sábado, 6 de novembro de 2010

Presidente Lula embarca para Maputo para prestigiar os três primeiros polos na África da Universidade Aberta do Brasil e o projeto da fábrica de antirretrovirais

O presidente Lula partirá de Brasília para Maputo na segunda-feira às 9h da manhã. Sua previsão de chegada à Maputo é por volta de 00h20 do dia seguinte e por volta da 11h, ele participa da instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil e da visita ao Laboratório de Biologia do Instituto Nacional de Ensino a Distância.
A visita conta com o apoio do Reitor Paulo Speller da Unilab Universidade da Integração Internacional que seguiu hoje dia 06 de novembro para Maputo para coordenar juntamente com a Capes a visita do Presidente.  Em seguida, o presidente Lula participa do encontro com empresários moçambicanos e brasileiros, ainda na parte da tarde, o Presidente da República deverá ser recebido pelo primeiro-ministro de Moçambique, Aires Ali, e, em seguida, pelo presidente de Moçambique, Armando Guebuza, provavelmente às 18h. Para finalizar o dia, o presidente Guebuza receberá o presidente Lula e comitiva para um jantar. Já na quarta-feira, antes de partir para Seul, o presidente Lula visitará a fábrica de antirretrovirais, que está sendo construída com tecnologia doada a Moçambique pela Fiocruz. Trata-se de uma importante iniciativa bilateral, que beneficiará não apenas Moçambique, mas diversos países da África Austral. O presidente Lula deve deixar Maputo às 13h rumo a Seul.
Enquanto Presidente a visita à Africa deverá ser a última. Do ponto de vista simbólico, Moçambique é provavelmente o país ideal no contexto africano para essa ocasião. Nos últimos oito anos, as relações com o país intensificaram-se enormemente, em função da renovada prioridade atribuída ao continente africano pela política externa brasileira.
Moçambique é hoje o maior beneficiário da cooperação brasileira na África, e o segundo no mundo, atrás apenas do Haiti, com dezenas de projetos em curso que devem absorver, entre 2010 e 2013, cerca de 70 milhões de recursos brasileiros. A cooperação com o país também é a mais diversificada entre os países africanos, compreendendo projetos de grande relevo em diversas áreas, com destaque para saúde, educação, agricultura, esporte e formação profissional.
Nos últimos anos, também os investimentos brasileiros em Moçambique cresceram de modo expressivo. O interesse de empresas brasileiras por Moçambique é crescente a ponto de justificar a abertura, no ano passado, de linha de crédito bilateral, para exportação de produtos e serviços brasileiros, no valor de US$ 300 milhões, que poderá naturalmente ser ampliada, à luz dos resultados da linha inicial.
Nesse contexto, o presidente Lula vai a Moçambique para prestigiar duas das mais expressivas iniciativas de cooperação brasileira na África, ambas idealizadas por ele próprio: o projeto da fábrica de antirretrovirais, com tecnologia da Fiocruz; e os três primeiros polos na África da Universidade Aberta do Brasil, em Maputo, Beira e Lichinga.

Fonte: Secretaria de Impensa e Porta-Voz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário