Meneghel Pró-reitora de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação-Unilab
11h – Roda de conversa com Estudantes Africanos.
Coordenação de Mesa: Manoel de Souza e Silva Professor/Dr. Licenciatura - Unilab
12h – Almoço com Comidas de influência africana.
13h30min – Palestra 02 – Brasil e África: por que cooperar? Prof. Dr. Paulo Speller (Reitor da UNILAB).
Coordenação de Mesa: Emilia Soares Professora de Enfermagem e Albanise Barbosa Marinho Professora e Coord. do Curso de Agronomia - Unilab
15h – Mesa Redonda – Projeto As Cores de Redenção.
16h - Lançamento do Livro: Políticas Publicas e Gestão Educacional. Autor: Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá – Editora UFMT. (Professor da Unilab)
Dia 30/11/2010
8h – Acolhida
8h30min – Palestra 1 – Mãos e pés de pretos vistos do Brasil e de Moçambique. Manoel de Souza e Silva Professor/Dr. Licenciatura - Unilab
Coordenação da Mesa: Afranio de Araujo Coelho/Diretor de Ensino da Prograd/Unilab 10h – Intervalo
10h30min – Palestra 2 – UNILAB no Contexto da Cooperação Brasil e África. Docentes da UNILAB
12h – Encerramento

Saiba mais:
O evento é direcionado aos Diretores das Escolas Públicas Municipais e Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Professores de História, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Vereadores de Redenção, Representantes da UNILAB, AMAB, 8ª CREDE, Movimento Negro e Secretarias de Educação do Maciço.
Realizações em 2009
Capacitação dos Professores de História, Geografia e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal; Aprofundamento das teorias e práticas do fazer pedagógico; Contribuição para a construção de valores e ressignificação do conhecimento; Reflexão sobre o ser negro; Construção de um Acervo Histórico; Realização do I Seminário: Consciência Negra Desafios e conquistas de Redenção na perspectiva da UNILAB; Realização de Concursos de Redação e Danças Africanas.

Serviço:
Evento: II Seminário da Consciência Negra: Brasil e África, Cooperação e Solidariedade
Local: Ginásio de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Redenção
Data: 29 a 30 de novembro
Fechado ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário