quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Professores da Unilab também estiveram na UniZambeze

 Num rápido bate papo por internet com o professor da Unilab Francisco Nildo da Silva, Dr. Solos e Nutrição de Plantas (UFLA/UCR-USA) que visitou juntamente com a professora Jacqueline Freire a UniZambeze entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro, ele falou da importância da visita do Reitor Paulo Speller a Universidade, que desde o dia 07 de novembro está no continente Africano, participando de diversas atividades, entre elas uma visita a cidade de Beira, capital da Província de Sofala a convite do Reitor Bhangy Cassy da universidade UniZambeze. Hoje inclusive realizou uma Palestra aos estudantes com o foco na oportunidade que se abre com a implantação da Unilab. Acompannhe:

Redação-Quais foram as impressões referente a Unizambeze?
Professor-As impressões foram a melhores possiveis, uma universidade bem articulada para o desenvolvimento da região onde a mesma está inserida (região de abrangencia do rio Zambeze). Com diretores bem qualificados, mas com pouco professores e apenas com graduação. Uma grande demanda dos alunos para o seus cursos de graduação. A universidade não tem ainda infraestrutura própria, mas o gonverno já licitou a construção dos vários campis no interior do país. A universidade está em construção com apenas um ano de existência, e desta forma a integração com a Unilab é muito oportuna e importante para ambas as instituições.
Redação-Quais as principais diferenças entre as Universidades daqui e de lá?
Professor-Não há muitas diferenças entre as nossas universidades públicas, ou seja oferecer uma universidade pública, de qualidade e gratuita. A diferença que nós observamos foi no método de ensino eles adotam o de Bolonha, ou seja o aluno faz um período de 3 anos, que seria um técnico e se continua mais 2 anos se torna graduado (lincenciatura).
Redação-Quais as expectativas para visita do Reitor Paulo Speller a UniZambeze?
Professor-A expectivas são as melhores possiveis, no que diz respeito as parcerias e concretização do nosso mestrado interinstitucional, entre a Unilab e UniZambeze. A nossa missão em Moçambique teve como um dos objetivos analisar a viabilidade da construção desse mestrado, e que tecnicamente poderá rapidamente se tornar uma realidade de acordo com o que foi visto e conversado com os parceiros moçambicanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário